O peixe Apapa (cujo nome científico é Pellona castelnaeana) pode ser chamado ainda de sardinhão, dourado ou Hering. Faz parte da família Pristigasteridae podendo ser encontrado em regiões como as bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins.
Conhecendo o Peixe Apapa
Grande parte dos peixes dessa família tem a sua origem marinha e estuarina. No caso das espécies dessa família que tem sua origem em água doce estão os peixes pelágicos que são de superfície e meia água. Eles aparecem lagos, rios e em matas inundadas, podem estar em cardumes pequenos que são vistos em corredeiras.
Dentre as espécies de apapa o mais comum é o amarelo. A base alimentar desse peixe é composta de pequenos peixes que estão na superfície da água. Normalmente, esses peixes aproveitam os momentos de crepúsculo para se alimentar. Um peixe que pode ser entendido como um peixe de segunda classe de forma que não é muito capturado comercialmente. Um peixe que tem destaque para a pesca esportiva.
Dicas de Equipamentos
Para pescar o peixe apapa a dica é usar um equipamento que tenha tamanho médio, as varas que tem ação rápida são mais interessantes para pegar esses peixes. Para as linhas a sugestão é de 10 a 12 lb, os anzóis devem ser pequenos.
As Iscas
A captura dos peixes apapa pode ser feita usando iscas naturais, peixes pequenos ou ainda pedaços de iscas sem chumbo. Para ter bons resultados a dica é trabalhar com as iscas na superfície da água. Fique bem atento uma vez que quando são fisgados esses peixes tendem a salta para fora da água podendo escapar facilmente.
Conhecendo Melhor o Peixe Apapa
Trata-se de um peixe com escamas e cujo corpo é alongado, tem cabeça diminuta e com um direcionamento ligeiramente para cima. Na sua região pré-ventral podemos observar uma espécie de serrilhado bem como uma nadadeira adiposa. A linha lateral está quase sempre ausente nesse peixe.
A diferença entre as duas principais espécies de peixes apapa está na cor amarelada que o apapa amarelo possui e no tom prateado que o apapa branco tem. O dorso de ambas as espécies é escuro. O tamanho desses peixes também tem uma leve diferença, o amarelo atinge em torno de 60 cm de comprimento enquanto que o branco chega a aproximadamente 50 cm.
Dicas de Pescaria Esportiva
Depois de conhecer um pouco mais sobre o peixe apapa você deve ter ficado com vontade de se aventurar na pesca esportiva. Para te ajudar a realizar essa tarefa com mais facilidade vamos dar dicas bem interessantes. Aproveite essas dicas para deixar a sua pescaria mais interessante e prática.
Como Afiar a Ponta do Anzol
Atualmente, a indústria de anzóis e garateias têm evoluído muito oferecendo opções mais finas, resistentes e afiadas. Contuso, mesmo com essa garantia de maior qualidade é interessante ficar de olho na ponta desses materiais depois de algumas capturas uma vez que pode existir a necessidade de dar alguns jeitinhos nelas. Mas, afinal como se pode afiar a ponta do anzol?
Para realizar a tarefa de afiar precisaremos de um afiador de anzóis. Observe que nas lojas de artigos de pesca você irá encontrar uma grande variedade de formatos desses afiadores. Tem desde modelos com formas que lembram canetas, passando por pedras de amolar até os afiadores elétricos. Quando o pescador está realizando essa compra deve pensar em quais são os tamanhos dos anzóis que pretende afiar.
Conforme o modelo pode ser que o resultado não seja aquele esperado. Por exemplo, os modelos que tem forma de caneta podem não oferecer os melhores resultados para afiar um anzol grande, porém, são excelentes para anzóis pequenos uma vez que contam com um tipo de canaleta que contribui para guiar a ponta. Os afiadores que possuem formato de lima apresentam uma superfície que torna mais fácil manejar os anzóis de maior tamanho.
Como Desfazer a Torção da Linha
Tem situações como na pescaria de peixes tucunarés com hélices em que se torna quase impossível evitar que a linha seja torcida devido ao movimento que a linha artificial realiza. Para evitar esse problema você pode optar por usar o girador no snap. Se acontecer de a linha ficar torcida você pode desfazer a torção da mesma soltando a linha com o seu motor de popa ligado para então navegar lentamente. A linha que está torcida na água deve ser solta, em seguida apenas recolha a mesma. A linha irá entrar com pressão no carretel e não estará mais torcida.
Como Usar o Anzol Corretamente (Para Pescar Pacus)
Se você gosta de pescar pacus em rios vai gostar de saber de um truque que pode ajudar a aumentar a quantidade de peixes fisgados. Trata-se de camuflar o anzol, a dica é preferir os anzóis que sejam pretos e sem farpa, as versões com cabo de aço flexível com revestimento de nylon da mesma cor também são úteis. As luvas de inox podem ser pintadas usando tinta permanente preta, o tamanho do chicote de aço deve ser entre 15 e 20 cm.
Dicas Para Proteger Seu Equipamento de Pescaria
Já percebeu que em várias pousadas é possível encontrar uma plataforma de pesca feita com base em chapas de alumínio com ranhuras? Trata-se de uma medida para oferecer maior aderência para o pescador ao piso. Contudo, nem tudo o que é bom para o pescador é necessariamente bom para o seu equipamento.
Conforme ocorre a navegação pode ser que o movimento cause a trepidação do barco que poderá acabar arranhando a sua carretilha e até mesmo a vara. Sendo assim a dica é levar uma toalha felpuda e macia (pode ser outro tipo de tecido) para proteger o seu material evitando que ele fique arranhado.
Atenção ao Alicate
Observe que as pinchas metálicas dos alicates de contenção podem acabar causando perfurações na boca dos peixes quando eles são pegos. Observando o bem estar do animal é importante estar atento a revestir a peça de metal, para isso você pode usar algumas “capinhas”.
Para isso remova os revestimentos de cabides (daqueles de roupas) ou então use um gancho de elástico de motocicleta e faça o encape da peça de metal que pode ser a responsável pela perfuração.
O Peixe Apapa é também conhecido como Sardinhão e aparecem na Bacia Amazônica, Araguaia e também no Tocantins. Esses peixes podem medir até 60 cm de comprimento e possuem uma cor amarelada.
O peixe apapa é conhecido por ser valente, pois mesmo depois de pego eles tentam se libertar com grandes saltos fora da água. Confira algumas fotos.