Como Evitar o Mau Hálito Dos Cães

Os Benefícios De Se Conviver Com Animais

Sabemos que conviver com um animal de estimação faz muito bem para a nossa saúde, muitos estudos já demonstraram que o contato com os animais aumenta a produção de endorfina no organismo, o hormônio que causa prazer e sensação de bem-estar.

Além disso, o convívio com um cão ou gato diminui a pressão sanguínea, os níveis de colesterol e do estresse, além de também reduzir o risco de problemas cardiovasculares. Vale ainda ressaltar que o animal de estimação alegra a casa e enche o coração do tutor de vida, além de ensinar muito, alguns especialistas dizem que o convívio com um animal é capaz de curar estresse, além de auxiliar tratamentos médicos (estes já comprovados) desde doenças degenerativas, a síndromes e fisioterapias (como a equino-terapia).

Cuidados Com Os Bichinhos

Ter bichos de estimação não traz apenas bônus, temos que ficar atentos aos cuidados que devemos ter com eles, a começar pela saúde do animal, quando falamos de cachorros, é necessário se passear com ele pela rua, eles não gostam de ficar trancados em casa, se não puder as 3 (três) diárias que os veterinários recomendam, pelo menos 1 (uma) por dia já ajuda a não deixar o animal sedentário e isolado do mundo.

Outro cuidado que você deverá ter com seu bichinho é levá-lo regularmente ao veterinário, Pois, desta forma você não terá susto tão grandes com seus bichinhos, além de prevenir doenças bobas, como a dermatite causada por mordida de pulgas, carrapatos e outros tipos de parasitas. Não precisamos falar sobre a alimentação, mas lembre-se de dar sempre o alimento certo para seu bichinho, evite dar comida de humanos para eles, faz muito mal para cães e gatos, ou seja, ração balanceada e em boa quantidade.

E o ultimo item, porém não menos importante a higiene do animal. Lembre-se que o animal precisa de banho toda semana, se o pelo for grande, ele precisa de escovação pelo menos 3 vezes por semana, assim os pelos caem e dão vida aos novos, além de estimular a pele do animal. Você deve lembrar também de sempre cortar as unhas dos cachorros, para que eles não tenham problemas futuros, mas o mais sério e que a maioria dos tutores de animais não fazem é a escovação dentaria, sim é necessário escovar os dentes dos cachorros, por vários problemas, veja a seguir alguns.

Problemas Causados Pela Falta De Escovação Nos Dentes Dos Cachorros

Você se espantou porque é necessário ser feita a escovação dos dentes dos cachorros? Os animais são tais quais os humanos, tem, muitos problemas na boca, caso não tenham a dentição escovada regularmente, no caso da gente, são necessárias pelo menos 3 (três) vezes ao dia, com eles, os veterinários recomendam pelo menos 2 vezes por semana. Isso mesmo, pelo menos, pela vontade do veterinário o ideal é que todo dia é dia de escovar os dentes dos cachorros.

Já passou pela sua cabeça, que os cachorros podem ter os mesmo problemas nos dentes, como tártaro, gengivite, cáries, periodontite, placa bacteriana, esmalte frágil e mau hálito.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ApwlqbJ79iE[/youtube]

O Mau Hálito Em Cães

 Por incrível que pareça esta é uma doença muito comum nos cães, pois a maioria dos tutores não fazem a escovação dos animais, mesmo sendo extremamente desagradável, este problema é muito comum, e lembre-se da mesma forma como no homem, o mau hálito pode ser sinal de algo mais grave no corpo do seu bichinho.

Vale ressaltar que controlar o mau hálito será um tanto quanto difícil, o ideal e mais recomendado é tratar a raiz do problema, pois se esta não for tratada poderá evoluir para algo ainda mais grave, como a perda dos dentes ou até problemas cardíacos, isso mesmo bactérias que estão na boca, podem causar problemas cardíacos e isso vale para os humanos também.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6fFgrajJaL4[/youtube]

Outros Problemas Que a Falta De Escovação Pode Ocasionar

 Como já foi dito anteriormente, a falta de escovação pode gerar uma série de problemas na boca e na saúde de seu bichinho de estimação, com a proliferação do tártaro na boca do seu cachorro, o mau cheiro pode ser sentido, assim como o fato de umedecer a ração também gera mau hálito.

Com o acúmulo do tártaro na gengiva do animal, e a ação do tempo, pode gerar lesões, agravadas pela gengivite, e assim levando o animal a perder o dente. Algumas toxinas que atacam a bocas dos cães podem ser extremamente maléficas para o fígado e coração, além de pulmões e rins.

A carie nem é tão comum nos cães, como é em nós humanos, afinal eles possuem uma saliva com uma maior concentração de amonéaco, (agente que neutraliza as ações dos ácidos responsáveis pela formação da cárie), mas mesmo assim também pode levar a perda de dentes e de muitas dores para o animal.

Como Evitar Que Seu Animal Tenha Mau Hálito

Para muitos tutores o que se recomenda para ajudar o cachorro a se livrar na placa bacteriana, aquela que ajuda a proliferar o mau hálito do bichinho, pode parecer besteira e não muito útil  Mas, sirva aqueles biscoitos caninos, as tiras de couro, aqueles ossos brancos (feitos de pele), tudo isso ajuda a fazer a limpeza da boca do cachorro.

Se você tiver uma condição financeira melhor, compre uma ração que em sua fórmula já ajuda a prevenir os problemas bucais e principalmente o mau hálito. Alguns brinquedinhos dos animais também servem para ajudar a remover a placa bacteriana.

Se você costuma servir comidas humanas ou alguns enlatados, tenha atenção redobrada, elas costumam acelerar o aparecimento da placa na boca do cão, além de inflamar gengivas.

Caso você observe que seu cão anda sem apetite, procure verificar se os dentes estão todos em ordem, se a gengiva não está inflamada, ou se tem algum outro problema.

Escovação Dos Animais

Já foi falado anteriormente que se deve escovar os dentes dos animais, pelo menos 2 vezes por semana, mas você não sabe onde encontra a pasta de dentes especial de cachorro (lembre-se a nossa é sabão) e a escova. Vá a pet que você sempre compra as coisinhas do seu animalzinho, em quase todas as pets já são comercializadas as escovas e as pastas dentárias.

Se seu animal for adulto, vá acostumando-o aos poucos, comece com 1 escovação semanal e depois vá aumentando, até chegar o ideal, sempre que possível olhe os dentes do cachorro, para ver se esta tudo bem, e peça que o veterinário faça o mesmo durante as visitas que você e seu animalzinho ficar ao médico. Todos esses cuidados evitam e previnem que seu cãozinho tenha mau hálito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *