Feliz Dia do Veterinário

Desde os tempos mais remotos há profissionais que cuidam dos animaizinhos, e a prática veterinária surgiu em 2000 a.C., no Egito, mas as datas divergem e algumas apontam 4.000 anos a.C.

Dia do Veterinário

Dia do Veterinário

O dia 09 de setembro dedicado aos médicos dos animais, os veterinários, foi instituído pelo então Presidente Getúlio Vargas, em 1932.

E celebrar esta data é muito importante, já que em épocas de solidão, e que o melhor amigo que um homem pode ter, sem dúvida é o animal, os veterinários são pessoas altamente estimadas, pois tratam com carinho dos nossos queridos pets.

Veterinário com Cachorro

Veterinário com Cachorro

Dedicar-se aos animais é um feito honrável, pois os pequeninos não podem se expressar diretamente, porém, nem sempre conseguimos entender quando estão com dores ou fome, portanto o veterinário é nossa grande saída.

São eles que indicam os medicamentos e vacinas corretos, para cada fase da vida do animal, de filhote até a velhice, além de orientar quanto à alimentação adequada e a quantidade necessária de nutrientes que cada um deve consumir.

Os animais domésticos, nossas companhias diárias, principalmente gatos e cachorros, acabam sempre precisando de cuidados médicos importantes, como próteses, principalmente as de quadril, traseiras, cujos problemas foram causados por acidentes, atropelamentos e todas as intervenções efetuadas são particularmente semelhantes aquelas usadas em seres humanos.

Hospital Veterinário

Hospital Veterinário

Os veterinários atuam na prevenção e tratamento de doenças relacionadas aos animais, além de controlar a sanidade e higiene dos subprodutos e produtos que tenham origem animal, mas direcionados ao consumo humano. As atuações dos profissionais da área implicam ainda no controle de saúde, segurança, qualidade, quantidade dos produtos oferecidos aos animais, que podem servir de alimento aos seres humanos. Estes serviços são amplamente usados nos frigoríficos e abatedouros, já que necessitam do aval dos veterinários para saber se o animal a ser abatido tem boa saúde comprovada.

Os produtos inspecionados pelos veterinários são os derivados de origem animal, como o leite, carne, ovos, peixe e mel, todos consumidos em grande escala no mundo.

A aplicação da medicina veterinária vem tomando proporção maior, em razão da disponibilidade de tecnologias que auxiliam na terapia com os animais, sem contar os inúmeros avanços da ciência em áreas como a fisiologia, genética e biotecnologia, onde o profissional também pode atuar.

O alastramento de doenças epidemiológicas, animais ou humanas, acabam encontrando na medicina veterinária, barreiras que impedem sua proliferação e ainda uma forma correta de controle.

Com a evolução da ciência e a proliferação de inúmeras doenças como tuberculose, toxoplasmose, raiva, que têm como meio de propagação os animais domesticados e selvagens, como para dar uma qualidade de vida melhor aos animais, a prática veterinária tornou-se importante instrumento de auxilio das boas práticas de saúde pública, tanto no Brasil como em todo o mundo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *