Dicas para conquistar o charmoso animal e fazê-lo gostar de você! Os gatos são conhecidos por serem animais geniosos e manhosos, que só fazem o que querem e a hora que bem entendem.
No entanto, embora os gatos possuam essa aparência de que não precisam dos donos isso não é verdade: existem várias coisas em que um gatinho precisa do dono, inclusive para manter a saúde em dia. Conheça dicas para cuidar bem deste animal tão peculiar e que precisa manter seu espaço para ser feliz:
Como dar banhos no gato
Todos sabem que praticamente todos os gatos detestam banho. É só chegar com água perto deles e os bichanos já fazem cara de sofrimento.
– No entanto, nem todos os gatos precisam tomar banho com freqüência. Por exemplo, os gatos de pelo curto já conseguem ficar limpos simplesmente se lambendo, pois a saliva felina tem enzimas que realizam esta tarefa.
– Os gatos que possuem pelos longos precisam sim de banho, pois o hábito de se lamber não garante a higienização correta dos pelos – o que pode provocar a proliferação de fungos.
-Vale a pena ver se vale à pena dar banho a seco, que podem ser aplicados em pet shops e em casa.
Alimentação
Os gatos necessitam de uma alimentação balanceada, como qualquer animal. Essa necessidade é suprida facilmente com rações, que são feitas especialmente para garantir a correta nutrição do animal. Algumas marcas fazem rações especiais para cuidar da dentição do gatinho.
– É importante não oferecer outra comida para o animal, a não ser que seja expressamente recomendado pelo veterinário. Outros tipos de alimentos podem prejudicar a saúde do animal e torná-lo suscetível a pessoas que não gostam de animais e podem tentar envenená-lo.
– Se quiser dar petiscos para o animal, pode oferecer atum com água, filé de frango cozido ou saches especiais. Outros alimentos como queijo e iogurte também são liberados duas vezes na semana.
Unhas e Bigodes do Gato
As garras do gato devem ser cuidadas para que não atrofiem. Não devem nunca ser cortadas, pois os gatos sentem dor. O bigode também é importante e não deve ser cortado.
– Para proteger crianças das unhas do gato, você pode utilizar unhas de enfeite que são vendidas em pet shops. Além de dar um charme especial, ajudam a proteger os pequenos.
Como Brincar com o Gato
É importante não forçar a brincadeira, pois os gatos odeiam fazer coisas obrigados. Deixe brinquedos que os gatos possam utilizar quando sentirem vontade.
– Gatos em geral gostam de bolinhas, e isso os ajuda a se exercitar.
– Para suprir a necessidade de um outro gato de companhia, você pode “dar” um bichinho de pelúcia para o gato.
Andressa Silva.