Fotos de Barbeiro

Os barbeiros são conhecidos insetos, especialmente nas áreas rurais de regiões variadas de nosso país. Há aproximadamente cem espécies desses insetos. Muitos deles vivem apenas na mata, enquanto outros se adaptaram completamente às casas. Geralmente apresentam aparência acinzentada e preta, contando com manchas avermelhadas, alaranjadas ou amarelas  em volta do abdômen.

Fotos de Barbeiro

Fotos de Barbeiro

Os barbeiros apresentam comportamento hematófago, isto é, sua alimentação é baseada em sangue. Para poderem se alimentar, os barbeiros usam uma tromba (que atua da mesma forma que uma agulha). Ela é colocada na pele do animal do qual ele vai se alimentar, e através dela promove a sucção sanguínea.

Para conseguir uma sucção mais tranquila, ele prefere atacar suas vítimas quando ainda estão dormindo. Para não acordá-las, sua picada não oferece dor, porém vem acompanhada de uma leve coceira. Esse inseto tem em sua saliva um conteúdo que promove a anestesia do lugar ele introduziu sua tromba.

O Barbeiro e a Chagas

Eles são capazes de transmitir a Doença de Chagas, mas o micróbio da doença não afeta os insetos contaminados.

Curiosidades Sobre o Barbeiro

Um barbeiro pode viver até 02 anos. Uma fêmea do inseto põe de uma a duas centenas de ovos, e os mesmos demoram até quatro semanas para eclodirem e dele surgirem as larvas (poucos dias após isso, ela já saem em busca de sangue). Depois de sua 1ª refeição surgirão alterações no organismo do inseto, haverá perda de pele ainda uma casca. Esta modificação é denominada muda, sendo importante para que o barbeiro passe por transformações e cresça no tamanho, enquanto a casca está flexível e mole.

Ao todo, o inseto passa por 05 mudas, até chegar à fase adulta, se diferenciando dos demais pelo tamanho, e também pela presença de completas asas e aparelho sexual completo, estando pronto para procriar. A diferença da fêmea adulta para o macho está na saliência em sua traseira, chamada de ovopositor.

Os possíveis predadores dessa espécie são algumas abelhas e formigas, além de galinhas e outros tipos de aves e até o próprio homem. Por se tratar de um inseto capaz de transmitir graves doenças, é importante obter as informações corretas sobre o mesmo.

Maiores Informações

O nome científico do Barbeiro é Triatoma Infestans, sendo uma espécie que pertence à família Reduviidae. Pode ser encontrado em diversos países, como Bolívia, Brasil,  Peru,  Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. E quando se conhece esse inseto, dificilmente  é confundido com outra espécie.

Os barbeiros têm hábitos noturnos e são hematófagos. Apresentam o corpo preto, achatado e redondo, entretanto, o mesmo fica inchado depois de se alimentar do sangue de seres homeotermos, como, por exemplo, o homem. Tendem a viver em locais usados pelo homem, especialmente nas casas construídas com pau a pique (feitas de madeira e barro) em razão dessas residências apresentarem sempre frestas em suas paredes, o barbeiro vê nesses lugares um excelente esconderijo. É ele que transmite a doença de Chagas.

Informações Gerais

Esses insetos são conhecidos popularmente como chupança, bicudo, e furão, e costumam medir até três centímetros de tamanho e são reconhecidos facilmente pela forma de sua cabeça; quase sempre têm coloração preta ou marrom.

O que Esses Insetos Querem de Você

A alimentação do barbeiro é baseada em sangue para que se completo seu pleno desenvolvimento e, em consequência disso, buscam se alimentar de sangue de diversos animais e também do sangue de seres humanos.

Por que Esses Insetos são um Problema

Geralmente acontecem à noite as picadas, já que esses insetos apresentam comportamento noturno. As picadas não são doloridas e, por isso, não acordam as vítimas do inseto.

Geralmente, os barbeiros entram nas casas em busca de sangue para se alimentarem. Vivem em frestas, rachaduras, embaixo de móveis, casas que tenham telhado de palha e em locais mais escuros, de maneira a sentirem-se protegidos;

São bastante atraídos pela luminosidade, odores humanos e dióxido de carbono;

Eles podem ser portadores e transmissores de doenças infecciosas, principalmente, como já mencionamos anteriormente, da Doença de Chagas. Eles são capazes de transmitir essa doença para animais e pessoas sempre que suas fezes entram em contato com as feridas deixadas por suas picadas em suas presas;

As picadas desses insetos costumam ser bastante desagradáveis e quase sempre acabam resultando em manchas vermelhas que coçam bastante e, inclusive, podem vir a provocar uma forma de reação alérgica, como coceira insistente, inchaço, vermelhidão, dentre outros.

Truques e Dicas

É importante que não haja espaços para que o barbeiro se instale, por isso, feche locais por onde esse inseto possa entrar em sua casa e retire esconderijos possíveis dele, como pedaços de madeira, pedras, ou ainda alguma outra forma de entulho próxima à fundação da residência;

Além de se alimentarem de sangue humano, esses insetos também costumam se alimentar do sangue dos animais de estimação, por isso, é fundamental que se mantenha o lugar de descanso deles e a casa sempre bem limpa e organizada, livres de sujeira e de entulhos.

Assim como em outras situações, a limpeza se torna fundamental, e afugenta esses temidos insetos. Mas é ainda importante que ao menor contato com o barbeiro, logo se vá até um posto de saúde e faça o exame de sangue para saber com certeza se foi ou não picado pelo inseto, ou ainda se o mesmo era transmissor do mal de chagas.

Todo o cuidado é pouco nessa situação, visto que a Doença de Chagas é capaz de levar as pessoas à morte.

O vídeo a seguir é uma reportagem da TV Aparecida onde você encontra tudo sobre o inseto barbeiro e a doença de chagas.

A Doença de Chagas

Recentemente foi divulgado uma noticia que preocupou as autoridades e gestores de saúde, pois foi notificado a contaminação da doença de Chagas em pacientes no litoral de Santa Catarina não pelo barbeiro, mas sim pelo consumo de caldo de cana que estaria contaminado com as fezes do transmissor. O fato está sendo investigado com muito cuidado e critério por cientistas e pesquisadores, pois está forma de contágio pode favorecer o alastramento da doença.

Definição e Nomenclatura

A doença de Chagas também é conhecida, como Chaguismo ou Mal de Chagas, em homenagem ao médico Carlos Chagas, que foi quem identificou a enfermidade, é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma Cruzi, e sua transmissão se dá através de insetos do gênero Triatoma, conhecidos no nosso país como barbeiros. Os sintomas são variados, e caracterizados por inchaços,na fase aguda. Porém quando ela se torna crônica, com o passar dos anos, apresenta sintoma graves como complicações cardíacas e intestinais, que se não forem tratados pode levar o indivíduo a óbito.

Ciclo de vida da Doença de Chagas

Ciclo de vida da Doença de Chagas

A doença de Chagas foi descoberta no ano de 1909 e é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, popularmente conhecido como barbeiro. Até a década de 60 a doença não foi objeto de preocupação entre a comunidade cientifica e entre a população, após alguns estudos realizados pelo Instituto Oswaldo Cruz em Minas Gerais a doença passou a ser considerada como uma situação de risco a saúde pública, que hoje é objeto de diversas pesquisas na faculdade de medicina da USP, na cidade de Ribeirão Preto em São Paulo. Os estudos e pesquisas tem o objetivo de desenvolver uma vacina para a doença, evitando que se de o contágio, uma vez que há uma estimativa de que possam existir cerca de 18 milhões de pessoas em todo o mundo contaminadas com esta doença, que comprometem a saúde crianças e ocasionam a morte de cerca de 20 mil pessoas por ano. São números alarmantes que fazem com que os estudos e pesquisas sejam exaustivamente desenvolvidos.

Como é a Contaminação

A preocupação com a doença de Chagas tem aumentado em função de diversas situações, assim como a noticia do provável contagio pela ingestão de cana de açúcar, e outros relatos encontrados em sites de saúde na internet de pacientes que podem ter contraído a doença pela via oral, uma vez que até então seu contagio era pelo sangue, através de transfusões e picada do mosquito, assim como a febre amarela. Também há registro de animais silvestres em que foram confirmada a presença da patologia. Além disso a doença afeta animais domésticos como os roedores, gambá, gatos e cachorros, que podem ser infectados e funcionar como um reservatório para o parasita.

Apos a contaminação o homem geralmente não apresenta sintomas até um mês após a picada, e as vezes os sintomas confundem-se com de outras doenças. Em 80 % dos casos a doença pode ser curada ou eliminada a probabilidade de se tornar cronica, quando tratada na fase inicial. Na fase cronica a doença é incurável e há o comprometimento do sistema circulatório, coração, fígado e de outros órgãos vitais. O paciente pode viver muito tempo com a doença, mas a doença segue se alastrando e gradualmente em uma ou duas décadas podem aparecer problemas como demencia, cardiomiopatia, granulomas e outros problemas sérios que no mais das vezes levam o paciente ao obito. O paciente neste estágio deve utilizar medicamentos, tratamentos paliativos,e recursos tecnológicos possiveis, visando uma melhor qualidade de vida.

Ciclo de contaminação pela doença de Chagas

Ciclo de contaminação pela doença de Chagas

A Doença de Chagas é um tipo de infecção transmitida por um parasita que pode ser encontrado nas fezes de insetos, especialmente do Barbeiro. É muito comum na América Central, América do Sul e ainda no México. Casos raros da doença foram observados também nos Estados Unidos.

Ela ainda é chamada como chaguismo e tripanossomíase americana. Obteve esse nome em razão de seu descobridor, o médico Carlos Chagas, que foi, por 04 vezes, indicado ao Prêmio Nobel de Medicina.

Em nosso país, estão infectadas cerca de 03 milhões de pessoas com a Doença de Chagas. A parte boa disso é que tal número está ligado apenas a pessoas que estiveram infectadas num tempo passado e que ainda têm a doença e que estão em tratamento.

Tratamento da Doença

Na fase aguda da doença, a utilização de alguns medicamentos, podem curar a pessoa ou reduzem a possibilidade da evolução da patologia em cerca de oitenta por cento dos casos. Infelizmente a fase crônica não tem cura, e os danos ao coração e ao sistema nervoso do doente são irreversíveis, no entanto um tratamento paliativo pode ser usado, para aliviar o sofrimento da pessoa. Segundo dados estatísticos o Mal de Chagas, está entre as doenças que mais acometem a população pobre, sem acesso aos fármacos usados no combate a doença.

O barbeiro e a Doença de Chagas

Os Barbeiros são insetos mais conhecidos por transmitirem a famosa Doença de Chagas. Vivem geralmente em ambientes escuros, úmidos e quentes e tem o hábito noturno. Possuem tamanho médio de dois centímetros e pesam cerca de 100 miligramas. Vivem geralmente em casas de pau-a-pique, na amazônia, onde são mais comumente vistos devido aos fatores citados que proporcionam facilidade de sua reprodução.

É um inseto que tem uma picada bastante dolorosa, e que se ocorrer, deve-se procurar médico imediatamente para confirmar se houve contaminação ou não. Alimenta-se, na maioria dos casos, de sangue de boi, vaca, cavalo e outros mamíferos grandes, mas também podem, em casos raros, buscarem outros insetos de menor porte como fonte de alimento e nutrientes.

Como se contrai a doença de Chagas?

  • As pessoas podem ser infectadas de várias maneiras. Em áreas endêmicas de Chagas, a principal forma de transmissão é através de vetores. Os insetos vetores são chamados de triatomíneos (barbeiro).
  • Os grandes problemas são encontrados em casas feitas de materiais como barro, palha e sapé. Durante o dia, os bichos se escondem em fendas nas paredes e telhados. Durante a noite, quando os moradores estão dormindo, eles agem.
  • Eles costumam picar o rosto das pessoas e ingerir sangue, além disso, eles defecam sobre a pessoa.
  • As pessoas também podem se infectar através de:
  1. Consumo de alimentos crus contaminados com fezes de mosquitos infectados;
  2. Transmissão congênita (de uma mulher grávida para o bebê);
  3. Transfusão de sangue;
  4. Transplante de órgãos;
  5. Exposição laboratorial acidental.
  • É geralmente considerado seguro amamentar, mesmo se a mãe tem a doença de Chagas. No entanto, se a mãe tem rachaduras nos mamilos ou sangue no leite materno, ela deve bombear e descartar o leite até que os problemas sejam resolvidos.
  • A Doença de Chagas não é transmitida de pessoa para pessoa, como um resfriado, uma gripe ou através de contato casual.
Ciclo de Vida do Agente Causador da Doença de Chagas

Ciclo de Vida do Agente Causador da Doença de Chagas

Sintomas:

Fase aguda:

  • Aumento do fígado e do baço
  • Febre
  • Inflamação e dor nos gânglios linfáticos
  • Mal estar
  • Olhos inchados
  • Problemas cardíacos
  • Vermelhidão

Fase Crônica:

  • Prisão de ventre
  • Problemas digestivos
  • Dores no abdômen
  • Dificuldades de deglutição

Tratamento:

  • A doença de Chagas deve ser tratada na fase aguda. Crianças nascidas com a infecção também devem ser tratadas.
  • Tratar na fase crônica é recomendado para crianças e adultos. Mas tudo deve ser conversado com o médico responsável para que ele indique a melhor opção.
  • Duas drogas são usadas para tratar esta infecção: benzonidazol e nifurtimox.
  • Ambas as drogas têm frequentemente efeitos secundários. Os efeitos colaterais podem ser piores em pessoas idosas.
  • Os efeitos colaterais podem incluir:
  1. Dores de cabeça e tonturas
  2. Perda de apetite e perda de peso
  3. Neuropatia
  4. Problemas de sono
  5. Erupções cutâneas

Prognóstico da doença de Chagas

Cerca de 30% das pessoas infectadas que não são tratadas desenvolvem a doença crônica. Pode demorar mais de 20 anos a partir do momento da infecção original para se desenvolver problemas cardíacos ou digestivos.

Ritmos cardíacos anormais (arritmias, taquicardia ventricular) podem causar morte súbita. Uma vez que desenvolve insuficiência cardíaca, pode causar a morte dentro de alguns anos.

Prevenção:

Como não há vacina para a prevenção da doença, é necessário combater o vetor, o barbeiro.

Para combater o barbeiro é necessário:

  • Melhoria das moradias rurais a fim de impedir que o mosquito encontre abrigo.
  • Melhoria das condições de higiene e a limpeza das palhas e roupas são eficazes.
  • Ser um doador de sangue regular, pois nas áreas endêmicas fazem gratuitamente o exame para identificar Chagas em todas amostras coletadas e enviam uma carta nominal com os resultados.

Fotos do Barbeiro:

Observe agora imagens do vetor da Doença de Chagas, o Barbeiro:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • etou meio assustado estive em minha chacara no qual a noite em minha camizeta junto ao meu ombro encontrei um inseto meio parecido com barbeiro mas bem menor e dcor meio marron,comparei diversas vezes com fotos e não consegui destinguir pois a diferenças mas estou assustado. valeu amigo me mande alguma orientação!!!

    marcos vinicios rocha domenices 17 de outubro de 2009 16:36
  • Eu nem gosto de olhar ;/
    Mas apareceu um inseto aqui em casa que parece muitooooo com o barbeiro..
    Eu realmente morro de medo de insetoo!!
    Ele é preto, e meio gordo, também possui assas. Estou com medo ;/

    Gabriela 1 de janeiro de 2010 0:34
  • Caro Amigo, sempre que isso acontecer o procedimento correto é, proteger as mãos c/ luvas e/ou algo substituto, NÃO MATAR O INSETO E/OU OUTRO ANIMAL (bicho), caso seja possível capaturá-lo e enviá-lo à Vigilância Ambiental de sua cidade e/ou o local responsável pelo controle ambiental da região o mais rápido possível p/ que seja identificado e as providências cabíveis seja tomadas.
    Em caso de Mordedura e/ou picadura, independente do tipo de animal agressor, procurar um Serviço Médico imediatamente com a maior quantidade de informações possíveis sobre o animal.
    Abraços.!!!!

