Como as Aves Fazem Seus Ninhos?

Ninhos de Aves

Os ninhos das aves são uma das estruturas mais espetaculares encontradas na natureza. Possuem diversos formatos, tamanhos, locais. Além disso, podem ser feitos de materiais inimagináveis. E como os pássaros são arquitetos de talento, não é mesmo? É de uma ganância sem limites pensar que o ser humano é o único ser vivo capaz de pensar, reagir, construir coisas, etc. Os pássaros são capazes de voar por quilômetros atrás de partes importantes para construir o ninho para os seus filhotes saírem dos ovos e ficarem protegidos até que possam estar seguros e independentes para buscar alimento sozinhos e seguir a vida. O ninho dos pássaros é uma ferramenta muito importante para os biólogos e outras pessoas identificarem espécies e hábitos.

As aves podem ser capazes de produzirem ninhos com diversas técnicas, como a colagem, a costura, a escultura, a escavação, etc. E também, como já foi dito, usarem diversos materiais, como exemplo podemos citar: folhagem, saliva, pelos de animais, galhos, lixo, dentre outros. Os ninhos podem estar escavados, pendurados, presos, equilibrados, até mesmo no meio de lagoas ou escondido entre cactos. Impressionante, não é mesmo?

Ninhos de Aves

Ninhos de Aves

Função Dos Ninhos Das Aves

A principal função do ninho das aves, para elas, claro, é a proteção dos ovos e dos filhotes. Impedindo que as condições atmosféricas atrapalhem no desenvolvimento dos ovos ou também no desenvolvimento dos filhotes. Mas claro, proteger os filhotes de predadores e inimigos é uma função primordial, já que os ovos e os filhotes são totalmente indefesos.

Mas os ninhos como conhecemos hoje não foram sempre assim, em um passado bem distante as aves não costumavam construir ninhos arquitetados assim. Aliás, na verdade, a maioria das aves há milhares de anos botavam seus ovos no solo, diretamente, assim como dinossauros e alguns répteis atuais. Porém, com a evolução, a temperatura corporal foi se estabilizando e elas começaram a depender cada vez menos da influência da temperatura do clima na incubação dos ovos. Por isso começaram a criar seus ninhos e incubar os ovos sozinhas. Isso tudo com a intenção de proteger mais seus ovos e filhotes. A coevolução permitiu que as aves gastassem menos energia para produzir menos ovos, já que a chance de serem predados era menor. Um sucesso evolutivo!

Tipos De Ninhos Das Aves

Ninhos em Árvores

O tipo mais comum. Quando se pensa em ninho de ave, você imagina o clássico ninho feito de folhagem e galhos secos preso no meio de uma árvore, correto? Imagino que sim. Isso porque a grande maioria das espécies de aves costuma ter o hábito de construir seus ninhos em árvores. Alguns prendem seus ninhos no meio das copas das árvores ou os penduram em galhos, outros usam buracos nos troncos ou até mesmo escavam buracos para usarem como ninhos ou para construírem ninhos dentro dos buracos.

Normalmente, os ovos de aves que nidificam no meio das árvores são de coloração branca, já que não há necessidade de camuflagem contra predadores, já que o ninho já está camuflado. Isso também é uma estratégia de economia de energia das aves, na hora de produzirem seus ovos.

Os materiais, tamanhos e formatos dos ninhos em árvores variam infinitamente. Isso depende da espécie de ave. Algumas constroem ninhos grandes e fortes, para aguentar e proteger grandes ovos e filhotes, outras constroem ninhos menores, outras fazem ninho no meio dos troncos, dentre vários outros tipos.

Ninhos Elementares

As aves que constroem esse tipo de ninho muitas vezes costumam ocupar buracos e cavidades já existentes para construírem seus ninhos. O ninho elementar é um amontoado de material, muitas vezes no próprio solo. Algumas aves inclusive usam suas próprias fezes e as depositam no ninho e deixam secar. Esse é o típico ninho dos pinguins, também de alguns gansos e corvos marinhos, além de gaivotas e outras aves que costumam ter contato com a água.

Ilustração de um Ninho

Ilustração de um Ninho

Ninhos Escavados

Os ninhos escavados são os que dão menos trabalho para as aves e são mais simples de serem construídos, porém são muito funcionais e uma ótima maneira de proteger os ovos e manter eles quentinhos. A ave faz um buraco (ou aproveita algum já existente) no chão, escolhendo um local com muito cuidado, claro. Depois ela o cobre com galhos, penas, folhas secas e pedrinhas. As aves ribeirinhas costumam construir esse tipo de ninho. Os materiais depositados servem principalmente para camuflagem do ninho.

Ninhos Coletivos

Ninho coletivo? Usado por várias espécies? Sim, é isso mesmo! Como um hostel das aves. Muitas espécies costumam viver tranquilamente com colaboração. Normalmente elas constroem ninhos bem grandes e o protegem junto de predadores. Os ovos e os filhotes são incubados, protegidos e alimentados juntamente. É uma ótima estratégia, já que assim há proteção e cuidado em dobro (triplo, etc.).

Um exemplo de ave que faz um ninho coletivo é a Caturrita. Ela constrói enormes ninhos de mais de um metro de diâmetro e que pode pesar até 200Kg. Assim, espécies como papagaios e araras usam este ninho, fora da sua época reprodutiva, para dormirem e se protegerem de temporais.

Ninhos Flutuantes

Claro que as aves aquáticas não poderiam ficar de fora. Sim, há aves que constroem seus ninhos sobre a água. É lindo e impressionante! Os ninhos são construídos próximos às margens de rios e lagos, onde a água é mais lêntida. Muitas vezes ele está preso em galhos de vegetação ribeirinha ou aquática.

Ninhos Artificiais

O homem interferiu em quase todas as espécies de animais e plantas existentes no planeta Terra (se não, todas!) e, com isso, as espécies tiveram de responder a isso. Atualmente a produção de lixo é, se não o maior, um dos piores problemas ambientais do planeta. O homem é o único ser vivo que produz lixo. As aves estão perdendo seu habitat, sua natureza. Muitas vezes são obrigadas a usarem materiais artificiais, como restos de construções e outros lixos para produzirem seus ninhos. Mas elas fazem isso com muita maestria – um exemplo maravilhoso de reutilização (não reciclagem). Mas vamos lembrar que isso não é bom. Chegará um momento em que as aves não terão mais onde nidificar, e claro, os lixos são tóxicos e podem causar danos irreversíveis às aves e aos filhotes.

Nidoparasitismo

Existem algumas aves que simplesmente não constroem os seus ninhos. Elas apenas usam os ninhos (escavados, pendurados, colados, construídos, etc) feitos por outras aves. Quando essas aves usam ninhos que estão sendo usados já elas são chamadas de nidoparasitas. Elas, algumas vezes, roubam o ninho impedindo que a ave que o construiu use para proteger seus próprios ovos e filhotes. Em outros casos elas usam ninhos abandonados ou que já foram usados em outra época. E, em alguns casos, elas colocam os seus ovos junto aos ovos de outras espécies e, normalmente, eles são maiores e os filhotes mais fortes e espertos que os da ave que o construiu – e então, esses filhotes intrusos roubam o alimento ou matam os filhotes da outra espécie. A natureza é impressionante, não é mesmo?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *