Cobra Enfrentando Uma Centopéia

Cobra x Centopeia

Centopeia

A centopeia e lacraias ou melhor dizendo, os quilópodes ou ainda chilopodas como é seu nome verdadeiro, são do filo chamado de Arthropoda e do subfilo Myriapoda. Existem atualmente já catalogadas mais de 3300 espécies ao redor do mundo, a estimativa é que haja muito mais e que nos próximos anos esse número cresça, tudo depende de estudo e investimentos nas grandes áreas florestais, principalmente as florestas mais próximas aos trópicos.

As famosas centopeias são animais compridos e achatados, que normalmente tem por volta de até 30 centímetros de comprimento, esses animais tem o seu corpo amassado e dividido em muitos bagos, no qual em cada um deles existem várias perninhas, geralmente são quatro. Essas “pernas” podem exercer outras funções além da locomoção, em casa bago ela pode exercer a função de perna e até de auxiliar para alimentação, principalmente no primeiro compartimento, onde seria também o local de excreção do seu veneno.

É um grupo de animais que está presente nos mais diversos habitats do planeta Terra, de norte a sul, sendo a única exceção a região da Antártida. As centopeias ocorrem em florestas, em campos, em cidades, mas sua grande preferência e o lugar em que é mais abundante, são as latitudes equivalentes ao clima tropical e próximas à linha do Equador.

Não se engane com esses animaizinhos, pois apesar de seu consideravelmente pequeno tamanho em relação a outros animais terrestres, elas podem ser bem perigosas e verdadeiras predadores. Seu alvo são principalmente os animais e insetos do grupo dos invertebrados, no entanto, ela também vai atrás de alguns vertebrados menores. Geralmente seu ponto forte de ataque é atingir suas presas com veneno para que assim ela fique imobilizada e venha a padecer.

Seu veneno é potentíssimo e já foi classificado em três classes diferentes, tais como neurotóxico, o qual atua principalmente no sistema nervoso, cardiotóxico, o qual atua nas funções do coração e bombeamento do sangue e além desses dois há também o veneno que é o mais importante tóxico das centopeias, o miotóxico, o qual age paralisando a suas presas, dessa forma elas por maiores que sejam, por mais ágeis que sejam em relação às centopeias, já não conseguem mais fugir, pois estão paralisadas. O seu veneno é principalmente injetado na presa através de pernas modificadas que ficam na sua região frontal, como se fossem antenas em sua cabeça.

Centopeia

Centopeia

No caso da interação entre as centopeias e os seres humanos, os efeitos são mais neutralizados do que nas interações com outros animais. No organismo humano as reações são principalmente são dores, inchaços e edemas no local, em alguns casos pode haver vertigem, vômitos e até desmaios, mas não é tão comum, somente um caso no mundo é conhecido e relacionado à morte de seres humanos por causa de centopeia, nos quais elas foram engolidas pela pessoa e não houve apenas a picada externa.

Em caso de picada não é desnecessário ir ao hospital, você deve ir sim a um pronto atendimento para tomar o remédio de inibição do veneno, pois imediatamente deve ser aplicado álcool e éter no local. Isso é imprescindível para que os efeitos do veneno da centopeia não sejam tão pronunciados no nosso organismo e sejam, como já dito anteriormente, neutralizados. Portanto, em caso de picada, vá ao hospital mais próximo.

Centopeia na Mão

Centopeia na Mão

Sintomas: Os sintomas de uma picada variam muito com o tipo de animal, tamanho, espécie que te picar, elas podem ser beeem doloridas e dar até mesmo náuseas e causar vômitos, dizem que compressa quente no local pode aliviar um pouco a dor porque neutraliza em partes o veneno.

As centopeias são muito rápidas, isso mesmo, ao contrário do que muita gente pensa elas podem se locomover muito rapidamente, pois estão fisicamente adaptadas a praticamente correr, por isso também elas são boas predadoras, devido a sua grande agilidade. Isso acorre principalmente por causa do movimento de suas pernas, elas praticamente não tocam o chão e além disso seu corpo se estende e contrai como uma forma de impulso para frente, há outros fatores influenciadores, mas esses são os mais pronunciados.

Na China, onde muitos insetos são consumidos tradicionalmente, as centopeias também são, os exemplares de tamanho médio são apreciados como um delicioso alimento servido em espetos, uma pratica que se assemelha com os famosos churrascos no Brasil. E aí você toparia experimentar?

Outra aplicação na alimentação, é quando são introduzidas dentro de garrafas de bebidas alcoólicas, nas quais elas ficam emersas e de certa forma dando “sabor e propriedades medicinais” às bebidas, pelo menos é o que se acredita na cultura popular asiática. O costume da bebida alcoólica ultrapassa as fronteiras da China e é também tradicional em países como Laos, Camboja e Tailândia.

Onde vivem: Elas têm uma grande preferência por lugares que sejam tanto úmidos, quanto escuros, como a parte inferior de pedras e embaixo de pequenos amontoados de folhas, além disso preferem sair em meio à escuridão. Podem viver dentro do âmbito doméstico, dentro de caixas d’ água, em porões, em rachaduras e até nos banheiros, as centopeias urbanas e domésticas são menores do que as selvagens, apresentam normalmente por volta de 5 centímetros no máximo.

Em muitos lugares elas são também chamadas de lacraias, mas as lacraias são outra classe de animais, que inclusive também deve-se ter cuidado. No caso das centopeias, as espécies mais perigosas são as maiores, que podem chegar a ter 30 centímetros e elas geralmente vivem nas florestas, as urbanas costumam ter venenos menos potentes e tamanhos bem menores.

Cobras

Cobras

Cobras

Você sabia que cobra não é exatamente o nome das cobras? Ficou confuso? Pois é, mas é exatamente isso, a grande maioria das “cobras” é chamada e alocada de maneira mais correta no grupo das serpentes. Portanto, o nome cobra fica restrito e designado na maioria dos países, principalmente na região asiática às espécies do grupo Naja.

No entanto, a definição para o que chamamos de cobra é que são serem rastejantes, de corpo redondo ou achatado, mas principalmente são animais alongados e compridos. É válido lembrar que elas são répteis, mas apesar disso, ao contrário dos outros animais da mesma classe não possuem nenhuma pata ou perna.

O corpo das cobras é normalmente revestido de escamas, não são escamas como a dos peixes, que são tão conhecidas por nós, é um outro tipo especifico de escama. A função dessa cobertura corporal são principalmente duas, ajuda na locomoção, principalmente para as que vivem dentro da água e também tem a função de evitar perdas de água do corpo.

Há tanto cobras inofensivas, quanto cobras que são venenosas e mortais. É muito importante saber identifica-las, de qualquer forma se por acaso você for picado, é muito indicado que vá até o hospital mais próximo o mais rápido possível, pois na dúvida é melhor tomar ou injetar o antidoto.

Entre as cobras que possuem o veneno mais perigoso à nós seres humanos, estão as najas, as cascavéis, as corais, as jararacas e as víboras. Sobre as cascavéis, que são uma das mais perigosas do mundo, saiba que elas podem atingir o comprimento de 1 metro e meio e é interessante estar sempre atento ao seu barulho típico, que parece muito com o som de um chocalho de criança.

No Brasil, há muita abundancia de cobras, tanto que aqui existe um lugar conhecido como ilha das cobras, esse nome se deu porque lá existem mais cobras do que qualquer outro animal, são quase 50 cobras por hectare de terra e cada vez esse número se torna ainda maior. Essa ilha fica no estado de São Paulo. No total são praticamente 400 tipos diferentes de cobras já listadas no país, dentre essas mais de 60 exemplares são venenosos.

Tenha cuidado também com as cobras não venenosas, pois elas também podem ser perigosas. Geralmente quando não possuem veneno elas usam outras artimanhas para conseguir sua presa, como o sufocamento e até mesmo o estrangulamento. Algumas ainda podem sim ser mais inofensivas e consumir apenas pequenos animais.

Cobra x Centopeia

Muitas pessoas têm curiosidade para saber quem ganharia essa disputa, não é um páreo fácil de ser disputado e há muitos pontos a serem observados. Entre os diversos pontos a serem analisados devemos levar em consideração que as cobras atingem tamanhos muito, muito maiores do que as centopeias, que em geral, não passam dos 30 centímetros, mas isso não impede de uma centopeia agir.

Em uma disputa também deve ser levada em consideração a natureza da cobra, se ela é venenosa ou não, pois se não é venenosa ela pode ser muito mais facilmente abatida pela centopeia que a atinge com seu veneno principalmente paralisando-a, mas pode também causar outros impactos como o sufocamento e até a morta do animal.

As cobras são carnívoras e por esse motivo procuram geralmente animais menores que elas para se alimentar, apesar do que já houveram registros e cobras se alimentando de animais de grande porte. Muitas vezes as cobras podem caçar as centopeias como presas alimentares, o que pode ser ou não uma boa ideia.

Houve um registro muito curioso que aconteceu na Tailândia em que uma cobra comeu uma centopeia, neste momento muitos poderiam pensar, acabou para a centopeia certo? Foi morta? Em muitos casos a resposta seria sim, mas dessa vez o que aconteceu foi realmente surpreendente, pois a centopeia após ser engolida continuou viva dentro da serpente e então começou a fazer uma coisa inusitada.

A essa altura nós já sabemos que as centopeias podem comer vertebrados como as cobras, até porque podem ser muito mais completas no quesito nutricional do que os invertebrados, então o que houve foi que a centopeia em um momento de vulnerabilidade da serpente, mais especificamente na época da sua desova, começou a se alimentar da cobra de dentro para fora, isso mesmo bizarro, mas aconteceu realmente. Ela soltou seu veneno e fez um buraco no outro animal, se libertou, saiu para fora e se enrolou em todo o corpo da serpente ainda para se certificar que ela não ia escapar com vida.

Esse exemplo acima, demonstra as coisas inusitadas e improváveis que podem acontecer no mundo animal. Nunca aposte no lado que ganhará uma disputa apenas pelo seu também, o obvio pode lhe enganar. As condições especificas no momento são os fatores que vão definir quem sairia vitorioso em uma disputa. As serpentes muitas vezes, apesar de seu físico ameaçador podem ser inofensivas e sucumbir facilmente a outros animais, inclusive menores e inclusive também às centopeias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *