Tolypeutes Matacus: O Mataco

Descrição Física:

Extremamente blindado com uma carapaça que se estende do pescoço até quase aos pés, o tatu-bola do sul, cujo nome científico é Tolypeutes matacus, é geralmente louro escuro-amarelado. Tipicamente, o aspecto do corpo é como se fossem várias dobradiças, o que permite que seu corpo seja maleável na hora de se tornar uma bola.
A cabeça de formato triangular é notavelmente grossa e robusta e a carapaça principal consiste em dois enormes blocos (escapular e pélvico) separados por dois a quatro faixas maleáveis (geralmente três).

Carapaça

As escamas individuais são notadas com forma de roseta de seis lados. Os lados do corpo não são grudados com a carapaça, permitindo certa quantidade de flexibilidade de movimento dentro da ‘’concha’’.
Os pelos são grossos, longos, com cor de loiro claro, e nascem por toda a carapaça. As orelhas são largas e algo meio achatada com um aspecto áspero. Os olhos são marrons.

A parte de baixo da barriga é completamente coberta com pêlo marrom-escuro.
O rabo é inflexível e é coberto com escamas, curtas e grossas, com forma triangular.
As pernas são curtas e fortes. As patas da frente têm quatro dedos, com garras muito fortes. Já as patas traseiras têm cinco dedos, o segundo, terceiro e quarto são quase grudados, e o primeiro e quinto são normais. Todos com garras.

Distribuição:

Encontrado no sul da America: norte da Argentina, oeste da Bolívia e partes do Brasil e do Paraguai. No Brasil, o local onde mais é encontrado é no Mato Grosso.

Habitat Natural:

Essa espécie é encontrada principalmente em pastos e savanas ou pântanos próximos a florestas secas ou áreas de savana.

Reprodução:

Os matacos alcançam a maturidade sexual em 9 a 12 meses de idade. A maioria dos filhotes nasce entre os meses de novembro e janeiro, mas os nascimentos podem acontecer por todo o ano, isso mostra que não há uma estação de procriação entre a espécie.
O filhote nasce cego, mas rapidamente desenvolvem suas habilidades para fechar sua carapaça e andar. Eles só são dependentes da mãe por cerca de 70 dias.

Comportamento:

Os tatu-bola do sul tem a capacidade entre poucos tatus de rolar. Ele pode fechar completamente sua carapaça em volta de seu corpo. Geralmente ele deixa um pequeno espaço, mas que é completamente fechado em casa de ameaça.

Fechado

Eles são geralmente solitários, mas ocasionalmente ficam juntos durante os tempos de frio. Eles não cavam buracos, mas eles usam buracos abandonados, ou eles fazem tocas por debaixo de vegetações mais densas.

Hábitos Alimentares:

Essa espécie de tatu come principalmente formigas e cupins. Eles usam suas pernas fortes para cavar ninhos das colônias de inseto para conseguir sua comida. Eles também podem comer escorpiões, frutas e ovos de outros animais que encontram nas florestas.

Especie

O tatu bola, principalmente o macaco está entrando em risco de extinção, pois há muitas pessoas que caçam esses animais. Seja somente por passatempo, ou seja para consumo da carne e uso da carapaça.

Por Carol C.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *