Águia-cinzenta (Harpyhaliaetus Coronatus): Espécie Ameaçada

Quem vê rapidamente uma Águia-cinzenta pode ter a ilusão de estar olhando para um exemplar de coruja, o rosto dessas duas aves tem uma grande semelhança. Porém, a Águia-cinzenta (Harpyhaliaetus coronatus) pertence a família Accipitridae e pode ser chamada ainda de águia-coroada. Atualmente, pode não ser tão comum se deparar com uma águia dessa espécie uma vez que ela se encontra ameaçada e consta na lista dos livros vermelhos de animais ameaçados de extinção que foi elaborada pelo IBAMA. Saiba um pouco mais sobre essa ave fascinante que pode estar com os seus dias contados infelizmente.

A Ameaça De Extinção

A Águia-cinzenta está na lista das aves com grande chance de extinção em todos os estados em que ela ocorre. Os fatores que tem levado a espécie a desaparecer são o avanço da agricultura, descaracterização do seu habitat e também o abate indiscriminado. Uma ave de porte poderoso que está vivendo uma situação bastante difícil de administrar. Uma curiosidade é que a Águia-cinzenta é um accipitriforme naturalmente raro, pelo fato de se tratar de uma espécie de porte avantajado necessita de grandes presas e áreas significativas para construir os seus territórios de alimentação e reprodução. As aves dessa espécie preferem habitats abertos ou semiflorestados, podem se tornar um alvo fácil de caça já que pode ser considerada uma ameaça para animais domésticos. A Águia-cinzenta sobrevoa veredas e matas ciliares do cerrado, pousa no alto de buritis e de lá emite uma fina voz de alarme. Uma ave imponente que aos poucos está deixando de ser vista na natureza.

As Características Águia-cinzenta

A Águia-cinzenta é um dos maiores espécimes de accipitriformes dentre os que são encontrados no Brasil. Podem atingir de 75 a 80 cm e pesar em torno de 3,5 kg. A versão adulta dessa ave apresenta uma plumagem geral cinza-chumbo e tem um penacho em forma de coroa e uma cauda curta com uma única faixa cinza.

A Alimentação Da Águia-cinzenta

A alimentação dessa ave é constituída de mamíferos como lebres, gambás, tatus, ratos silvestres, entre outros, também pode comer outras aves e répteis. Além disso, a Águia-cinzenta pode consumir animais mortos que encontra pelo seu caminho como galinhas, ovelhas entre outros.

A Reprodução Da Águia-cinzenta

Durante o período reprodutivo a Águia-cinzenta coloca um único ovo branco que pode ter manchas cinzas ou amarelas. Fora do seu período reprodutivo pode viver solitária, tem o hábito de ficar a espreita num galho no alto das árvores. O seu ninho é construído com galhos secos na borda de veredas.

Os Hábitos Da Águia-cinzenta

Essa ave vive solitária ou mesmo em casais, habita os Campos Naturais, o Cerrado e a Caatinga. Pode passar a maior parte do dia pousada em cercas, postes e cupinzeiros. Em geral essas aves emitem vocalizações e relutam em abandonar o seu poleiro quando são perturbadas.

A Distribuição Geográfica

A Águia-cinzenta pode ser encontrada no Brasil Central e leste-meridional de São Paulo, Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Essa ave pode ser encontrada em outros países da América Latina como Argentina e Bolívia.

Águia-cinzenta: Naturalmente Rara e Bela

O gavião de grande porte águia-cinzenta (Harpyhaliaetus coronatus) é bastante imponente e tem hábitos solitários, o máximo de agrupamento que é possível observar é em casais durante o período reprodutivo. Isso contribui e muito para a áurea de mistério que cerca essa ave. O temperamento da águia-cinzenta é bastante forte e para se proteger ela costuma observar a movimentação do alto de árvores. O ninho que essa ave se empenha para construir é utilizado para encubar apenas um ovo. Depois que os ovos eclodem os filhotinhos ficam sob os cuidados maternos por cerca de seis meses. Uma ave com uma excelente visão, o que a ajuda bastante a caçar as suas presas. Para se ter uma ideia a sua visão pode enxergar outro animal a cerca de 400 metros de altura. Apesar de estar presente em vários estados brasileiros e em outros países da América Latina a águia-cinzenta é bastante rara na sua distribuição. Dificilmente você encontra essas aves mesmo que em seus habitats preferenciais.

O Desaparecimento Da Águia-cinzenta (Harpyhaliaetus Coronatus)

Um animal tão forte, esperto e precavido deveria ser encontrado aos montes, porém, por algum motivo está desaparecendo. Saiba um pouco mais sobre as ameaças que estão tornando essas aves ainda mais raras.

As Ameaças

A águia-cinzenta é um falconiforme que já é raro por natureza, a ordem dos falconiformes conta com cerca de 300 espécies apenas. O porte dessa ave é avantajado e por esse motivo depende de presas e área grandes para poder constituir os seus territórios de alimentação bem como de reprodução. Os habitats preferidos dessas aves são os abertos ou semiflorestados, um dos motivos que tornou a águia-cinzenta um alvo fácil para caçadores, principalmente fazendeiros. Como essas águias acabam caçando animais da criação de fazendas se tornam um predador do rebanho e por isso os fazendeiros se dedicam ao seu abate. Porém, esse ainda não é o principal motivo da caça de águia-cinzentas, o avança da agricultura e a descaracterização de seus habitats originais tem tirado o espaço dessas aves na natureza. O Cerrado é o bioma com maior quantidade de populações de espécies e a sua alta degradação tem representado um desaparecimento de muitas delas, incluindo essa ave.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=eYdoOy_EkGw[/youtube]

O Que Está Sendo Feito?

A partir do momento que o problema do desaparecimento de inúmeras espécies do Cerrado tem se mostrado mais efetivo foram adotadas algumas medidas em busca de uma solução. Entre essas medidas podemos destacar a criação de mosaicos de Unidades de Conservação, o planejamento de um uso do solo mais consciente bem como a manutenção de reservas legais e áreas de proteção permanentes. Essas podem ser opções efetivas, mas também é necessário diminuir a perseguição e o abate dessas aves através de uma fiscalização e de um trabalho de educação ambiental. Por fim é essencial que passe a existir um programa de conservação ex situ para essa espécie. Isso deve ser feito antes que a sua população esteja em níveis críticos. A águia-cinzenta é uma ave naturalmente rara e bela que precisa de uma atenção especial.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=BD4Rc4y4Kd0[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *