Chrotopterus Auritus

Chrotopterus auritus é uma espécie de morcego encontrada nas regiões mexicanas até a Argentina, passando pelo Brasil e também Paraguai. É um dos maiores morcegos dessa região. É conhecido como ‘’falso-vampiro’’ ou ‘’falso-vampiro-peludo’’.

Habitat Natural:

Esses morcegos gostam de viver perto de riachos e outras áreas úmidas em regiões florestais, florestas tropicais. Eles podem ser observados empoleirados em cavidades ocas das árvores, cavernas e até mesmo nas ruínas Maias (no México).

Descrição Física:

Essa espécie de morcego é considerada uma das maiores existentes. Há apenas outras três espécies similares em tamanho que são os Phyllostomus hastatus, Phylloderma stenops e Vampyrum spectrum.
Eles variam de 100 a 112 mm de cumprimento sendo que os machos da espécie chegam a pesar 72.7g e as fêmeas cerca de 90g.

Especie

Os machos também tem glândulas grandes,que ficam localizadas no meio da região do peito, as quais liberam um odor que serve como identificador sexual.

As asas do C. auritus são elípticas em seu contorno o que faz que fiquem mais fácil suas manobras durante o vôo. As patas dianteiras chegam a medir de 75 a 87 mm de cumprimento (lembrando que as patas dianteiras são acopladas às asas). E por último, seu rapo pode medir de 7 a 17 mm.

Os pelos do C. auritus são longos (cerca de 10 mm), macios e com uma cor que varia de preto a marrom e ficam nas partes superiores de seu corpo, e nas partes inferiores a cor desses pelos fica um pouco mais clara. A frente do pescoço tem uma bolsa glandular similar a muitas outras espécies de morcego. Sua cabeça é robusta e tem orelhas ovaladas, separadas e protuberantes.

Peludo

Eles têm queixos e lábios lisos, exceto por uma pequena parte enrugada no centro do lábio inferior e pequenas elevações em cada canto de sua boca. Eles têm seis dentes incisivos. Eles também têm grandes e curvadas garras assim como grandes dedos que são acoplados às asas.

Reprodução:

Pouco se sabe sobre o sistema de acasalamento do C. auritus, embora se saiba que essa espécie procria apenas um único filhote em cada gestação. Dizem que essa espécie é monogâmica, mas muitos outros morcegos podem ser poligâmicos. Também não se sabe ao certo o período no qual os filhotes permanecem com seus pais.

Filhote

O Chrotopterus auritus tem uma taxa de reprodução baixa, tipicamente tendo apenas uma cria por ninhada. As fêmeas se tornam sexualmente maduras apenas depois de seis meses, e o período com que pode se reproduzir também é baixo. Os períodos principais de acasalamento e procriação são de abril até julho.

A fêmea fica em seu ninho até dar a luz a sua cria – após 99 dias de gestação. Eles têm um período máximo de gestação de 220 dias. A idade de reprodução é entre um e dois anos.

Por Carol C.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *