Peixe Molinésia

Não dá nem para imaginar quantas espécies de peixes existem no mundo todo, não é mesmo? São tantos que mereceriam um estudo longo, começando por aqueles que podem ser encontrados em águas brasileiras. Entre tantos peixes que se destacam por aí, um entre outros que merece atenção é o chamado molinésia.

O motivo pelo qual é bem legal parar para admirar peixes dessa espécie é que eles são particularmente brincalhões, alegres e muito divertidos. Quem os possui em um aquário pode admirar a beleza desses peixes e o quanto eles se demonstram ativos e brincando o tempo todo.

O peixe molinésia pode ser encontrado em diferentes subdivisões, como por exemplo, o molinésia negra, que como próprio nome sugere tem as escamas pretas.

Voltando a beleza desses peixes e de tê-los em aquário, eles são ótimos, pois convivem muito bem com outras espécies. Algumas espécies, como sabemos, não são nada pacíficas e não podem dividir o espaço no aquário com aqueles diferentes, mas não é o caso do peixe molinésia. Porém, com um detalhe, se os seus companheiros de áquario forem da mesma espécie, aí sim, é um problema. Então, se quiser ter peixe molinésia é necessário misturá-lo com de outras espécies.

Apesar de ser um peixe de água doce, essa espécie é muito tolorante a água quente e doce. O peixe molinésia pode ser encontrado em lagos, estuários e rios.

Características do Peixe Molinésia

O nome molinésia é aquele popular, enquanto científico é poecilia sphenops. O peixe é originário do norte da Venezuela e do México, como um todo. A água ideal para o molinésia é com o Ph que varie entre 7.2 e 7.8, enquanto o Dh deve ficar entre 10 a 20.

Além disso, a temperatura ideal da água para um peixe dessa espécie deve ficar entre 24 e 28 graus.

O peixe molinésia atinge como tamanho máximo, na fase adulta, somente 6 centímetros.

As Vantagens de Ter Um Peixe Molinésia no Aquário

Podemos citar pelo menos 5 vantagens de se optar por um peixe molinésia para um aquário, claro que também tem as desvantagens, que veremos a seguir. Mas, agora veja porque é uma ideia que pode ser levada em consideração.

1- A beleza do peixe molinésia é o primeiro ponto a favor para tê-lo dentro de um aquário. É impossível, mesmo em meio a vários outros peixes, não notar a presença desse simpático bichinho no aquário. O peixe molinésia concede ainda mais charme para aquários que possuem peixes de outras espécies, comunitário, pois ele deixa o “ambiente” mais charmoso e alegre, graças o seu jeito brincalhão.

2- Como foi dito, brincar é uma das características dessa espécie, agitação, alegria, são características fortes desse peixe. Dentro do aquário, os peixes estarão prontos a explorar cada cantinho, cada espaço. Uma das coisas que eles adoram fazer é passar boa parte do tempo no fundo em busca de algas, também as procuram nos enfeites e no próprio vidro do aquário.

3- Outra vantagem em relação ao peixe molinésia é a facilidade com que ele se reproduz. Mesmo no cativeiro, a reprodução é bem simples, basta que se coloque um macho e uma fêmea no mesmo aquário. O tempo da gestão da fêmea dessa espécie varia entre 28 a 40 dias.

4- Outra vantagem desse peixe é que ele exige baixa manutenção. Para quem nunca teve aquário antes é uma boa escolha começar com essa espécie.

As Desvantagens de Ter Um Peixe Molinésia no Aquário

1- Lembra o que falamos em relação a convivência. Vivem muito bem em comunidade, desde que os outros peixes não sejam da mesma espécie. Quando encontram peixes da mesma espécie deixam o lado brincalhão de lado e passam a ser agressivos.

Se mesmo assim você quiser colocar mais de um da mesma espécie, a dica é ter mais fêmeas do que machos, que são os mais agressivos e brigões.

