-
Conhecendo as Tartarugas
A tartaruga é um animal pertencente à classe Reptilia, e a ordem Testudinata com nome cientifico Caretta caretta, e é conhecida como tartaruga amarela ou tartaruga marinha comum. Esses animais passam a sua vida, quase que absolutamente em ambiente marinho, e as fêmeas são vistas com mais frequência nas praias, quando estão em processo de desova. Apesar de essa preferencia aquática, as tartarugas também conseguem viver em ambiente terrestre. O pescoço da tartaruga é curto, e o movimento deste na tartaruga é diferente dos cagados e jabutis, pois não existe inclinação para a lateral, tal qual acontece com os seus primos.
Existem alguns fatos curiosos sobre as tartarugas que merecem ser destacados. O primeiro é a idade que a tartaruga consegue alcançar. A tartaruga marinha comum consegue alcançar 67 anos, e sua idade média é 55 anos. Existem casos em que tartarugas marinhas foram encontradas com mais de 100 anos. A maturidade sexual da tartaruga é atingida entre 17 e 30 anos de idade. O comprimento de uma tartaruga da ponta de sua cabeça até a parte de trás do casco, compreende quase um metro, geralmente 90 cm de comprimento. O peso médio gira em torno de 130 kg.
A cor da pele da tartaruga é castanha amarelada, e a cor do casco é castanho avermelhado. A tartaruga possui cauda, e é justamente na cauda que conseguimos notar a diferença mais aparente do macho para a fêmea. A cauda do macho é mais grossa, e a carapaça (casco) é mais curta. Já a fêmea tem a cauda mais fina, e o casco é mais longo. Existem outras diferenças no aparelho reprodutivo, porém não são tão visíveis quantos o casco e cauda.
A alimentação da tartaruga é baseada numa dieta omnívora, se alimentando principalmente de animais invertebrados como algas e peixes invertebrados, encontrando o grosso do seu cardápio no leito dos rios e mares. A estrutura mandibular é muito potente na tartaruga, porém não conseguem salva-las dos predadores desde a fase inicial da tartaruga. No período de desova, por mais que a tartarugas recorram a areia, para desovar, as ondas trazem os ovos de volta ao mar, tornando os ovos alvo fácil para os predadores. Esse fenômeno tem causado atenção dos biólogos quanto a extinção das tartarugas. Quando atingem a fase adulta, os únicos animais que representam perigo às tartarugas, são os tubarões. Isso se dá pela grande estrutura mandibular dos tubarões, e a velocidade impressionante deles, que consegue ser maior que a velocidade de nado das tartarugas (que é muito alta).
-
Os Primos Da Tartaruga
Existem animais muito confundidos com as tartarugas, que são os jabutis e os cágados. Apesar da carapaça existem diferenças notáveis, que os fazem diferentes das tartarugas, que acabam sendo a espécia mais famosa. Os três são espécies pertences à ordem dos Testudinatas, também conhecidas popularmente como os Quelônios. São répteis dotados de carapaças.
Os jabutis, são animais que sobrevivem em habitats terrestres, e podem ser da espécie jabuti vermelho ou jabuti amarelo. Os cagados são a espécie de quelônios que tem um habitat transicional, ou seja são seres semi aquáticos, podendo ser encontrados tanto em ambiente terrestre quanto em ambiente aquático. Para finalizar as tartarugas, estão o tempo todo em ambiente aquático, saindo do ambiente marinho apenas para o período de desova, como citado anteriormente (vale lembrar que também existem espécie de tartarugas de água doce). Além do habitat, existem outras características que definem diferenças entre os quelônios.
Quanto ao casco, o jabuti é o animal que possui essa parte mais elevada em questão de altura, sendo bastante pesado proporcionalmente ao corpo, quando comparado com os demais quelônios. Essa característica, é uma das quais não os permite serem animais aquáticos. As tartarugas e cagados, possui um casco com características hidrodinâmicas mais trabalhadas, ao mesmo tempo que estes mesmos cascos, são mais leves. O formato dos cascos dos cagados e tartarugas, ajudam também na locomoção no ambiente aquático, conferindo bastante agilidade a esses animais durante o nado.
Quanto aos membros inferiores, as patas do jabuti são genericamente cilíndricas, podendo ter variações costumeiras de animal para animal. Além disso, o tamanho pequeno dessas patas em relação ao corpo, lhes confere um andar extremamente lento, que os tornam conhecidos justamente pela lentidão em sua locomoção terrestre. Assim como o cagado, o jabuti esconde sua cabeça, com um movimento prévio lateral para inseri-la dentro do casco. Esse movimento não é observado nas tartarugas.
Em questão de população, o quelônio mais populoso do planeta é com larga vantagem as tartarugas. Apesar de frequentemente entrarem em situação de alerta quanto a extinção da espécie, as tartarugas marinhas são bastante encontradas ao longo do oceano. No Brasil, um projeto de preservação ambiental direcionado às tartarugas marinhas, chamado projeto TAMAR, age por todo o litoral com conscientização e atitudes de ajuda na desova da espécie no leito das praias.
-
Como Saber se a Tartaruga Morreu ou Está Hibernando?
Antes de tudo essa pergunta que muitas pessoas se fazem precisa de uma correção. O animal que muitas pessoas acreditam esconder o pescoço lateralmente em quintais e jardins pelos cantos do Brasil, é o cagado e não a tartaruga. Como ressaltamos nessa matéria, a tartaruga é um animal de habitat maritmo, e o quelônio predominantemente terrestre, é o cagado.
Feita essa ressalva, podemos refazer essa questão: Como podemos saber quando uma tartaruga está morta, ou simplesmente hibernando?
Essa resposta na prática é bem fácil de ser respondida. Um cágado, quando está hibernando ou dormindo, ao ser tocado em seu casco, mesmo que esteja em um sono profundamente induzido, irá se mover mesmo que de forma quase imperceptível. Outro detalhe, é que durante a hibernação (que é característica da espécie), o cágado se recolhe completamente dentro de seu casco. Se o recolhimento não for total, e ela não se mexer, pode haver sim uma preocupação com falecimento do animal.
Algumas pessoas criam jabutis e tartarugas dentro de casa, mas deve-se destacar que o ambiente aquático é o ideal para o jabuti e primordial para as tartarugas.