    Tecnopam 5 de janeiro de 2010 10:12
  • gente eu fiquei sabendo que esse animal e perigoso um dia eu fiquei sabendo que uma mulher morreu por causa desse inseto

    Leonardo 14 de fevereiro de 2010 22:03
  • eu honte,aqui em casa o bicho me mordeu bem pretinho dos que voao eu fiquei com muito medo eu estou pensando que e um barbeiro eu fui ate a casa de minha vizinha e mostrei a ela ela falou que e o bizouro que voa não e o barbeiro mais eu estou com medo,ele mim mordeu no peito

    elcione 15 de fevereiro de 2010 9:34
  • achei treze barbeiros na minha casa!Tinha vez que eu achava tres por dia ,um em uma semana,dois por dia…onze no mes de janeiro e treze no mes de fevereiro.

    Núbia 23 de fevereiro de 2010 11:36
  • Por volta de 2:30 da manhã do dia 21de março ja estava preste a deitar para dormir, Quando olhei para a parede e vi la um inseto muito parecido com barbeiro, peguei o chinelo e bati nele, ele caiu no chão ai eu falei pra minha mulher, vamos pesquisar na internet pra saber se ha insetos la pra gente fazer conparação e era igualzinho,como era um domingo esperei ha segunda-feira, levei o inseto ate vigilancia sanitaria para os devidos procedimentos.

    Edmar 21 de março de 2010 3:03
  • oi meu nome e chagas moro em teresina piauí tevi na minha casa varios bichos paresidos com este so que mis fino e da cor preta com amarelo e vermelho ficavam engrupos eram muito tinhaõ as pernas muito grande pode ser barbeiros? quero saber .obrigada.

    chagas 31 de março de 2010 14:12
  • cara oque acontece onde ele morde eu achei um na para e meu esta cocando e tem bolinhas tem haver

    caio 3 de abril de 2010 16:21
  • nossa ontem fui picada por um bixo desses ai como ardeu e ficou todo roxo na hora sentir um pouco de amargo na boca ….
    fui ao medico 4horas depois tomei fui medicada so q o medico disse q eu tive uma crise alergica so q vendo a foto desse bixo tenho certeza oq pode acontecer comigo????
    quais sao os tratamentos???
    me ajudem???!!!
    ficarei grata.

    nete 16 de abril de 2010 17:12
  • 1 dia eatava dentro do carro do meu pai ai 1 barbeiro passou por sima do meu pé

    ana julia 19 de abril de 2010 23:19
  • 1 bicho desse eu vi quando tava assistindo Cavaleiros do Zodiaco ‘-‘ ai ele passouem baixo do sofá ele corre pa bebeu =D eu vi ele é preto e menor

    Matheus 25 de abril de 2010 13:28
  • tomem cuidado com ele eu nao acredito que tem esse bicho no brasil meu vcs ja sabem como o dom quixote morreu foi desse jeito com a doença de chagas o meu amigo falou q o primo dele pegou essa doença mais eu nao sei nao fllwww

    christian ctba 5 de maio de 2010 11:11
  • Caçamba eu é que não quero um desse de estimção. Eu em, que coisa de loco.

    caio 18 de maio de 2010 10:10
  • olha eu fui mordido por um bicho parecido com um barbeiro que está aí na foto mas eu estou em duvida se eu fui mordido ou não por na minha pela ficouo umas 4 bolha de agua e ficou ardendo.
    deste dia pra cá eu ñ procurei médico e gostaria de saber de vcs se vcs pode mim dar alguma informação.

    jadson 5 de junho de 2010 20:53
  • Para as pessoas com dúvidas, o melhor mesmo a fazer qndo encontrar um bicho parecido com o barbeiro, é coletá-lo (COM MUITO CUIDADO) e levá-lo até a Vigilância Sanitária mais próxima. Com isso, os técnicos da Vigilância encaminham o bicho para análise e em poucos dias vc saberá se é mesmo o bicho barbeiro ou só mais um parente próximo a ele…abraços

    Juçara 21 de julho de 2010 9:10
  • ONDE EU MORO TEM APARECIDO MUITO DESSES BICHOS EU ATE GARDEI UM NO VIDRO. SERA A SAUDE PRUBLICA VEM ATE MINHA RESIDENCIA. EU MORO RIO DE JANEIRO,BAIRRO VILA KOSMOS VOU DEIXA TEL DE CONTATO 21 76435105 NAO TEM PROBELMA NEM UM DE LIGAR PARA SABER MAIS DO BICHO BARBEIRO OBRIGADO

    MARIA 1 de agosto de 2010 12:15
  • bom dia, vi um animal desses muito parecido com um barbeiro ontem em casa mas, estou na duvida pois o capturei , coloquei-o em um vidro grande mas ele fugiu…minha pergunta é : o barbeiro voa, se sim que precaucao tomar para que ele suma.Moro em ssa/BA proximo a praia de Pituaçu, e achei interessante esse bicho ter aparecido… por outras vezes ja tinha visto 1/2 desses na cor verde??? e ai o que fazer???
    grato/ junior.

    LUIS ROMANCINI JUNIOR 5 de agosto de 2010 12:33
  • O bicho barbeiro que precisa de sangue para viver, tem o germe da doença de Chagas na sua barriga. Na hora que o bicho barbeiro pica uma pessoa e suga seu sangue, ele enche a barriga e faz cocô contaminado, bem pertinho do lugar da picada, que é dolorida e causa coceira. Por isso não coce a picada, lave imediatamente com água corrente e sabão, guarde o inseto de preferência vivo em um vidro e procure um hospital, quanto mais cedo tratar melhor.
    Se você coçar a picada o germe vai se espalhar e a lesão causada pelo ato de coçar a pele com as unhas vai aumentar muito a área de contato facilitando a infecsão.

    Arthur 17 de setembro de 2010 14:24
  • Ola! tenho uma duvida em que reguião é mais comun encontra, bicho barbeiro e como fazer para conbate-lo. Ficarei muito grato, se me responderem esta minha duvida.

    ademir 22 de setembro de 2010 20:39
  • moro em salvador numa região em que há grandes construções em andamento,ontem encontrei ”apesar de manter a casa sempre muito limpa”,um barbeiro em baixo de minha cama,estou assustada,pois temo o aparecimento de novos insetos,o que posso fazer?

    maria 25 de setembro de 2010 17:43
  • Estudo biomedicina e segundo oq estudei sobre o barbeiro ele age normalmente nas madrugadas,picando o homem,de preferencia qndo a pessoa estiver dormindo,e a pessoa que esta sendo picada nao sente nada na hora da picada pois no momento da picadura ele solta um tipo de anestesico e a pessoa nem acorda por conta disso.Uma doença grave,que pode levar a morte..minha cunhada operou do intestino por conta de chagas e minha sogra fara uma cirurgia no esofago por conta tbm do chagas e meu esposo tbm tem doença de chagas mas ainda nao acometeu nenhum orgao ainda..so tenho duvidas se pelo coito(sexo),tbm se pega o chagas,pois meu professor disse que pode sim ,mas pesquisei na internet e nao vi nada que afirma isso.

    taty 5 de outubro de 2010 18:28
  • fu mordida por um bicho mais nao sei se era um barbeiro nem vi o bicho, mordeu e fugio, eu estou muito preocupada pq coçei o lugar e ficou inchadão e vermelho e ainda tem uma pontinha vermelha, ai meu deus que medico procuro para mostra eu estou com medoo de seeer um barbeiro que me mordeu pq tenho medo de morrre, aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii socorro socorro 🙁

    Monica 7 de outubro de 2010 9:16
  • Todos Que eu vejo eu mato Porque se eu nao mata eles eles me matam

    L.H 7 de outubro de 2010 14:27
  • Olá, gente eu acabei de achar um bicho que parece um barbeiro nas bananas do pé daqui de casa, vocês podiam me ajudar a identificar se é ou não um, ou se pode trazer algum mal a saúde humana e animal também (moro com 3 gatos). Agradecida.
    Arielly

    Arielly 8 de outubro de 2010 22:27
  • gente to apavorado, vi um bichinho igualzinho na minha casa, moro na zona sul de sao paulo.

    luan 4 de dezembro de 2010 13:10
  • minha esposa foi picada por um barbeiro depos de 12 anos q veio o efeito ela teve q fazer 2operacoes uma na garganta outra no utero. hoje ela esta aposentada devido o enset vcs tenha muito cuidado com prantacoes de coco;casa felhas de taipas.e prentacoes de cana.

