Animais: Urubu De Cabeça Branca
O urubu é tipo de abutre, é um animal que normalmente é mal visto pelas pessoas, ele é retratado desde sempre em filmes, desenhos, etc, como um animal sujo, do mal e que não gosta muito de companhia, mas a verdade é que ele faz um trabalho de limpeza essencial na natureza, se não fossem os urubus para “limpar” de certa forma o meio ambiente, o nosso mundo com certeza seria bem diferente de como o conhecemos. Assim como outros animais o urubu pode ser de algumas espécies diferentes, costumamos classificá-lo como uma coisa só, mas ele pode ser de diversos tipos, o que muda inclusive suas características físicas.
Provavelmente quando você pensa em urubus, logo vem à cabeça aquele pássaro inteiro preto e que normalmente está rodeando áreas onde há algum animal morto ou alguma carniça, mas o urubu também pode ser mais colorido, tanto que em algumas espécies as próprias penas têm coloração diferenciada, em uma delas inclusive ele conta inclusive com um incremento na tonalidade vermelho vivo. No caso aqui vamos falar sobre o urubu que é popularmente conhecido como urubu de cabeça branca.
Esse tipo de urubu ou melhor falando, esse tipo de abutre pertence a espécie chamada de Trigonoceps occipitalis, que por sua vez faz parte da família chamada de Accipitridae e ele vive dentro do continente africano, especificamente por lá, por isso nunca o vemos voando pelo Brasil. O seu habitat preferencial é principalmente as regiões onde existem as famosas savanas africanas e ele pode ser visto em galhos de árvores, na maior parte das vezes é visto sobre os Baobás, uma arvore que tem um formato bem diferente, com um tronco bem grosso e galhos altos e finos na sua parte superior.
Em relação às suas características físicas eles podem ser classificados como aves de grande porte, porque normalmente a sua média de tamanho é por volta dos 80 centímetros de comprimento e seu peso quando se alimentam bem, fica por volta dos 5 quilos, quando abrem as suas asas eles se tornam ainda mais implacáveis e imponentes, pois com as suas asas abertas, a sua envergadura tem uma média de 2 metros e 30 centímetros de tamanho, sendo uma das maiores entre as aves. Vale ressaltar que nessa espécie também há o dimorfismo sexual, pois há diferenças entre os animais do sexo feminino e os animais do sexo masculino, mas nesse caso são as fêmeas que podem ser ligeiramente maiores, no entanto, o fato diferente mesmo está no peso, as fêmeas por via de regra são mais pesadas que os machos.
Quanto a aparência e tonalidade das suas penas, que é o que lhe dá inclusive o seu nome popular, as suas penas seguem o seguinte padrão, ele possui a maior parte do seu corpo na coloração preta, principalmente a região das costas e das asas com exceção das pontas e da parte inferior das suas asas que contém penas brancas se mesclando com as penas mais escuras, mas ainda assim as penas brancas tem um grande destaque, principalmente quando a ave está com as asas abertas e se observa a sua envergadura. A sua cabeça também possui penas brancas, mas as penas são menores se assemelhando a uma penugem, em alguns lugares da sua cabeça há a ausência de pelo e sua pele fica amostra apresentando uma tonalidade mais rosácea.
Outra parte do seu corpo que normalmente não possui penas é a região das suas pernas, que se assemelha com partes rosadas da sua cabeça. Quanto ao seu bico, ele é extremamente forte e rígido, a sua extremidade possui uma tonalidade laranja que pode ser mais forte ou mais fraca dependendo do pássaro, além disso uma característica dessa ave é que o seu bico tem um formato curvado, se assemelhando a uma garra. Na parte inferior do seu bico é possível ver uma coloração azul clara. O seu bico tem formato curvado como uma forma de adaptação que o ajuda a comer e abrir os animais, os quais serão seus alimentos e ainda tem a função de auxiliar na caça de animais menores quando os alimentos já mortos se tornam escassos.
Os hábitos alimentares desse pássaro se assemelham aos hábitos alimentares de outros urubus, que comem animais mortos e em decomposição e que por esse motivo são chamados de animais necrófagos. Apesar disso, os seus hábitos são diurnos, ele se alimenta, voa, caça durante o dia, sendo a noite reservada para o descanso. No geral, o urubu de cabeça branca é uma espécie de ave bem agressiva, seja com animais da mesma espécie ou de outras, ele não gosta e não aceita ter que competir por comida.
Curiosidades Sobre O Urubu Da Cabeça Branca
Talvez a maior e mais interessante curiosidade sobre esse tipo de “urubu” é que ele na verdade não é um urubu, isso mesmo, apesar da sua aparência muito semelhante à das aves do grupo dos urubus, ele pertence ao grupo dos falconiformes, ou seja, eles realmente são abutres. Inclusive eles são chamados e classificados como abutres do velho mundo. O seu nome popular vem exatamente por causa da sua semelhança física com os urubus e porque apenas olhando como uma pessoa leiga ou amadora, é praticamente impossível classifica-lo como diferente dos urubus, principalmente porque eles são vistos muitas vezes também se alimentando dos animais mortos.
O urubu da cabeça branca é uma das espécies que possui o comportamento mais individualista do mundo animal, isso porque, como já foi mencionado, eles são muito agressivos e definitivamente não aceitam dividir a comida com ninguém, nem com seus semelhantes, é visto em casal apenas em épocas de acasalamento, quando fazem ninhos justamente no alto dos baobás, eles mesmos constroem e geralmente somente a fêmea permanece no ninho no período de chocar o seu ovo, isso mesmo ovo no singular, pois a cada reprodução a fêmea coloca apenas 1 ovo por vez. O tempo de chocar é em média de 55 dias, mas pode chegar a um pouco mais, por volta dos 60 dias dependendo do caso, quando nasce o filhote ele nasce com as penas todas brancas e conforme vai crescendo e se desenvolvendo ele vai adquirindo características de um animal adulto.
É interessante esclarecer para quem não sabe que os abutres e os urubus são diferentes, isso porque os abutres são os animais do chamado velho mundo, ou seja, que são encontrados nos continentes da Europa, da África e da Ásia, enquanto os urubus podem ser chamados de abutres quando nos referimos a eles como os abutres do novo mundo, eles recebem essa denominação porque os urubus vivem exclusivamente no continente americano, não sendo encontrado em outras partes do globo. Há caraterísticas físicas diferentes, mas nada muito distinto, normalmente os dois tipos de aves são muito parecidos e possuem hábitos também semelhantes, uma das poucas diferenças é que os abutres do novo mundo são um pouco maiores.