O peixe espada é uma espécie bastante conhecida pelas sua característica cauda bastante alongada que, como o próprio nome já diz, lembra uma espada. Outras de suas especificidades são a sua boca, bastante grande em formato pontudo, com dentes que se assemelham a caninos, seu corpo é bem longo e estreito, tem grandes olhos, nadadeira dorsal alongada, não possui a nadadeira pélvica nem mesmo a da cauda, sua cor predominante é prata podendo ter reflexos azulados. Este peixe vive em mares e oceanos e seu comportamento normalmente e dócil, mas os machos por vezes podem se tornar um pouco agressivos.
Aparência do peixe espada
Talvez sua aparência estranha possa lhe conferir ares de Animais Bizarros, mas ele é bastante conhecido entre pescadores profissionais e mesmo entre os pescadores curiosos. Para quem gosta de pescar vale uma dica importante, o peixe espada pode morder e causar ferimentos importantes, portanto Seja Mais Cuidadoso ao lidar com este peixe.
Habitat do peixe espada
O peixe espada costuma viver nas encostas, em águas mais calmas e normalmente mais rasas, eles se mantém bem ao fundo em meio a areia e a lama, possuem escamas cobrindo seu corpo. Seus hábitos alimentares se resumem a peixes de pequeno porte e eles vivem em cardumes. Aqui no Brasil este peixe não tem um bom valor comercial, por esta razão muitos deles são descartados indevidamente depois de arrastados nas redes de pescadores. Com já sabemos existem leis que protegem os animais de vários tipos de abuso, inclusive os peixes, já que um desses abusos é a pesca predatória do arrasto, um abominável Sinal de Negligencia do homem frente a natureza; vale lembrar que aos pescadores é permitido o uso das redes de espera uma vez que não causam danos as espécies. A pesca mais adequada é através do método artesanal, pois assim somente os peixes espada maiores é que são capturados.
Receitas de Culinária
O consumo da carne do peixe espada ainda não é um hábito aqui no Brasil, talvez isso se dê por falta de informação e de oportunidade para experimentar, pois este peixe tem um sabor bem mais suave do que os demais peixes chamados de “pescada”, além disso é uma carne com baixíssimos teores de gordura, menos ainda do que o famoso atum e a popular sardinha. Assim como o homem aprendeu a apreciar a carne de Polvo e da ostra, e de outros animais pouco comuns também pode aprender a degustar o peixe espada, que inclusive é muito apreciado no Japão e em países Asiáticos, especialmente no sudeste.
Peixe espada de aquário – os ornamentais
Existem alguns peixes ornamentais de aquário que também são chamados de peixe espada pela sua anatomia, costumam ser muito coloridos e ter caudas bem longas, eles lembram muito o grande espada dos mares que pode chegar a medir de 1,5 até 4 metros de comprimento.