Atualmente, a proteção aos animais virou moda. Muitas pessoas acham bonito, bacana, dizer que é um “Protetor de Animais”, mas muitas vezes não sabem exatamente o que é ser um Protetor de Animais. Então, o que é um Protetor de Animais?
Primeiro ponto é que você não é considerado um protetor de animais apenas quando liga para um protetor independente ou chama uma ONG, quando o animal está sendo mal tratado. Um protetor de animais, também não é fica no computador mandando e repassando pedidos de ajuda, e nem se acha no direto de cobrar e exigir que as pessoas ligadas à causa faça o que você acha que é o certo. Isto que você faz achando que é um protetor de animais, são apenas formas de divulgações e necessidades relacionadas à causa e não à proteção.
Os protetores de animais, são pessoas normais, como você, eles estudam, trabalham, têm filhos, moram em apartamentos, possuem quintais pequenos, porém decidiram a fazer a diferença e se dedicaram a isso. É dito que “ser protetor de animais é um apostolado”, ou seja, você dedica a sua vida, seu dinheiro e seu tempo a essa causa, que provavelmente nunca terá retorno material.
Também é mudar os hábitos alimentares, já que você protege os animais, não deverá comer mais carne, assim poupando-os da morte. Deverá cortar hábitos de diversão, como em casos de feiras de exposição, de competição, de exploração, vaquejadas, rodeios, touradas e outros.
Outro hábito a ser cortado por um protetor de animais é o de consumo em caso de roupas de origem animal, como casacos, bolsas, sapatos, de pele de algum animal. Isso é apenas o começo das atitudes de um protetor de animais. E agora, você é um protetor de animais ainda, ou uma pessoa que ajuda a divulgar a não mal tratar os animais?