Gestação Canina: Detalhes e Como Proceder

Os cães são os melhores amigos do homem e uma das maiores alegrias que eles podem nos dar é encher a nossa casa e a nossa vida de cãezinhos. Para quem tem cachorros é importante conhecer os principais sinais e como agir durante uma gestação canina.

Para que você, assim como muitos outros donos, não seja pego de surpresa pela gestação do seu cão separamos dicas importantes, fique de olho na sua amiga de quatro patas.

Evite a Surpresa

Por mais incrível que pareça muitos donos ainda são pegos de surpresa ao descobrir que a sua cadela está grávida. É importante ter conhecimento prévio da gestação para que possa organizar devidamente o ambiente para receber os novos cãezinhos. Então se você não sabe muito sobre o assunto aproveite esse artigo e boa leitura.

Detalhes Sobre a Gestação Canina

O tempo da gestação canina varia entre 57 e 62 dias, um bom tempo para que o dono se organize para receber as novas vidas. Por mais que a cadela faça todo o esforço sozinha para dar a luz aos filhotes é bom preparar o local para o nascimento e oferecer mais conforto para a mamãe.

Uma coisa bastante curiosa é que até a 5ª semana de gestação dificilmente se poderá ter a certeza de que a cadela está grávida. Mesmo um veterinário experiente precisa esperar um tempo após o acasalamento para poder detectar a existências dos filhotinhos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7B_Qh50de0o[/youtube]

Porém, é importante que o dono se preocupe em confirmar a gestação, pois a partir dos 30 primeiros dias da gravidez o animal precisa receber uma ração especial. Essa ração contém um teor calórico maior, ou seja, mais proteínas. A quantidade de ração destinada à cadela também deve ser maior.

Uma dica de alguns especialistas é optar por ração para filhotes depois desses 30 primeiros dias de gestação. Um tipo de ração que contém mais nutrientes, componentes vitamínicos e que também tem mais cálcio na sua formulação.

Fique Atento Ao Peso Da Mamãe

Nem sempre um animal que uma barriga enorme indica mais saúde para mamãe e filhotes. Quanto mais gorda (de gordura mesmo) estiver a cadela mais difícil será o momento de dar a luz. Por isso é necessário evitar incluir alimentos com muito amido na alimentação dela nesse período.

Nunca é recomendado dar comida ao invés de ração para os cães, mas nesse período isso é ainda mais primordial. Além disso, é bastante indicado que o cachorro gestante faça exercícios como caminhadas para fortalecer os seus músculos e evitar o acúmulo de gordura.

Depois que os filhotes tiverem nascido e já sido desmamados é importante que a mamãe retorne a rotina de exercícios para que possa se fortalecer novamente. Quanto mais rápido e com mais qualidade for esse retorno aos exercícios evitará que o cão se torne obeso.

Cuidados Com o Local Do Parto

Para garantir esse maior conforto e também menos sujeira na sua casa separe um lugar para que a cadela dê a luz. Forre esse local com jornais e tenha o cuidado de também deixar um pano umedecido com água quente no local. Durante o nascimento dos filhotes a cadela irá perder um pouco de sangue e esse pano úmido pode oferecer mais conforto a ela.

Tenha uma atenção redobrada com os cães de pequeno porte, os pequeninos precisarão de uma temperatura quente e estável nos primeiros dias. Para isso encontre uma forma de deixar o local em que os filhotes irão ficar com uma temperatura em torno de 27°C. Não deixe que essa temperatura fique abaixo dos 21°C nas primeiras semanas de vida.

O Momento Do Parto

Quando a gestação canina chega a sua sétima semana é bom ficar de olho no animal gestante isso porque é nesse momento que acontece o “encaixe” dos filhotes na posição para nascerem.

No momento em que o corpo do cão entende que chegou a hora de liberar os filhotes o trabalho de parto começa. A cadela irá dar a luz de um em um filhote, sairá um atrás do outro.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=AW7yGV9xe8U[/youtube]

Um detalhe importante é que mesmo a cadela mais asseada do mundo se tornará mais relaxada nesse momento. Assim se você observar que a cadela está bem desleixada pode ser um forte indicativo que logo conhecerá os seus filhotinhos. Esse desleixo se deve a total atenção que a fêmea dispensa ao nascimento dos seus filhotes.

Não ache estranho se por acaso um filhote que nasceu fraco e sem possibilidade de sobreviver for abandonado pela mãe. Isso acontece porque as fêmeas tem a necessidade de dar atenção e proteger os filhotes que podem viver. Então como um bom dono você pode ajudar e tentar salvar esse pequenino desgarrado.

Coisas Estranhas Que Podem Acontecer

Esteja preparado para cenas fortes, se um dos filhotes morrer, por exemplo, a mamãe é capaz de comê-lo para fazer uma limpeza no seu ninho e assim oferecer mais conforto para aqueles que sobreviveram. Por mais cruel que possa parecer é bom lembrar que essa é a natureza dos cães e para eles isso faz todo o sentido.

Além dessa cena tem uma que com certeza você verá, todos os filhotes de cães nascem envoltos numa membrana que serve para os proteger. Assim que saem do útero a cadela rasga essa membrana com o dentes de forma delicada e ingere a mesma. Essa ingestão é muito importante para fortalecer o colostro da primeira mamada então não ache estranho.

O Que Você Pode Fazer

Além de forrar o ambiente o dono também pode ajudar os cãezinhos logo após o nascimento. Depois que a mamãe tiver rasgado e comido as membranas pegue os cãezinhos com as mãos em forma de oração.

Coloque a cabeça deles para cima e acaricie-os um pouco, isso ajudará a dispersar a água da membrana evitando que essa vá para os pulmões dos pequenos. Consulte um veterinário para saber se está tudo bem com a fêmea e se for necessário o profissional indicará alguns medicamentos que facilitam o parto.

Observe

Observar bem a fêmea é uma forma de tentar não ter surpresas e já ter uma ideia prévia de que ela terá filhotes. Leve sempre o animal ao veterinário para consultas de rotina e assim terá uma chance maior de descobrir a gestação antecipadamente.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *