Os Animais Aquáticos

A fauna mundial é composta por diversos tipos de animais, de todas as cores, tamanhos, alturas e pesos. Entre eles há grandes contrastes, como os elefantes e girafas, que são imensos, porém, se alimentam somente de plantas, e os leopardos e os leões, que apesar de não serem muito grandes, são extremamente carnívoros.

Mas os animais não vivem somente na terra, ou seja, nem todos são terrestres. Há ainda os que habitam o mar e suas profundezas, locais estranhos e pouco desbravados pelo homem.

Aquaticos

Dentro desse misterioso habitat, podemos encontrar peixes, moluscos, crustáceos, mamíferos e até lendas bizarras, como o Monstro do Lago Ness. É como um planeta dentro de outro, só que um é molhado e o outro não.

As características de cada animal são diferenciadas, por exemplo, os moluscos, que também são animais, não apresentam o esqueleto, mas têm o corpo amolecido como uma geléia e quase sempre usam uma concha para sua proteção. A concha é como se fosse uma casa e dentro dela cada um toma seu formato, e por isso esses animais apresentam tamanhos diversificados. Além disso, podem habitar tanto a água quanto a terra e sua constituição é de massa visceral, pé e cabeça.

Especies

O grupo de sua espécie é classificado em três classes. Os Gastrópodes existem no mar, água doce e terrenos úmidos. Sua respiração em geral é feita por brânquias, mas para os que vivem na terra é feita através de pulmões, sendo que seus principais representantes são as lesmas, caramujos e caracóis.

Ainda temos os Bivalves e os Cefalópodes, que não são normais, pois possuem seus pés grudados à cabeça, os quais são usados como tentáculos. Há ainda uma curiosidade: eles se reproduzem uma única vez durante a vida toda e logo após morrem. Seus representantes são os argonautas, as lulas, os nautilus e os polvos.

Seguindo pelas espécies marinhas, temos os crustáceos, que são artrópodes e possuem uma casca para sua proteção, sendo que em sua grande maioria são aquáticos e a respiração é feita por brânquias. Dividem-se em dois grupos, sendo que o primeiro é constituído pelos Decápodes, aqueles crustáceos que têm dez pernas, sendo duas na frente, que servem como pinças para a procura de alimento, e as demais atrás. Fazem parte desse grupo os siris, camarões, lagostas e caranguejos. O segundo grupo é formado por Isópodes, com várias patas e todas iguais, sendo o representante maior o Tatuí.

Animais

Os animais marinhos mais interessantes são as baleias, que são mamíferos, possuem respiração pulmonar e se comunicam através de um canto próprio, mesmo em longas distâncias. Acredita-se que haja 40 espécies desse animal pelo mundo.

Outra criatura marinha assustadora é o tubarão, uma das mais antigas espécies da terra, e que habita o fundo do mar há quase 200 milhões de anos. Tubarões possuem um excelente senso de direção e de movimentação, são predadores natos e sobreviver a um ataque desse bicho é quase um milagre.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aquáticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *