O Leão
Essa espécie, no sexo feminino, são denominadas leoas. É um mamífero e também carnívoro, muito encontrado na África e na Ásia, porém, devido aos zoológicos e circos os leões são encontrados domados em qualquer área do mundo. Mas ainda sim oferecendo perigo para quem os cria. Eles vivem há cerca de 10 mil anos e eram muito encontrados na região da África e na região da Eurásia. É considerado um dos quatro grandes felinos, ou seja, felinos de grande porte, seus machos pensando cerca de 250 quilos, ficando atrás apenas do tigre.
A cor do pelo do animal é sempre castanha, podendo ser um pouco manchada e de acordo com cada espécie de animal. Os machos têm a sua enorme juba, uma das maiores características do leão. Ultimamente tem sido observado outra característica dos felinos, que é a presença de uma espora na cauda do animal, onde também é encontrado um tufo de pelos na coloração preta. Esse animal vive sempre em savanas ou em pastagens abertas, sendo encontrado também, mas com menor frequência, em lugares com bastante arbustos.
Esse animal é considerado sociável entre os demais de sua espécie, vivendo em bandos. O leão é sempre dominante, tanto que os leões mais novos obedecem aos leões mais velhos até completar a maturidade sexual. São animais que têm hábitos noturnos, dormindo a maior parte do dia e a noite saindo para caçar. Os leões têm expectativa de vida por volta dos 30 anos.
Ataques De Leões Aos Seres Humanos
Tratando-se de um animal carnívoro, muitos acabam atacando os seres humanos e possuindo uma imagem de “devorador de homens”. Acontece com mais facilidade se o animal estiver com fome e tiver um ser humano próximo a ele, mas estudos de comportamentos revelaram que os leões preferem se manter afastados dos seres humanos. Foi criada uma cultura de que os seres humanos devem evitar a todo custo os leões, mas há muitos leões que são criados com os seres humanos sem causar nenhum dano físico ao homem, dependendo de cada pessoa se arriscar a ter a experiência de contato com o leão.
Curiosidades Sobre Os Leões
A Misteriosa Juba Do Leão
A juba do leão com certeza é uma das características que mais fez sucesso dos felinos, a cor dos pelos da juba do leão varia de acordo com a espécie e podem chegar a medir cerca de 23 cm. A juba do leão chega a cobrir a cabeça, juntamente com pescoço e os ombros, indo em direção ao peito do animal. Mas assim como a coloração da juba, o tamanho dela é variado de acordo com a espécie do animal. A juba tem um papel importante na vida dos leões, pois ajuda a proteger a região do pescoço em um combate. Há pesquisas que apontam que a juba serve como um sinal sexual para as leoas, indicando saúde e a condição boa da virilidade do leão.
Leões Tem Noções De Números
Geralmente quando um leão chega em um território desconhecido ele ruge, assim as leoas vão de encontro, mas se a há dois rugidos, o número de leoas que vão ao seu encontro dobra, e assim sucessivamente. E também tem a noção de quem são amigos e quem são desconhecidos e estão no meio dos bandos, o que é uma coisa difícil de ocorrer, visto que é um dos animais mais temidos do mundo.
Perigo de Extinção E A Preservação Dos Leões
Existem no mundo poucas subespécies de leões, alguns que viveram na região da África podem ser encontrados também na índia. O leão indiano sofreu ameaça de extinção, mesmo sendo considerado patrimônio da nação. Movimentos se organizaram com a finalidade de manter a preservação da espécie e graças a isso a população de leões indianos vem crescendo cada vez mais de forma consistente.
O leão atlas é considerado o leão que possui características mais curiosas. A fisionomia desse leão é de cabeça pontuda, a juba é grande como os demais leões, farta e o focinho do animal dessa espécie é estreito. Esse leão é considerado maior fisicamente do que os demais leões, essa espécie tem preferência de viver em par do que em grupo.