A origem do gato angorá é da Turquia, mais especificamente da região de Ancara sendo que a esta região também é atribuída à origem de algumas outras espécies de animais que assim como os gatos angorás também tem o pelo longo como é o caso do coelho angorá de cujo pelo é feito o cashmere. A pelagem do gato angorá é bastante longa e muito farta em especial na cauda e na volta do pescoço. Até bem pouco tempo, nos Estados Unidos, apenas os gatos brancos eram reconhecidos como da raça angorá, mas com o surgimento de lindas pelagens como a cinza azulada e um rajado muito bonito fizeram com que atualmente sejam aceitas quase todas as cores.
Características
Apesar da facilidade com que certas pessoas confundem o gato angorá com os da raça persa, as características deles são muito diferentes. O gato angorá tem corpo e cauda mais longos enquanto que a cabeça é menor sendo que as orelhas se apresentam retas. É um gato que em geral é de médio porte e têm os membros posteriores maiores o que faz com que fique com a parte de trás do corpo um pouco mais elevada que a dianteira. Tem ainda o nariz bem mais longo que o de um gato persa e apresenta tufos de pelos nas orelhas. Os olhos amendoados e grandes têm cor azul, âmbar ou então tem um olho azul e outro verde ou âmbar.
Comportamento
É um gato bastante apegado ao seu dono e a outros animais que possam existir na casa, embora a companhia preferida seja de outros gatos e se forem da mesma raça, melhor ainda. Embora mais caseiro que a maioria das outras raças, não deixa de gostar de dar seus passeios.
Precisam de Donos Tolerantes
Com o pelo longo, os angorás são gatos que necessitam de escovação diária o que dá bastante trabalho, além disso, os banhos tem de ser a cada quinzena e como estes animais adoram viver deitados em sofás e almofadas da casa, seus donos precisam ser tolerantes e ter um bom tempo disponível para cuidar deles como devem, pois somente assim poderão evitar o desconforto de uma casa cheia de pelos e os riscos de algumas alergias. Os angorás gostam de camas macias e não precisam de espaços muitos grandes para viver sendo perfeitamente adaptáveis a apartamentos.
Cuidados e Adestramento
O maior cuidado para com o gato angorá é no que se refere à escovação do pelo para evitar doenças de pele que se formam com bolos de pelo que retém sujeira e provocam infecções por fungos ou bactérias, além disso os animais ingerem muita quantidade de pelos ao se lamberem o que pode causar danos a saúde. Por serem muito inteligentes os gatos angorás são fáceis de adestrar, pois aprendem com facilidade.
que fofo 🙂
♥♥)