Esse é um desafio até para os tutores de pássaros mais experientes, pois alimentar filhotes não é exatamente algo comum haja vista que boa parte das aves são comercializadas a partir dos dois meses de vida.
Porém, quando os pássaros se reproduzem em casa tendo filhotes ou se tem em mãos passarinhos indefesos e machucados é fundamental saber como alimentá-los corretamente para garantir a sua sobrevivência. Continue lendo para saber quais são as melhores formas de alimentar os pássaros filhotes a partir de dicas práticas.
Filhotes Nascidos em Casa: Como Alimentá-los?
A reprodução de pássaros em casa não é recomendada porque pode expor a saúde tanto da mãe quanto dos filhos, mas se devido a uma desatenção isso acontecer é importante saber que os próprios pais irão alimentar o pequenino. Basicamente pássaros deglutem e regurgitam o alimento na boca do seu filhote medindo a quantidade e temperatura corretas para os pássaros.
Mesmo observando que os pais estão fazendo a sua parte é interessante consultar um veterinário com especialização em animais silvestres para saber se precisará de algum tipo de suplementação. Pode ser indicado adicionar a dieta dos filhotes farinhadas e outros complementos ricos em nutrientes que ajudarão a fortalecer a ave para atingir sua fase reprodutiva.
Consulte um veterinário, pois somente ele saberá exatamente qual é a quantidade indicada para cada animal. Suplementação em excesso ou desnecessária pode causar problemas de saúde para o passarinho tão sérios quanto a falta de nutrientes.
Filhote de Passarinho Resgatado: Como Alimentá-lo?
Antes de levar o passarinho para casa certifique-se de que ele está realmente sozinho, pode ser que o seu ninho esteja próximo e ele apenas caiu dele. Se você verificou e não encontrou o ninho então deverá leva-lo a um veterinário para receber a indicação de qual a melhor papinha de filhote indicada para ele. O profissional também poderá te ensinar como alimentá-lo, fazer isso corretamente é importante para garantir que ele irá comer.
Dicas de Como Alimentar Filhote de Pássaro
Ressaltamos que alimentar ou dar água de forma equivocada para o filhote estão no topo da lista de principais causas de morte de filhotes de passarinhos cuidados por tutores. Abaixo listamos algumas dicas práticas de como proceder corretamente.
– Seringa
O alimento deverá ser oferecido com uma seringa, espere até que a quantidade fornecida tenha sido ingerida para somente então oferecer mais.
– Nada de Misturas Caseiras
Não se deve alimentar os pássaros filhotes com misturas caseiras a base de fubá, pois elas são muito pobres em nutrientes. A dica ao invés disso é dar preferência a papinhas prontas que sejam indicadas para a espécie específica.
– Nada de Água
Os filhotes de passarinho não devem beber água, a papinha já está misturada a água de maneira que fornece a ele toda a hidratação necessária.
– Atenção Com a Hipoglicemia
O metabolismo dos filhotes de pássaro funciona muito rápido e isso os torna mais propensos a apresentar quadros de hipoglicemia. A melhor forma de evitar isso é alimentá-los diversas vezes ao longo do dia. Consulte um veterinário quanto a frequência ideal.
– Temperatura
A temperatura ideal da papinha varia de espécie para espécie, o mais recomendado é servi-la morna. Se estiver muito quente pode causar queimaduras no inglúvio e se estiver muito fria pode não ser bem digerida acarretando num quadro chamado de papo estagnado.
– Ração
A transição da papinha para a ração deve ser feita gradualmente, misture os dois tipos de alimentos aos poucos.
Essas dicas são válidas também para pássaros nascidos em cativeiro cujos pais se recusam a alimentar. É importante consultar um veterinário para ter as melhores orientações de como proceder!