A Falsa Orca possui esse nome devido ao fato de frequentemente ser confundida por observadores inexperientes, que confundem essa espécie com as orcas. Mas o seu tamanho e a sua forma do corpo são bastante inferior, comparado com as orcas e por isso, é fácil distingui-las.
A Falsa Orca é uma espécie bastante encontrada em todo o mundo, principalmente em regiões tropicais e temperadas dos oceanos, mas também pode ser encontrada próxima à costa e em águas frias. No Brasil, há registros dessa espécie em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraíba e Bahia.

Falsa Orca
Essa espécie é bastante conhecida e muito querida, por pessoas de todo o mundo. Existem muitos programas de ajuda a varias espécies de animais que também estão a serviço dessa espécie, criando projetos que visam à preservação e formas adequadas para garantir a não extinção da Falsa Orca que é tão querida e importante.
Características Gerais da Falsa Orca
O comprimento máximo dessa espécie é entre 5 e 6 metros. Geralmente, os machos são mais pesados do que as fêmeas e eles podem chegar a pesar até 2,2 toneladas e elas até 1,1 tonelada.
O corpo desse animal é extenso e delgado, podendo apresentar algumas marcas e cicatrizes. A cabeça é pequena de forma oval, sendo arredondada ou discretamente cônica. Não possui o rostro (bico). Sua coloração chega a ser quase toda preta e é interrompida por uma mancha de cor cinza claro que possui forma de âncora, na parte ventral entre as nadadeiras peitorais e possui outras manchas de tom claro que podem ser encontradas nos lados da cabeça. Suas nadadeiras peitorais são compridas e estreitas com uma curva que se parece um cotovelo e extremidades pontudas.
A nadadeira dorsal está localizada no centro do dorso e é alta e falcada. A Falsa Orca pode apresentar de 16 a 22 pares de dentes que são grandes e grossos.

Especie
Essa espécie chega a maturidade sexual com aproximadamente 3,5 metros de comprimento, entre 8 e 14 anos de idade. A gestação dura cerca de 15 meses, e a fêmea da à luz a um filhote somente. A amamentação pode chegar até os 18 meses. A falsa Orca tem uma expectativa de vida de pelo ao menos 22 anos.
As Falsas Orcas vivem em companhia e costuma formar grupos de 10 a 50 indivíduos de ambos os sexos e de todas as variações de idade. Elas se alimentam de lulas e peixes grandes.
A Espécie em Cativeiro
A Falsa Orca pode ser encontrada em cativeiro, pois elas se adaptam muito bem a este local e possuem muita facilidade de aprendizado. Elas são bastante rápidas, ativas e acrobáticas, pois realizam saltos tão altos e graciosos como os golfinhos.

Adaptação
Apesar de ser um animal bastante popular, a sua exibição em oceanários não é muito comum.
Por: Érica Ap. Gomes