    antonio 17 de dezembro de 2010 22:40
  • minha sogra foi mordida por um barbero quando era nova,hoje que ela esta mais velha, si sente mau, pois foi a um cardiologista e ele disse que seu coraçao esta enchando e a pressao ficou alta, ela toma varias medicaçoes, sera que seta relacionada a mordida.

    rose 7 de janeiro de 2011 15:55
  • acordei hoje a noite com um inseto muito parecido com um barbeiro na minha testa nossa……. fiquei muito apavorada pois conheço essa doença de chagas inclussive um irmao da minha vó morreu por concequencia da picada do barbeiro, eu to em panico.

    Nathy 11 de janeiro de 2011 2:27
  • Eu vim um bicho meio parecido com o barbeiro, só que tinha apenas um centímetro e tinha asas, eu fui olhar no espelho e tinha um furo no meu rosto eu me assustei, porém, eu não tinha certeza se era daquele jeito ou não, mas agora eu vi as fotos e to aliviado. E também tinha um avô que morreu de chagas.

    Mario Lúcio 18 de janeiro de 2011 11:50
  • estava trabalhando e um inseto posou em mim,logo bati a mao nele e persebi q era parecido com um barbeiro mas ele era bem maior que os da fotos.e sua antena era maior.ela nao mim picou mas depois um dei muita febre.estou preocupado mas vou procurar orientação medica,obrigdo amigos.

    ramom 18 de janeiro de 2011 12:14
  • olá, to no maior medo tenho crianças em casa,o pessoal da zoonoses deve ser avisado? esta noite matei um barbeiro dentro do meu quarto
    a prefeitura fez uma limpeza no terreno em frente a minha casa e acho que eles estão migrando
    paras casas.o que onde tem um tem muitos ? alguem ai pode me dar um auxilio

    luiz carlos 19 de janeiro de 2011 9:09
  • estou preocupada demais,ontem pela noite seni algo me picando na perna,doeu muito,senti uma ardencia muito forte junto com a dor,quando olhei era um besouro super parecido com o barbeiro,ate comentei com meu marido,na perna ficou 2 manchas de sanguem pequenas como uma picada de mosquito…tava olhando agora essas fotos e nao tenho duvida parece q é mesmo um barbeiro…o que devo fazer???ajudem…

    tábitha 24 de janeiro de 2011 10:01
  • acabei de matar um dentro do meu apartamento amanha vou chamar a vigilacia sanitaria esse bicho e um nojo me da arrepios so de olhar minha filha tava no quarto ele começou voar e bater nas paredes por isso ele tem esse nome barbeiro ele nao sabe voar gente cuidado com esse calor eles tao entrando ate nos apartamentos acho que ta tendo uma infestaçao por aqui porque eu vi um na rua tambem. Sou de Florianopolis nao deixem de informa a vigilancia em caso de aparecer um desses na sua casa.

    inacio 26 de janeiro de 2011 0:20
  • oi galera olha eu botei meu capasete no quintau e ai no oto dia eu botei na minha cabeça ai um bisouro me picou e na minha casa tem muitos pes de pau sera q foi um barbeiro

    anthony 29 de janeiro de 2011 1:29
  • boa tarde, gostaria q vcs tiracem uma duvida sobre um inseto q achei no meu quintal parece muito com o barbeiro, estou com muito medo pois tenho 2 filhos

    muito obrigado pela atencao

    ricardo luis dantas 16 de fevereiro de 2011 12:50
  • oie,minha mae acabou de matar um inseto parecido com o barbeiro depois q fui ler as instruçoes q nao se deve matá-lo.ele era todo preto e nas bordas marrom,gostaria de saber se onde tem um inseto desses ,poderá ter mais.espero resposta breve.abraços

    marianne 18 de fevereiro de 2011 19:49
  • Nooossa.. Agora eu também fiquei assustado !!!

    Nunca imaginei que o barbeiro fosse tão perigoso !!!

    Meu pai vai toda semana na barbearia do Sêo Antônho e ele sempre pareceu ser um senhor muito bonzinho… mas a mim ele nunca enganou com aquela navalha enorme perto do pescoço do meu pai !!!

