Peixe Mexirica

O peixe Mexirica é o único exemplar de ciclídeo asiático e recebeu esse nome popular devido ao fato de ter uma cor amarela alaranjada intensa que lembra a fruta. Esse que é um peixe essencialmente aquário foi criado artificialmente através do Etroplus maculatus. O peixe que deu origem ao Mexirica tem coloração amarela opaca com manchas pretas e pode ser encontrado na Índia.

Dimorfismo Sexual

Muitos especialistas em peixes acreditam que não existem diferenças entre os peixes Mexirica machos e fêmeas, contudo, alguns criadores observaram que os machos podem apresentar coloração mais intensa assim como ser um pouco maiores.

Temperamento do Peixe Mexirica

Um peixe que possui temperamento bastante tranquilo podendo ser mantido num aquário com outras espécies de peixes sem problemas. Quando junto com outros ciclídeos pode se tornar um tanto territorialista, esses peixes costumam conviver em bandos, mas também podem formar casais. Se os outros peixes forem maiores que o pequenino Mexirica pode se esconder por ser tímido, contudo, interage bem com peixes menores que ele.

Cuidado com a Temperatura da Água

Quem escolheu ter exemplares de peixe Mexirica em seu aquário deve prestar atenção especial à temperatura que deve ser mantida constante. A espécie é muito sensível e pode facilmente desenvolver parasitoses como Ictio. A temperatura ideal para a água do peixe Mexirica é 25°C, mas pode ficar entre 20°C e 28°C. Em relação ao pH da água deve ficar entre 7.5 e 8.5.

Tamanho Mínimo do Aquário

O tamanho mínimo do aquário é de 60 cm x 30 cm x 30 cm, com capacidade para 54 litros. A decoração do aquário fica a seu critério tendo como recomendação tentar simular o ambiente natural desses peixes com um substrato arenoso e algumas raízes e rochas. Vale dizer que o peixe Mexirica só mantém a cor laranja intensa quando é mantido num ambiente ideal. Numa situação que para ele seja estressante pode ser difícil conservar a sua cor laranja intensa.

Peixe Onívoro

Criar peixes Mexirica não é difícil, pelo menos no que diz respeito a alimentação, já que se trata de uma espécie onívora. Basicamente esse simpático peixinho se satisfaz com alimentos de origem vegetal e animal, pode se adaptar bem a dietas de rações e alimentos vivos (como pequenos crustáceos). Tenha uma atenção especial com aquários do tipo plantados uma vez que os peixes podem acabar ‘petiscando’ as plantas.

Reprodução Ovípara

Essa espécie realiza reprodução ovípara, os preparativos começam com os pais cavando buracos ou deslocando pedras para que possa ser feita a desova. Mas, fique atento ao fato de que você precisará ter vários exemplares de peixe Mexirica no aquário para que sejam formados casais que irão se reproduzir. A fêmea pode desovar entre 200 e 250 ovos.

Os pais Mexirica têm cuidado com os ovos no sentido de espantar fungos, mas não terão muito cuidado com os filhotes que vierem a nascer. Normalmente a eclosão dos ovos acontece cerca de 3 dias depois da desova acontecer. Depois de cerca de uma semana da colocação dos ovos os alevinos começam a nadar pelo aquário. No caso de seus peixes terem botado ovos a recomendação é usar um filtro interno de espuma ou perlon na entrada da água para que o filtro não sugue os filhotes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aquáticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *