As Baleias
O mundo animal atualmente conta com uma variedade imensa de espécies do mais variados tipos e características. A cada dia que passa os estudos e pesquisas revelam curiosidades e dados importantes sobre os mais variados animais que constituem essa gama tão fascinante que é o mundo animal.
As baleias são um exemplo dos animais, que possuem uma infinidade de espécies e, que surpreendem os estudiosos e pesquisadores com suas curiosidades e características tão singulares.
As baleias são mamíferos que vivem da água desde seu nascimento até a sua morte e pertencem à Classe dos Cetáceos. Devido à ausência de guelra, precisam subir até a superfície do mar para que possam respirar. O comprimento das baleias pode chegar até 4 metros de comprimento. Existem cerca de 40 espécies de baleias atualmente, das quais metade está ameaçada de extinção, decorrente do desrespeito às práticas de caça pelos países.
Para que a baleia possa submergir, uma camada de gordura cobre seu corpo, mantendo também a temperatura do corpo e armazenando energia. As narinas que são localizadas no alto da cabeça soltam um ar quente, quando as baleias sobem para respirar. O ar quente em contato com a atmosfera transforma-se em gotas de água, que podem chegar até 6 metros de altura.
A Baleia Bicuda de Gray
Uma das espécies da baleia é a Baleia Bicuda de Gray, que é um dos membros mais conhecidos do gênero Mesoplodon. O nome científico da baleia refere-se a John Edward Gray, um zoologista no Museu Britânico. Esta espécie é bastante sociável e é notável por ser uma baleia bicuda, como a baleia bicuda de Cuvier.
O bico da baleia é muito longo e a linha de sua boca é relativamente simples. Em ambos os sexos, há 17-22 fileiras de pequenos dentes localizados na parte posterior da boca, que mal se projetam além da goma. Nos machos, há dois pequenos dentes triangulares presentes no meio da boca. A coloração geral é escura por cima e leve abaixo, e ambos os sexos têm um bico branco.
As Fêmeas
As fêmeas são mais leves na parte superior e ter mais marcação branca perto da genitália. Os machos adultos têm cicatrizes típicas da luta. As fêmeas atingem, pelo menos, 5,3 metros (17 pés e 6 polegadas), enquanto que machos atingem 5,7 metros (19 pés) e pesa cerca de 1100 kg (2400 libras) Acredita-se que o comprimento quando nascem seja de 2,4 metros (7 pés e 10 polegadas)
A baleia bicuda de Gray é muito sociável. Ela tem uma tendência à vertente em grandes grupos, uma vez que envolve 20 indivíduos. Os dentes superiores podem ser utilizados na exploração de presas. É encontrada nas águas temperadas frias do hemisfério sul. Não existem estimativas de população, mas acredita-se ser bastante comum. Apesar das baleias estarem ameaçadas de extinção, baleias bicudas de gray não têm sido caçadas de forma deliberada e que não tenham sido enredados nas artes de pesca.
Por: Renata Reis