Racionalidade Canina
Alguns pesquisadores, segundo seus estudos, revelaram que os cães tem uma inteligência emocional conseguindo distinguir situações em que estão certos ou errados, e esperam que seus donos os tratem com respeito e justiça, pois eles convivem bem em sociedade tanto quanto os seres humanos, e possuem uma maneira diferenciada para se comunicarem com as pessoas, através por exemplo da linguagem corporal, latindo ou abanando o rabo, fazendo com que seus proprietários saibam quando querem dormir, brincar ou comer.
Conduta dos Cães
Segundo um especialista e Professor de Biologia Evolucionária da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, os bichos tem uma racionalidade moral e também emocional. O Cientista conduziu um estudo científico, que revelou que os animais tem regras de como se comportarem, distinguem o que é certo, e esperam ser tratados com respeito.
Outros pesquisadores concordaram com a pesquisa, afirmando que os cães são tão sociáveis quanto os indivíduos, diferindo apenas em sua forma de comunicação. As pessoas os entendem, quando os conhecem, e pela observação de suas atitudes; por outo lado, os animais entendem os seres humanos, a partir dos resultados que obtem com eles. Os bichos não compreendem os que seus proprietários falam, mas percebem rapidamente o que as palavras ‘comida’ e ‘não’ querem dizer.
Moralidade dos Animais
De acordo com especialistas, que definem amoral como um conjunto de atitudes comportamentais produzidas para regular os relacionamentos sociais, nos animais, esse senso de moralidade também existe, quando durante as brincadeiras observadas entre lobos, cães e coiotes, estudados pelos cientistas, eles concluíram que quando o grupo de animais brincam entre eles, costumam não se morderem muito forte por honestidade.
Apesar dos bichos terem moral, ela é diferente das pessoas, pois eles não tem a capacidade de reflexão e crítica de valores inerentes ao homem. No entanto animais domésticos como cães ou gatos, sabem o que é permitido ou adequado em situações diversas com as pessoas ou mesmo com os outros de sua espécie.
Regras Ambientais
Especialistas em comportamento animal, revelam que os bichos em geral costumam se adaptarem às regras do ambiente em que vivem, no entanto as características que os cercam podem constituir variáveis, ou seja, se seu dono o trata com respeito, ele será respeitador, se ao contrário sofrer maus tratos será um animal amedrontado ou extremamente agressivo. Um exemplo, é quando o cão é adotado, ele primeiramente seguirá as normas que tinha aprendido anteriormente, só depois assimilará a conduta correta que aprender na casa da nova família.
Senso Comum
Outros especialistas afirmam que o que existe nos animais, principalmente nos cachorros é uma vontade de cooperação somente para se obter um resultado. Quando dependem de outros para viver, eles apresentam essa característica de sobrevivência bem evidenciada, por exemplo, quando são adestrados pelo dono para fazerem o que ele quer, ou seja, a defesa do que o interessa é feita puramente por instinto.
Recentes pesquisas demonstraram que os cães são capazes de aprender muito rápido, por isso quando chegam a uma nova casa, conseguem interagir com o dono a tal ponto que são capazes de reconhecer uma ordem pelo tom de voz ou pelo contato visual do proprietário. Se possuem regras de moralidade ou senso comum, o importante é respeitá-los para que possam interagir de forma benéfica com os seres humanos.
Salete Dias