Tubarões

Os tubarões tem fama de matadores de gente, tamanha é a sua agressividade e instinto. Alguns chegam a atacar até mesmo outros membros de sua própria espécie, como os tubarões brancos, realmente os mais violentos e que geralmente estão envolvidos em incidentes com pessoas.
Fora o tubarão branco, ainda existem dois membros que ganham notoriedade na espécie, pelo seu tamanho: são eles o tubarão peregrino e o tubarão baleia, que são de gênio mais maleável esse alimentam principalmente de plâncton, espécie de algas que se formam no mar.

Tubarões

Estrutura Anatômica

A pele do tubarão é flexível e resistente, sua cauda é assimétrica ao corpo e a coluna vertebral tem um esqueleto cartilaginoso. Como às vértebras, o crânio é composto também por cartilagem em forma de caixa, propositalmente nesta estrutura para unir à ele às mandíbulas por simples ligamentos.

Hábitos Alimentares

Ao contrário do que muita gente pode pensar, o tubarão não têm entre suas preferências, o consumo de carne humana. A preferência da maioria das espécies de tubarões é por animais como focas, tartarugas, aves, baleias, caranguejos e uma variada quantidade de tipos de peixes.
Suas crias são animais saudáveis, fortes e geralmente grandes. O tubarão gigante chega a viver 25 anos e pode nadar a uma velocidade 44 quilômetros por hora. Sus dentição é composta de 6 a 7 fileiras paralelas de dentes, dentes estes que são facilmente perdidos em razão dos ataques que realiza, mas que são repostos regularmente, tanto quanto forem necessários. Esse dentes servem apenas para segurar a presa, uma vez que engolem inteiro o que trituram e o estômago é responsável por jogar fora o que não consegue digerir.

Comer

Da Caça

Quando caçados, dos tubarões se aproveitam a carne e em proporções menores a pele, que é utilizada como lixa ou para confeccionar alguns objetos. O fígado também têm genade serventia, pois o óleo que é retirado têm grande quantidade de vitamina A. Dos dentes obtém-se muitos ornamentos e a nadadeira serve também como alimento.

Caçando

Habitats

Os tubarões brancos são encontrados no Mar Vermelho, no Golfo do México e nas águas da Malásia e da Austrália, lugares em que as águas são mais quentes ou temperadas. Entretanto, algumas espécies se adaptam mais às aguas frios e alguns até em rios.
É o caso da espécie dos tubarões de cabeça chata, que chegam até o Lago Nicarágua, na América Central. Outros, como o Tubarão Azul preferem as água de alto-mar, muito rápido e chegando a medir quase 4 metros de comprimento.
O gigante da espécie é o Tubarão baleia, podendo chegar quase aos 20 metros de comprimento e é encontrado principalmente nos mares tropicais de todo o mundo. A mais estranha das espécies mais comuns é o Tubarão Martelo, espécie que vive em mares tropicais, caracterizado pelas duas extremidades opostas em formato de martelo, na cabeça, dão força hidrodinâmica que lhes permitem girar mais rápido que os outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *