Peixe Asiático Kuhlii
Descrição
Tem esse nome para a distinção dos demais peixes pangio, embora a maioria dos peixes pangio se parecem muito com a espécie kuhlii. Soa encontrados cerca de dezessete a quinze listras nesse peixe na forma vertical. O fundo do peixe é na coloração rosada e as listras coloridas nas colorações escuras e apresenta também curiosamente três listras na parte da cabeça do peixe. Esse tipo de peixe não apresenta escamas na pele e a parte ocular obtém uma fina camada de pele transparente. A nadadeira dorsal desse peixe tem formato pequeno e a anal também. Próxima a boca podemos encontrar seis grandes barbilhões. Na fase, adulta podemos encontrar os peixes kuhlii medindo cerca de dez centímetros de comprimento.
São comumente confundidas com enguias, mas o que difere esse peixe dos demais Corbitideos é a forma física, já que é um peixe que apresenta corpo longo e fino devido as vertebras que são longas e as nadadeiras na região pélvica. Podemos achar essa espécie de peixe asiático com os nomes de Acanthophthalmus fasciatus, Cobitis kuhlii, Pangio fasciatus e tambem Acanthophthalmus kuhli.
Classificação
É pertencente à família corbitidae, sendo da classe actinopterygii e da ondem cypriniformes. Ódemos nomeá-los no brasil como cobrinha kuhlii, kuli e tambem kuhly
Habitat
Pode ser encontrado em aguas que medem cerca de vinte e quatro graus de temperatura, mas também sobrevive em aguas frias de menos trinta graus. É habitável somente em agua doce e podem ser criados em aquários com ph entre quatro a sete. Quando criados livres, é possível vê-los em aguas consideradas rasas, mas não fazem distinção se são aguas claras ou escuras, vivem bem em ambas.
É encontrado especialmente nas aguas asiáticas, mas também na Tailândia, na Malásia e na indonésia. Porem esse peixe pode ser encontrado em demais regiões onde não são ainda divulgadas. Se for criado em aquários, este deve haver a presença de vegetação para poder formar um ambiente com aguas escuras, o solo deve ser arenoso já que é característica do peixe se enterrar nas areias.
É um peixe bastante dócil e pacifico, embora seja de sua característica viver sozinho, mas não podem ser mantidos sozinhos por se sentem desprotegidos, mas vive muito bem com demais peixes, principalmente se forem de pequeno porte. Tem habito noturno o que torna muitas vezes a visibilidade deste peixe difícil e só aparece para alimentar.
Alimentação
São peixes que se alimentam exclusivamente de vegetais marinhos, insetos que caem na água, larvas e detritos, mas também de pequenos crustáceos que habitam o mesmo habitat deles. É considerado um predador e utiliza as guelras para poder peneirar o alimento para ser ingerido. Mas quando vivem em aquários eles se alimentos de animais vivos ou animais já secos.
Reprodução
O dimorfismo sexual caracteriza-se pela forma corpórea do peixe kuhlii, onde os machos são menores e mais finos, com as nadadeiras sensíveis e maiores, e as femeas apresentem o copo maior devido ao ovário que torna a parte do ventre um pouco mais inchada que as demais partes do corpo.
O ritual de acasalamento dos peixes kuhlii é parecido com os de outros animais, onde a femea e o macho dançam até se entrelaçarem, são animais ovíparos e após o ato de acasalamento os ovos soa depositados em meio as algas ou na própria superfície marinha. Eles não cuidam dos ovos e muitas acabam se alimentados desses mesmos ovos.