Baleia Bicuda de Cuvier

As Baleias

Baleia Bicuda de Cuvier

Baleia Bicuda de Cuvier

Um dos animais mais temidos, depois dos tubarões pode-se dizer que talvez sejam as baleias. As baleias são animais que a princípio assustam devido ao seu tamanho e seu peso. Porém, ao contrário do que é falado, as baleias não são assassinas, apenas agem quando se sentem ameaçadas.

As baleias são animais que atualmente estão ameaçados de extinção, devido à atividade de caça. Foi fixado um limite de caça pela Comissão Internacional da Baleia, que reúne cerca de 15 países, estipulando a caça de 20.00 baleias por ano, porém esse limite não está sendo respeitado e as baleias estão ameaçadas de extinção. As baleias são da ordem dos cetáceos, que abrange cerca de 78 espécies de baleias, toninhas e delfins existentes. Espécies que medem mais de 4 metros de comprimento são denominadas baleias e os menores são denominados toninhas ou delfins.

A Baleia Bicuda de Cuvier

Fotos

Fotos

A baleia-bicuda de Cuvier tem um bico curto em comparação com outras espécies, em sua família. Sua cabeça é pequena e não há definição nítida do seu pequeno bico. Na sua garganta há dois sulcos em formato de “V”. Parte do seu corpo varia: alguns são cinza escuro, outras em tons acastanhados. A barbatana dorsal varia em forma de triangular para altamente falciforme. A casualidade da baleia é de cerca de um quarto do comprimento do corpo.

A baleia cresce aproximadamente 7 metros (23 pés) de comprimento, sendo seu comprimento máximo de 7,5 metros. Pesa cerca de 2 – 3 toneladas. Vivem em média 30 anos, porém há registros de baleias que viveram 50 anos. A gestação da baleia bicuda de cuvier dura aproximadamente 16 meses e o nascimento é de apenas uma cria que mede cerca de 2,5 metros. Sua alimentação é à base de peixes, lulas e crustáceos.

Habitat e Extinção

Espécie

Espécie

As baleias bicudas são encontradas em águas tropicais e temperadas dos oceanos e são cosmopolitas. Sua escala é conhecida principalmente a partir de encalhes. É muito difundida em todo o Atlântico, Pacífico e Índico. No litoral brasileiro, já se registraram aparecimentos no Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Paraíba e Fernando de Noronha. Recentemente, há registro de encalhamento de uma baleia bicuda de cuvier nas margens da Praia de Iracema.

As águas profundas são as preferidas como seus habitat. As baleias bicudas também podem ser sensíveis ao ruído. A maior incidência de encalhes foi gravado em mares ruidosos, como o Mediterrâneo. Formam grupos de três a dez e podem realizar mergulhos bem profundos e chegam a ficar submersas por aproximadamente 40 minutos ou mais. São exemplares ameaçados de extinção como as outras espécies, principalmente pelas caças realizadas pelos japoneses no Pacífico Norte..Segue abaixo sua classificação científica:

Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Mammalia
Ordem:Cetácea
Subordem:Odontoceti
Família:Ziphiidae
Gênero:Ziphius

Por: Renata Reis

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aquáticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *