Foca Atacando Pinguins

Um comportamento, no mínimo, desconcertante das focas em relação aos pinguins tem chamado atenção de biólogos e pesquisadores numa ilha localizada no Atlântico Sul. As focas estão abusando sexualmente de pinguins, já foram registrados alguns incidentes com esse viés absolutamente inexplicável. Desde sempre os pinguins compõem a base alimentar das focas, no entanto, esse tipo de violência não tem uma justificativa plausível.

A Descoberta

Os episódios de abuso sexual foram registrados na Ilha Marion, uma das Ilhas do Príncipe Eduardo, situada no Atlântico Sul por uma equipe de pesquisadores sul-africanos. Recentemente foram registrados três casos, porém, há documentação de outras situações semelhantes nos últimos 30 anos.

A classificação da ação como estupro pelos pesquisadores se deve pela observação da resistência dos pinguins a copula, eles agem como se estivessem num situação de predação. Embora lutem por suas vidas os pinguins são muito menores em relação às focas. Os cientistas observaram um caso em que a foca tentou copular com o pinguim e ao não obter sucesso o devorou.

Foca Atacando Pinguins

Foca Atacando Pinguins

A Situação

Nos três casos observados pela equipe as focas caçaram, capturaram e então abusaram sexualmente dos pinguins. Em dois registros as focas deixaram os pinguins irem embora enquanto que no terceiro o predador matou e devorou sua vítima. Esse fato é relevante pelo fato de que demonstra que não se tratava de um jogo para ‘brincar’ com a comida já que nem sempre resultou no pinguim sendo devorado.

As focas tentaram diversas vezes realizar a cópula com os pinguins sendo que cada intercurso sexual durou cerca de 5 minutos. O predador então descansava e retornada a sua posição de algoz. Os pinguins mantêm relações sexuais por meio de uma espécie de cloaca, o local penetrado pelas focas. Não há identificação do ‘sexo’ dos pinguins que foram atacados.

Comportamento Aprendido

Foca Leopardo Atacando um Pinguim

Foca Leopardo Atacando um Pinguim

Os cientistas acreditam que o comportamento das focas pode ser aprendido, porém, não conseguem identificar qual seria a recompensa que eles obtêm ao aprender tal atitude. Uma possível explicação é a de que há poucas fêmeas disponíveis de maneira que os machos de focas mais jovens estariam encontrando como alternativa atacar os pinguins.

Também tem sido aventada a possibilidade de que as focas machos não estão reconhecendo as fêmeas de sua própria espécie. Os cientistas cogitam ainda que as focas tenham aprendido esse comportamento lamentável em sua experiência como animais adestrados de circos. É importante ressaltar que não há um viés engraçado nessa situação, pois o equivalente humano para o que está acontecendo é o estupro.

Falta de Entendimento

Os cientistas não tem uma explicação plausível do motivo pelo qual animais atacam sexualmente outras espécies. Não há sentido nessa atitude e nem uma justificativa plausível. O que se observa é que são ocorrências muito violentas e desmotivadas. Uma investigação mais profunda desse comportamento é relevante para entender que tipo de desequilíbrio está acontecendo na natureza. É um comportamento bastante covarde em que um animal muito maior e mais forte ataca outro.

O que você achou dessa situação? Deixe seus comentários e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *