Faz parte do instinto do ser humano se proteger contra o mau tempo seja frio ou calor demais assim como da neve, do vento forte, enfim estes são cuidados normais, pena que quando se trata dos animais o mesmo não acontece. No caso de serem gatos de estimação, estes sempre dão um jeito de encontrarem um lugar adequado para se abrigarem das intempéries, porém quando se trata de cachorrinhos de estimação a história é bem diferente. Normalmente o dono acredita que ter uma casinha é suficiente para que o animal possa se abrigar e por isso normalmente deixa o cão fora de casa sempre que sai para o trabalho ou mesmo a noite. A verdade é que o ideal seria que se tivesse um local bastante abrigado para que se pudesse colocar essa casa em casos de sol extremo como também com forte chuva, temporal, geada, enfim sempre que houvesse bruscas mudanças no tempo.
Temperaturas Extremas
Quando acontecem essas temperaturas extremas como tivemos neste verão é preciso ter uma proteção adequada para seu cão. Devemos considerar e procurar ter boas informações sempre que decidimos adotar animais domésticos, pois no caso de cães é importante saber que altas temperaturas podem até mesmo matar seu animal se não tiverem abrigo condizente, assim como o frio extremo também pode fazer o mesmo. Tem raças que são mais resistentes ao frio ou ao calor, mas de maneira geral os extremos podem ser muito prejudiciais aos seus animais e devemos ter o cuidado de abrigá-los bem para que não sofram com isso. Os cuidados devem começar pela compra de casas adequadas a seu cão, elas não podem ser muito pequenas a ponto de os animais não poderem se levantar dentro delas, porém também não podem ser grandes demais, pois correm o risco de que o calor do corpo não se mantenha com o tempo mais frio.
Cães de Raça
Em geral os cães vira-lata têm muito mais resistência às intempéries do que os cães de raça que são muito mais suscetíveis as mudanças e as temperaturas extremas sendo que muitas raças de cães menores, especialmente, precisam ser devidamente abrigados inclusive com roupas próprias durante o inverno enquanto que para cães comuns na maioria das vezes basta termos uma área coberta para que possam fugir do calor muito forte, da chuva ou dos ventos intensos. Para as raças de cães mais delicados é preciso uma serie de cuidados tão intensos como se fosse uma criança sob pena de não resistirem se não forem devidamente tratados durante os invernos muito intensos ou os verões muito quentes. Por isso antes de adotar um cão o ideal é que procure se informar sobre todos os cuidados que precisam ser dispensados para essa raça para não correr o risco de adotar o cão errado.