Animaizinhos
Embora a gente goste de achar que somos donos da cidade, vários animaizinhos provam que não. Aparentemente, somos as criaturas mais importantes das cidades. Afinal, elas foram criadas por nós e para nós mesmos – nenhum animal criou ou precisa de uma cidade. No entanto, a diversidade biológica das cidades é grande. Por mais que a gente não perceba, existem pequenas vidas coexistindo em nossas casas, no escritório, nas ruas.
Veja Quem São:
Carrapatos
Companheiros comuns de quem possui animais domésticos. Geralmente se instala perto da orelha dos cachorros, e é difícil efetuar a remoção. O melhor é prevenir através do uso de remédios específicos e higienização do animal, para se livrar do desagradável hóspede de seu cão.
Lagartixa
A lagartixa ajuda bastante o ambiente doméstico – afinal, se alimenta de insetos como traças, que destroem roupas. O problema é que muitas pessoas tem medo da lagartixa, que é extremamente inofensiva.
Ácaro
Esse minúsculo animal é responsável por problemas respiratórios (alergia), portanto é bom ficar de olho nele. Móveis almofadados ou então acolchoados são os prediletos dele – que possui entre 0,2 e 0,5 milímetros. O mais apavorante e nojento é que esse nanico se alimento de restos de pele humana – por isso sua preferência por colchões.
Cobra
As cobras que habitam as cidades geralmente são inofensivas. Infelizmente muitas pessoas ficam com medo e acabam matando os animais. O melhor é chamar o corpo de bombeiros – eles saberão tomar a melhor atitude sem machucar o animal e sem colocar as pessoas em risco.
Baratas Voadoras
O terror das donas de casa, esse animal que chega a ser temido (existem pessoas que desenvolvem fobia de baratas) chega a possuir até quatro centímetros de comprimento. Vive bastante (de dois a três anos), e todo mundo que já tentou matar uma sabe o quanto é difícil acabar com ela.
Pernilongo
É bem comum entre pessoas que moram perto de rios ou regiões unidas e quentes. É um dos insetos mais perigosos que vivem na cidade, pois são vetores de várias doenças (pois geralmente se alimentam de sangue) – e sua presença nem sempre é detectada a tempo.
Cupim
Entra nas casas enquanto ainda possui asas (durante a fase reprodutiva) – mas quando as perde “fixa” residência nos moveis da casa – cavando buracos e estragando os moveis em madeira.
Formigas
Podem ser pragas em determinadas situações, pois é muito difícil se livrar delas. Quando formam formigueiros grandes, podem até comprometer a estrutura da casa. Além de existirem vários tipos que infestam uma casa, a formiga mais comum nas residências (a formiga fantasma) não possui predadores naturais na cidade, portanto costuma aumentar rapidamente a quantidade de indivíduos. Embora as pessoas temam as baratas e outras tenham medo da lagartixa, completamente inofensiva, o mais perigoso é o pernilongo, pelo fato de ser vetor de doenças que podem até matar.
Andressa Silva