Realizar a prática de exercícios não é apenas um luxo, é uma grande necessidade para que se possa manter um bem estar físico e mental em níveis saudáveis da saúde tanto de humanos como de animais.
Como acontece com as pessoas, a obesidade vem cada vez mais se tornando um grande problema de saúde, principalmente entre os animais. Ela evita que eles possam realizar muitas atividades físicas, podem diminuir a velocidade e também a sua resistência. Tornando até mesmo algo difícil para seu animal de estimação lidar simplesmente com um dia de calor. A obesidade nos animais está associada a diversos problemas de saúde, como por exemplo alterações artríticas em articulações que estão sobrecarregadas excessivamente, um aumento de riscos de rupturas de ligamentos, problemas cervicais, além de pressão alta, problemas de coração, diabetes, dificuldades respiratórias, alterações de funções dos rins, aumentos de riscos cirúrgicos, problemas de pele, flatulência, problemas de parto além de aumentar até mesmo a possibilidade do seu bichinho de estimação ter câncer.
Se todas estas ameaças físicas associadas com a obesidade e ainda o comportamento mórbido do seu animal de estimação não são o suficiente, existem diversos aspectos comportamentais envolvendo a falta de exercícios. Existem raras exceções de animais de estimação que costumam ser ativos por natureza. Isto está na genética da maior parte deles, principalmente para cães e gatos, a corrida pela presa por diversos quilômetros e com muita resistência. O que poderá impedir o seu animal a ter um nível de atividade diferenciado e geneticamente programada, construindo apenas sentimentos de frustração, que normalmente se apresenta em forma de hiperatividade, barulhos, móveis destruídos, objetos da casa quebrados, má alimentação e até mesmo uma agressividade. Certamente a falta de exercícios é uma das principais razões por trás de vários problemas de comportamento.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ZIzDarhmYNU[/youtube]
O Que Fazer Nestas Situações Caso Sejam Frequentes?
Existem ao redor do mundo, até mesmo academias especializadas em exercícios físicos para animais de estimação, uma tendência que vem chegando cada vez mais ao Brasil. Não é apenas o tratamento de doenças e ainda problemas de saúde. A realização de exercícios físicos para animais são essenciais para que mantenham seus bichinhos de estimação alegres e felizes.
Não pense você que se deixar seu bichinho de estimação no quintal sozinho ele irá se exercitar. A menos que tenha um amigo ou também várias fontes de estimulação do outro lado da cerca, ele poderá ficar parado por horas, ou dormir por horas, ou mesmo nem querer talvez fazer nada. Para isto você irá precisar fazer companhia para o bichinho para que ele possa se sentir motivado.
No caso de filhotes por exemplo, eles precisam de ciclos curtos de exercício. Jamais eles devem ser empurrados para passar seus limites. Correr por vários quilômetros com um animal que tem apenas 4 meses de idade poderá acabar com ele. Procure ser gradual e mude o seu ritmo para ajudar. Procure ainda o levar para lugares abertos onde ele deverá ter um contato com outros animais. Se por acaso seu bichinho já aguenta a companhia, procure levar ele para passeios de bicicleta no bairro, cuidando para que ele não lhe desequilibre é claro. A natação também é uma ótima alternativa para alguns bichinhos de estimação que são mais nervosos.
Até mesmo animais que estão velhos ou doentes poderão praticar exercícios. Utilizar objetos barulhentos, brincadeiras de baixo impacto, caminhadas ao lado de animais cegos. Jogos que possam fazer seus animais pensar, como por exemplo esconder objetos ou até mesmo em alguns casos a realização de jogos de comando. As variações de brincadeiras são muitas e certamente seu bichinho irá ficar muito feliz.
O momento de realização de exercícios físicos é o momento de conexão entre seu animal de estimação e seu dono, onde você deverá fortalecer os laços criando um elo cada vez mais forte. Vale lembrar que os animais precisam também de uma boa saúde social para que possam ser felizes. Assim como nós os exercícios físicos com certeza melhoram a qualidade de vida dos animais. Por este motivo procure não renegar a natureza de seu bichinho de estimação e pratique exercícios com ele. Não leve como desculpa morar em um apartamento e procure sair de casa com ele que você não irá se arrepender.
Os Exercícios Físicos Na Vida Dos Animais
Se você acha que somente os humanos precisam se alimentar bem e fazer exercícios físicos está totalmente errado. Para que possa ter uma vida bastante saudável, e ainda duradoura, seus amigos de estimação precisam dos mesmos cuidados, principalmente se forem com a sua ajuda.
Uma alimentação realizada rica em vitaminas, e com uma menor quantidade de gordura e sal possível ajuda bastante o animal, uma boa ração destinada as necessidades do animal, é sempre a melhor alternativa. Alimentar seu amigo garante pelos brilhosos e macios, dentes bonitos, cocô mais firme e menos riscos de doenças graves além de um maior tempo de vida.
Uma dica interessante é fazer uma avaliação da ração que oferece para seus bichinhos, que nem sempre a marca mais famosa ou a mais barata são as melhores alternativas, existem algumas que são feitas basicamente de farinha, que poderão não lhe acrescentar nenhum tipo de valor nutritivo podendo até mesmo fazer mal para a sua saúde.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_P-SIlOuLB8[/youtube]
Junto disto os exercícios devem sim ser realizados, e normalmente as pessoas acham que chegar em casa e andar 20 minutos com um cachorro na rua irá saciar a sua vontade de correr, andar e brincar. O mais recomendado é andar por uma hora por dia dividindo meia hora de manhã e meia hora de tarde. Já que eles foram feitos para correr e brincar, se o privarmos disto estamos danificando a sua saúde.
Os animais de apartamento, poderão se exercitar brincando, com bolinhas de papel, brinquedinhos, corridinhas curtas, ou mesmo dificultando o seu acesso a comida, para que ele possa se exercitar mais para chegar a seu pratinho. Vale lembrar que a atividade deverá ser incentivada para que não se possam criar animais obesos e ainda com doenças que sejam graves.