As origens da raça de cachorro Border Collie são entre a Escócia e Inglaterra. O nome border não foi escolhido por acaso, pois a palavra, que significa confine, faz referência ao lugar de origem dessa raça de cão. Existe uma segunda tese, essa para o nome collie, que seria uma derivação do “coleius”, cuja tradução é fiel.
Existe também uma lenda sobre a raça Border Collie, que diz que eles seriam descendentes dos cachorros usados pelos pastores de rena na Escócia. O Border Collie faz parte do grupo de cachorros da Kennel Club desde 1976.
Características do Border Collie
O Border Collie é um cão de corpo bem equilibrado e atlético. A maioria possui um rabo longo médio, que começa na parte de baixo e é bem peludo.
Como tamanho, vem classificado como médio, e como cor pode ter uma mistura de várias, menos branco, que nunca se sobressai. O mais comum é aquele de cor preta e branca.
O pêlo do Border Collie é longo, variando entre 5 e 7 centímetros, além de denso, mas muito macio. Ele tem os olhos distantes um do outro, ovais e de tamanho médio, na maioria dos casos de tom castanho. Já as orelhas são cortadas e de tamanho médio, e os pés são ovais e fortes.
Um Border Collie chega até 15 anos de idade com muita facilidade, sem ter grandes problemas de saúde, pelo contrário, estão sempre muito bem quando criados com as atenções devidas.
O dono de um cão dessa raça deve ficar atento somente aos parasitas que o Border Collie pode acabar pegando durante um passeio. Para evitar esse problema, é melhor passar a escova no filhote regularmente, principalmente no momento em que ele está trocando o pelo.
A raça de cão Border Collie é considerada uma dentre as dos cães mais espertos e inteligentes. Eles aprendem com muita facilidade e em um tempo muito rápido. Por isso, quem adquire um filhote não pode errar durante a educação do mesmo, que vai aprender o erro com grande velocidade e depois ficará quase impossível corrigi-lo.
O número de cães da raça Border Collie vem crescendo consideravelmente, em 1995 eram registrados somente 107, esse número subiu para 951 em 2001, chegando a 1130 em 2002 e 1204 em 2004.
Preço para comprar um Filhote de Border Collie
Você encontra na internet várias pessoas querendo vender filhotes de Border Collie, com um preço que varia entre R$650,00 a R$2.000,00.
Atenção antes de comprar porque muitos são misturados, ou seja, a raça Border Collie com uma outra qualquer, por isso é que custam menos.
Em São Paulo, você pode procurar o seu filhote de Border Collie visitando este site: http://www.filhotesbordercollie.com/.
Tenho lindos filhotes de Border Collie à venda, com pedigree CBKC. Entrego em SC, Paraná e SP. Interessados enviar e-mail claudinhaatt@hotmail.com.
como se pode saber q a sua cadela de border collie está de cria???
como eu posso saber q a minha cadela está de filhotes??
acabei de compartilhar