    Será que o barbeiro mata cortando a garganta ????

    Green Hornet 24 de fevereiro de 2011 20:15
  • aqui em casa ta cheio desses barbeirros e um quase me mordeou como eu fosso para tirrar eles da qui de casa abraços

    robson 27 de fevereiro de 2011 12:43
  • eu levei uma picada de un iseto barbero e nao sei o nome dese bicho vc poderia medirer

    alef 21 de março de 2011 23:23
  • Encontrei um inseto muito parecido com o da foto,mas o matei.
    Ainda é possível fazer a analise pra saber se é um barbeiro???

    respostas PF!

    Hernna 7 de abril de 2011 10:25
  • deus me livre ter a doença do chagas
    so de olhar me da medo.E tomar açai so de ves enquando

    isabela 9 de abril de 2011 11:58
  • bicho barbero alem de dar doença tambem é
    um bicho nogento

    isabela 9 de abril de 2011 12:06
  • EU COMPREI UM LITRO DE CALDO DE CANA E TINHA UM BICHO PARECIDO COM O BARBEIRO SO QUE ERA VERDE E VEDIA MUITO E O BARBEIRO OU NAO ESTOU ASSUSTADA

    DURVALINA CAJA 13 de abril de 2011 10:50
  • minha mão foi picada por um desse mais verde paresse barbeiro acontece algo ?

    fernanda 14 de abril de 2011 22:59
  • hoje 15/04/11 eu encontrei um bicho parecido com esse e fiquei com muito medo,ele agrudou no pezinho da minha prima que apenas tem 1 aninho de idade,como tds da minha casa ficamos com medo amanha logo de manhã minha avó o levara ao hospital,tomara que nao seja o barbeiro…

    Thamires 15 de abril de 2011 21:24
  • Trabalhei alguns anos aki no interior de Rondonia, como motorista de uma equipe que fazia coletas de triatomineos ( barbeiro ), trabalhavamos 3 dias por semana, era um trabalho de mestrado, realmente tudo que falam do triatomineo e verdadeiro, e um inseto muito perigoso, chegamos a coletar 150 triatomineos em um so dia. O que devemos fazer ao suspeitar do inseto e tentar capitura«lo com a maior seguranca possivel, se vivo, melhor, e entrega«lo ao servico de saude puplica do seu municipio para que seja feita a identificacao o mais rapido possivel, se vc desconfiar que foi picado, lave com agua corrente e sabao, durante algum tempo, e depois procure um medico o mais rapido possivel, evite cocar qualquer picada, mesmo que vc ache que e de mosquito, pois o problema do triatomineo, nao esta na picada e sim nas feses.
    obrigado pelo espaco concedido.

    joao otavio 28 de abril de 2011 1:55
  • Tenho uma casa de praia em Paracurú/Ce, lá, nessa época de chuva, costuma aparecer uns insetos parecidos com o da foto. ele é meio marrom escuro e tem umas bolinhas (ou algo do tipo) na asa! li que não se deve matá-lo, por que? ele atrai outros de sua espécie depois de morto (como as abelhas)? vou coletá-lo e levá-lo para a virgilância sanitária, mas enquanto eles analisam, que precauções devo tomar? repelente funciona contra barbeiros? eles ficam em grupo? todos transmitem a doença ou é como a dengue que tem que ter o virus alojado?
    Por favor, responda a todas as perguntas.
    Agradesço desde já!

    Caroline 28 de abril de 2011 12:28
  • quando estava dormindo,acordei com um barbeiro no meu braço
    sugando meu sangue,ñ tem certeza se era um barbeiro so sei q parecia com um tinha as pintinhas amarela
    no centro das asas uma bola amarela.

    alexandre santos 29 de abril de 2011 15:33
  • oi, pessoal, por favor me tirem umas dúvidas: bicho barbeiro pode contaminar com fezes a cana de açúcar ou ervas de chá como capim santo? e se isso ocorrer qual é o risco ingerindo caldo de cana ou chá contaminados com as fezes do bicho barbeiro?

    salete 1 de maio de 2011 18:17

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *