A Balaena mysticetus, mais conhecida como Baleia da Groenlândia, vive nas águas mais frias do Hemisfério Norte. Do total da população atual, cerca de 700 são encontradas no Atlântico Norte, enquanto 7.000 estão localizadas no norte do Pacífico. Durante o verão, elas podem ser encontradas em baías, estreitos e estuários.
Características da Baleia da Groenlândia
A Balaena mysticetus é a segunda maior baleia do mundo, perdendo apenas para a baleia azul (Balaenoptera musculus). Seu nome popular em inglês é “bowhead”, que em português significa cabeça de arco, e foi dado exatamente por causa de sua boca em forma de arco. A mandíbula inferior forma uma espécie de letra U em torno da mandíbula superior. Esta mandíbula inferior é normalmente marcada com manchas brancas, contrastando com o resto do corpo da baleia, que é preto.
A barbatana na boca da Baleia da Groenlândia é maior do que de qualquer cetáceo, e possui de 300 a 450 centímetros de comprimento. O crânio possui quase um terço do comprimento total do corpo, é curvo e assimétrico.
As Baleias da Groenlândia, em média, possuem 18 metros de comprimento e pesam cerca de 100 toneladas. Ela também tem uma barbatana peitoral, considerada pequena para o seu tamanho, com menos de 200 centímetros de comprimento.
As fêmeas medem entre 16 e 18 metros de comprimento, já os machos têm entre 14 e 17 metros de comprimento. O peso médio das Baleias da Groenlândia fica entre 75.000 a 100.00 quilos.
Reprodução da Baleia da Groenlândia
Os machos atraem as fêmeas através de seu canto. O acasalamento geralmente ocorre durante o final do inverno e o início da primavera. A migração da primavera acontece logo após a fêmea dar à luz, entre abril e junho. A maioria dos nascimentos ocorre no mês de maio.
Demora 20 anos para uma Baleia da Groenlândia atingir a maturidade sexual. Quando isso acontece, elas costumar estar medindo de 12,3 a 14,2 metros de comprimento. As fêmeas geralmente atingem a maturidade sexual antes dos machos e possuem de 1 a 2 metros a mais que os machos. Em alguns casos, podem ocorrer o pseudo-hermafroditismo, fazendo uma baleia parecer fêmea, mas também com órgãos sexuais masculinos.
- Intervalo Entre as Gestações: O intervalo entre as gestações costuma ser de 3 a 4 anos.
- Número Médio de Filhotes em cada Gestação: 1
- Faixa Etária do Desmame: 9 a 15 meses de vida
- Época do Acasalamento: A reprodução ocorre do final do inverno até o início da primavera.
- Período de Gestação: 12 a 16 meses
- Média de Idade da Maturidade Sexual ou Reprodutiva Feminina: 20 anos
- Média de Idade da Maturidade Sexual ou Reprodutiva Masculina: 25 anos
Os filhotes nascem medindo de 4,25 a 5,25 metros. Eles crescem, aproximadamente, 1,5 cm por dia. O filhote é alimentado com o leite de sua mãe até ser desmamado, o que ocorre entre nove e 15 meses após o nascimento.
Após o desmame, a taxa de crescimento diminui. Depois que os nascimentos ocorrem, as baleias se separam em grupos, a fim de migrar. Os filhotes e as mães ficam no grupo da frente, para que tenham prioridade quando encontrar alimentos.
Na maior parte dos casos, são as fêmeas que cuidam dos filhotes, mas já foram vistos casos em que as Baleias da Groenlândia permaneciam em grupos de três, formados por: um macho adulto, uma fêmea adulta e um filhote.
Expectativa de Vida da Baleia da Groenlândia
O tempo de vida médio das Baleias da Groenlândia em cativeiro é de 60 a 70 anos de idade. No entanto, pesquisas descobriram vestígios de animais com até 200 anos, fazendo com que as Baleias da Groenlândia fossem consideradas como a espécie de mamíferos com a maior expectativa de vida.
Comportamento da Baleia da Groenlândia
Ao migrar, as Baleias da Groenlândia se dividem em três grupos menores, que migram durante a primavera e o outono. Os grupos nos quais elas se dividem são: baleias jovens, baleias maduras e adultas de grande porte. Cada uma das unidades populacionais mostra um padrão de migração distinto, que dependente da oferta de alimentos e da extensão ou recessão da calota de gelo polar.
As Baleias da Groenlândia estão protegidas dos predadores por causa do seu grande tamanho. Elas também são conhecidas por se abrigar sob gelos flutuantes. Como as águas oceânicas das regiões polares ficam congeladas, elas nadam debaixo das calotas que se formam. A fim de sobreviver sob as calotas de gelo, a Baleia da Groenlândia pode romper o gelo para conseguir respirar, mas de forma que os predadores não consigam alcançá-la.
Hábitos Alimentares da Baleia da Groenlândia
A Balaena mysticetus é uma baleia, o que significa que a maior parte de sua alimentação vem do ato de filtrar a água através de suas barbatanas, alimentando-se dos organismos capturados e jogando o restante da água para fora. Às vezes, podem se alimentar de maneira direta durante a migração da primavera e durante os meses de inverno.
Elas comem zooplâncton, crustáceos, copépodes e alguns organismos bentônicos. Os zooplânctons não oferecem os nutrientes que os filhotes de Baleia da Groenlândia precisam. Mas, conforme elas atingem a maturidade, eles se tornam alimentos mais completos.
Os copépodes são pequenos crustáceos que uma Baleia da Groenlândia pode ingerir cerca de 50.000 unidades por minuto. Elas formam grupos de até quatorze indivíduos, que se posicionam em forma de V. Nesta formação, elas nadam sempre na mesma velocidade e se alimentam juntos.
Estado de Conservação da Baleia da Groenlândia
Os esforços de conservação para a Baleia da Groenlândia envolvem reduzir ou acabar com a caça desta espécie. Agências que estão trabalhando na conservação das espécies estão: A Comissão Baleeira dos Esquimós do Alasca e a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional.
Povos nativos foram autorizados a caçar apenas uma baleia a cada dois anos. A população de baleias sofreu uma redução como resultado da grande expansão da indústria baleeira, que começou a partir do ano de 1600 e foi até o início de 1900.
A Baleia da Groenlândia é também chamada de Baleia da Gronelância. As baleias são os maiores mamíferos aquáticos da Terra e podem viver por muitos anos. A Baleia da Groenlândia possui o record, podendo chegar a 210 anos.
Essas baleias medem até 20 metros de comprimento e só sua cabeça já mede 8 metros. Apresentam coloração preta em todo o corpo, com excessão de algumas partes esbranquiçadas.