Baleia Minke é um nome dado a duas espécies de mamíferos marinhos pertencentes a um clado dentro da subordem dos misticetos. O nome é uma adaptação da nome noruegues minkehval, surgiu possivelmente depois que um especialista em baleias norueguês chamado Meincke, confundiu baleia minke do norte com uma baleia azul.
Baleias-Minke são as menores baleias com barbatanas que existem. As baleias de barbatana não possuem dentes, ao invés disso, uma espécia de placa que serve como uma lâmina na hora de se alimentar, que é utilizada para filtrar seu alimento da água do mar. A baleia-minke bebe grandes goles de água do mar e, em seguida, ela fecha a boca prendendo a sua comida através das barbatanas.
Há duas espécies de baleias-minke, a minke do Hemisfério Norte, conhecida como Balaenoptera acutorostrata e a minke do Hemisfério Sul, Balaenoptera bonaerensis.
Características da Baleia-Minke
As baleias-minke têm um focinho apontado de forma acentuada e uma longa crista na cabeça. A sua nadadeira dorsal é de cerca de dois terços do caminho para baixo o centro de suas costas. Elas possuem cor escura no lado superior – geralmente preto, cinza ou marrom e cor clara na barriga. Especialmente as baleias minke do Hemisfério Norte tem uma faixa branca em cada barbatana Uma característica ausente das baleias-minke do Hemisfério Sul.
Minkes preferem temperaturas mais baixas, assim como a água ao redor da Grã-Bretanha. Elas são geralmente vistas isoladas durante os meses de verão, no inverno, tendem a migrar para perto do Equador. As baleias-minke podem ficar submersas por até 20 minutos. Podem atingir entre 7 e 10 metros de comprimento. As fêmeas geralmente são maiores que os machos.
As baleias-minke se alimentam de peixes e crustáceos do tipo krill e são encontradas na costa oeste da Escócia e da Irlanda do Norte.
Curiosidades Sobre a Baleia-Minke
Em novembro de 2007, uma baleia minke encalhou em um banco de areia na Amazônia a cerca de 1.600 quilômetros do mar. Os cientistas disseram que a baleia tinha 5,5 metros de comprimento, pesava cerca de 11 toneladas e uma equipe estava trabalhando para devolvê-lo ao mar.
A baleia ficou encalhada perto de Santarém no estado do Pará e pouco tempo depois acabou morrendo, seu cadáver foi descoberto na semana seguinte pela população local.
As baleias-minke estão amplamente distribuídas em todo o mundo, comumente encontrada a partir dos pólos para os trópicos, mas eles preferem o mar aberto. No Atlântico Nordeste, a população total de baleias-minke é estimada em 103.000 animais.
Recentes estudos genéticos de baleias-minke na Antártica indicam que a população atual é provável que seja inferior ou igual a níveis históricos. De acordo com análises feitas por um estudioso, a população da baleia-minke no local é estimada em 670.000 indivíduos.
Por Heloisa Prado