2- O que é vantagem pode ser desvantagem. Lembra que citamos acima a facilidade com que os peixes molinésia se reproduzem, o que é uma vantagem, porém, se o dono do aquário não ficar atendo pode passar a ser um problema, pois eles provocarão superlotação.

Dicas e Guia de Criação de Peixes Molinésia: Como funciona sua reprodução

1- Na hora de alimentar o peixe molinésia você não encontrará muito problema, pois se trata de um animal ovíparo, o que significa que come de tudo um pouco, porém, o conselho é que o alimento seja de origem vegetal.

Eles vão ficar boa parte do dia em busca de alimentos, como limo e alga. Então, na hora de jogar para eles o alimento, dá para escolher entre spirulina, rações comuns e também alguns alimentos vivos, como por exemplo, artêmias ou micro vermes.

2- Atenção: não é muito comum, mas pode acontecer que a fêmea tente comer o próprio filhote ou o filhote de uma outra. Não é uma atitude que o peixe faz de caso pensado, mas o que acontece é que ele pode confundir o pequeno peixe com um alimento vivo. Para evitar que isso aconteça é ideal que durante o período que a fêmea tem os seus pequenos peixes, ela tenha um lugar separado. Isso também ajuda o dono do aquário a conseguir separar os filhotes sem maiores problemas.

3- Para evitar que aquele problema de viver em comunidade aconteça, isto é, que eles não suportam os peixes da mesma espécie, é melhor fazer a seguinte conta, para cada três fêmeas coloque um macho. É o único modo de ter mais peixes molinésia sem ter grandes confusões.

Caso a ideia seja não ter a reprodução dos peixes, opte então por colocar somente as fêmeas. Porém, jamais tenha muitos machos juntos.

Como dá para ver é bem simples ter no aquário o peixe molinésia, que certamente dará mais graça e alegria ao “ambiente”. A boa notícia é que uma molinésia negra, por exemplo, pode viver dentro do aquário pelo menos 8 anos. Claro, que para isso é necessário dar todo o cuidado básico exigido, que não é muita coisa, e respeitar os parâmetros. O peixe molinésia crescerá vistoso, saudável e bonito. Depois é ficar de olho para que ele tenha a alimentação correta e pronto.

Os Peixes Molinésias são muito comuns em aquários, no entanto, na natureza são encontrados em águas salgadas. Existem diversas variações dessa espécie, como a balão, tigre e a mais comum é a negra.

Esses peixes vivem entre 2 e 3 anos e medem aproximadamente 6 centímetros de comprimento. Os filhotes de molinésias se desenvolvem dentro da fêmea e nascem somente quando estiverem totalmente formados.

Veja aqui outras dicas valiosas de como cuidar de peixes de água doce em aquário.

Foto de Molinésia Grávida

 

Foto de Molinésia Grávida

Foto de Molinésia Grávida

Tipos de Molinésia

Molinésia Negra

 

Molinesia negra

Molinesia negra

Molinésia Negra com Cauda de Lira

 

Molinesia Negra com Cauda de Lira

Molinesia Negra com Cauda de Lira

Molinesia Dalmata

 

Molinésia Dálmata

Molinésia Dálmata

Molinesia Dalmata Balão

 

Molinesia Dalmata Balão

Molinesia Dalmata Balão

Molinésia Prata

 

Molinésia Prata

Molinésia Prata

Molinésia Prata Balão

 

Molinésia Prata Balão

Molinésia Prata Balão

Molinesia Prata Cauda de Lira

 

Molinesia Prata Cauda de Lira

Molinesia Prata Cauda de Lira

Molinésia Albina

 

Molinésia Albina

Molinésia Albina

Molinesia Tigre

 

Molinesia Tigre

Molinesia Tigre

Molinesia Chocolate

 

Molinesia Chocolate

Molinesia Chocolate

Molinésia Tangerina

 

Molinésia Tangerina

Molinésia Tangerina

Molinésia Tangerina Balão

 

Molinésia Tangerina Balão

Molinésia Tangerina Balão

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aquáticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *