O que é Hydrurga Leptonyx?
Hydrurga leptonyx é o nome científico do animal que é popularmente conhecido como foca-leopardo. É mais comum nas águas polares e subpolares do Hemisfério Sul, ao longo da costa da Antártida e na maioria das ilhas sub-antárcticas. Alguns animais dessa espécie podem ser encontrados nas costas da África do Sul, sul da Austrália, Tasmânia, Nova Zelândia, Costa Atlântica da América do Sul, entre outros.
Quando adulto o de Hydrurga leptonyx chega a ter de 2 a 3 metros de comprimento, sendo as fêmeas, em média, um pouco maiores que os machos. A coloração é escura na parte de cima dando lugar ao pálido prateado nas laterais e abaixo, com variados graus de identificação. Além de ter caninos bem desenvolvidos, a dentição do Hydrurga leptonyx é composta por três tubérculos ou lóbulos, Estes dentes complexos permitem que a foca leopardo filtre a água.
Descrição da Hydrurga Leptonyx
A Hydrurga leptonyx pode viver por mais de 26 anos, as orcas e grandes tubarões são seus predadores naturais. Junto com todas as outras focas, que pertencem à família Phocidae, é a única espécie do gênero Hydrurga. O hydrurga nome significa “trabalhador da água” e leptonyx é uma palavra de origem grega que denomina “garras pequenas.”
A foca leopardo vive nas águas frias que cercam a Antártida. Durante os meses de verão, o animal passa quase todo o seu tempo na água, no inverno, ele vai para o norte da Antártica. Ocasionalmente, algumas focas leopardo podem ser avistadas na costa sul da América do Sul, Austrália e Nova Zelândia, os animais mais jovens são encontrados com maior frequência no norte.
A foca leopardo é um animal solitário, se reúnem em pequenos grupos apenas quando é hora de acasalar. A fêmea cava um buraco no gelo e, após uma gestação de nove meses, dá à luz um único filhote durante o verão antártico. Ela o protege até que ele seja capaz de se cuidar sozinho. São animais muito silenciosos, exceto por alguns ruídos grunhidos e rosnados.
Alimentação da Hydrurga Leptonyx
A Hydrurga leptonyx alimenta-se de uma grande variedade de outros animais, como lulas, peixes, pinguins e outras aves marinhas. Em se tratando da caça aos pinguins, a foca leopardo patrulha as águas perto das bordas do gelo, ficando quase totalmente submersa, esperando para que os pássaros entrem no oceano. Ela mata o pássaro, agarrando-o pelos pés, em seguida, agitando vigorosamente o pinguim batendo seu corpo contra a superfície da água várias vezes até que ele morra.
Focas leopardo são muito perigosas para os seres humanos, mas os ataques raramente são relatados, pois em seu habitat não há seres humanos circulando livremente, assim como os pinguins e outros animais dos quais a Hydrurga leptonyx é predador.
Por Heloisa Prado