Dicas Para Viajar De Avião Com o Animal De Estimação

A maioria das famílias mais modernas possui um animal de estimação. A grande parte desses animais, é formada por gatos e cachorros e por esses serem terem hábitos e necessidades bem semelhantes às nossas, conseguimos nos identificar mais fortemente. Os animais de estimação com o passar do tempo, tornam-se tão importante na nossa convivência que não conseguimos deixá-los de fora de algumas ocasiões. As férias, por exemplo.

Acontece que viajar e deixar esses bichos em casa além de ser impossível se as férias forem mais longas, torna-se dolorido para as famílias, principalmente para as crianças, pois passar tanto tempo assim longe de seus bichinhos queridos é bem complicado. Se a família viaja de carro, é bem mais cômodo porque se pode levar seus animais sem nenhum problema, mas se a viagem é de avião, a situação complica-se um pouco mais.

Mas você sabe como fazer para levar seus bichinhos quando for viajar de avião. Enumeramos algumas dicas importantes que devem ser levadas em consideração na hora da sua viagem de férias.

1 – O Que é Indispensável Na Hora De Viajar De Avião Com Seu Animal De Estimação?

Você precisa tomar algumas providências antes de viajar com seu animal. Então para que não ocorra nenhum problema, antecipadamente providencie os seguintes itens:

  • Um chip eletrônico no seu animal – esses chips podem ser colocados na pata, na orelha ou presos à coleira. Com um aparelho próprio ou por aplicativos de celular, você conseguirá saber onde exatamente o seu animal se encontra e não perdê-lo assim de vista.
  • O boletim de vacinas do animal em dia.
  • Um atestado do médico veterinário do seu animal, comprovando que ele possui condições físicas e de saúde para fazer a viagem.
  • Uma coleira com a identificação do responsável pelo animal com nome, endereço e telefone para contato e um segundo contato para uma pessoa que possa servir como ponte em caso de eventuais acidentes.

Dependendo da empresa que você vai viajar e do tempo de viagem, pode ser necessário providenciar mais alguns itens ou cuidados, nesse caso, basta entrar em contato com a companhia aérea para ver o que é preciso além desses itens já citados.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_sEUhVB2FsE[/youtube]

2 – Informe-se Sempre Antes De Viajar, Sobre As Condições De Viagem Para Seu Animal.

Sabemos que existem todas as condições comuns de viagem, porém é sempre bom entrar em contato por telefone ou email para se certificar de todas as exigências que eles fazem para que você possa viajar com seu bichinho de estimação.  Assim que providenciar todos os itens que a empresa exige, certifique-se com um novo contato dando as especificações mais diretas de modelos de aparelhagem ou tipo de documento para que não haja bloqueio na hora de viajar.

Mantenha-se informada também sobre os valores que vai pagar e de preferência, realize todos os pagamentos antes da viagem. Como esses documentos funcionam com sistema, evite correr o risco de não ter como pagar na hora do embarque.

3 – Verifique As Condições De Viagem, Sempre De Acordo Com o Porte Do Seu Animal.

Geralmente as empresas permitem que os animais de pequeno porte viagem ao lado de seus donos, junto com outros passageiros. Essa questão varia muito de empresa para empresa e de animal para animal. Então sempre questione se o seu bichinho pode ir com você na zona de passageiros em vez de irem no porão do avião.

Se for possível essa mobilidade, verifique o que é preciso para que na hora do embarque, você não seja bloqueado. Algumas empresas exigem apenas umas caixas de transporte especialmente desenvolvidas para essa funcionalidade.

4 – Não Deixe De Realizar Todos Os Exames No Seu Animal Antes De Viajar

Assim como um idoso precisa realizar exames médicos para viajar de avião, devido algumas alterações nervosas que podem acontecer durante a viagem, os animais também precisarão. Quando estiver com a viagem totalmente programada, visite um veterinário de sua confiança e peça um check up do seu animal para saber como anda a saúde do seu bichinho de estimação.

Feito todos os exames de rotina, peça uma certificação ao veterinário que comprove a saúde do seu bicho e o autorize de fazer determinada viagem. Procure fazer isso com uma data recente à compra de passagens e à viagem para que a empresa aceite sem burocracia.

5 – Viajando Com Seu Animal De Estimação Para Outros Países.

Além de todos os pré-requisitos solicitados costumeiramente pelas nossas companhias, você deve entrar em contato também com a embaixada do país para o qual vai viajar e se informar sobre quais os requisitos exigidos para que o seu animal entre no país sem nenhum problema.

6 – Identifique Seu Animal Em Caso De Viagem No Porão

Além das identificações habituais que já devem constar na jaula onde o animal será transportado, é bem interessante você identificar o destino do seu voo assim como o local de onde partiu. Isso evita que você perca seu animal em caso de troca de aeronave ou despache de bagagens. Se possível, tenha em mãos também uma foto de seu animal para em caso de perda, poder identificá-lo com a segurança da companhia aérea e a segurança do aeroporto.

7 – Evite Lacres Excessivos

A segurança é primordial, porém evite excesso de lacres na caixa de transporte de seu animal, pois em caso de emergência pode ser complicado retirar seu bichinho de dentro da jaula. Deixe-a fechada, mas evite trancar ou passar qualquer tipo de lacre muito forte.

8 – Informe a Presença Do Seu Animal No Voo

Assim que entrar no avião informe aos comissários de bordo que você possui um animal de estimação no porão naquele voo. Em algumas ocasiões, a fiscalização sobre as condições de viagem do animal são sempre verificadas durante o voo.

9 – Transporte o Seu Animal Com Conforto

Isso deve ser feito principalmente se o voo for longo. Então coloque sempre almofadas ou algum material confortável que absorva qualquer tipo de pancada do seu animal.

10 – Cuide Bem Da Alimentação e Da Água Do Seu Animal

Como não é possível viajar com água ou comida no voo, pois a maioria das empresas não permitem, alimente o seu cão com no máximo 4 horas antes da sua viagem para que ele não sinta fome ou sede.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pPKuPpoKi3Q[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *