Animais Precisam de Amor, Não de Luxo

Indústria Animal

A indústria animal é uma das maiores do mundo, muito dinheiro circula atualmente ao redor dos produtos de animais domésticos, mas não somente ao redor destes é que circula um grande volume de dinheiro, mas também ao redor da outra indústria de animais, aquela que do consumo de produtos animais.

O mundo relacionado aos animais está dividido em dois e na grande maioria dos casos estamos falando de dois grandes extremos, onde por um lado os bichinhos de estimação são tratados melhor do que muitos seres humanos, com luxos desnecessários e com muito dinheiro que daria para alimentar muitas famílias famintas.

Por outro lado, temos a indústria que tratam os bichinhos como se fossem apenas produtos, ignoram o fato de que eles são seres vivos, que sentem, que muitas vezes entendem e que acima de tudo, são bichinhos que também sofrem.

Indústria Animal - Bovinos

Indústria Animal – Bovinos

Indústria do Luxo

O mundo do luxo para os animais domésticos, atualmente está presente nos quatro cantos do globo, muitas pessoas ricas e até de classe média, gastam pequenas fortunas para adquirir seus animais de estimação e depois novas fortunas para mantê-los com luxos maiores do que muitos seres humanos terão em toda o seu tempo de vida.

Há uma eterna discussão sobre isso ser certo ou errado, no entanto o ponto é que sim cada pessoa tem o direito de fazer o que quiser com o seu próprio dinheiro e sim muitas famílias tratam seus bichinhos como se fossem membros familiares, mas o que se espera não é poder ditar o que cada um faz com o dinheiro que conquistou, mas que sim formemos seres humanos mais conscientes da realidade que os cerca, principalmente nós que moramos em um país de terceiro mundo como o Brasil, que passa por tantas dificuldades e que tantas famílias, milhões de famílias vivem com apenas 1 salário mínimo por mês, o que não chega sequer aos 1000 reais mensais, ao passo que os produtos, principalmente produtos alimentícios não param de ter seus preços aumentados nos supermercados.

Não é problema você querer mimar um animal que ama tanto, mas se você tem uma vida confortável porque não olhar um pouquinho para o lado, para a família que mora na rua porque não tem mais como pagar um aluguel, ou para o pai de família que deixa de comer para que seus filhos possam comer no seu lugar. Sejamos mais empáticos e mais solidários com nossa própria espécie, que não é a melhor, mas é quem somos. Acredito que muitas vezes os animais, seres de amor inesgotável mereçam muito mais que nós, mas por exemplo, há casos de extremo desperdício, hoje existem SPAs de alto luxo para animais, há casamentos para animais e podemos parar para nos perguntarmos, isso é necessário?

Os animais não se importam com nada disso, precisam apenas de amor para viver, eles não ligam 1% para nenhum luxo do mundo, eles não se importam se vão estar em um lugar luxuoso, eles não se importam em qual casinha vão dormir, ou qual roupa de marca vão vestir, eles só importam que as pessoas que amam brinquem com eles, deem amor à eles, garanto que seu animalzinho trocaria qualquer cama de marca do mundo para poder dormir com você aos pés da sua cama ou até mesmo junto na própria cama. As vezes parece que nós seres humanos não sabemos dosar e estamos sempre pendendo ou para a falta ou para o exagero, o ideal seria o meio termo, o famoso equilíbrio.

Indústria da Crueldade

O outro lado da moeda são os animais que ninguém sequer considera como seres vivos, que são os gados, os porcos, as galinhas, entre outros. Muitos são criados para te alimentar, são criados com a finalidade de serem mortos, não tem uma vida, por vezes vivem acorrentados ou em pequenos espaços, pequenos metros quadrados, onde não possuem nenhuma dignidade e mal podem se movimentar, como se fossem objetos inanimados e sem vida.

No entanto, eles são tão seres vivos quanto os animais de estimação, quanto os seus gatos, quanto os seus cachorros e adorariam ter uma vida livre ou um pouco de amor, carinho e cuidados. Por que a sociedade acostumou a ver esses animais como objeto de sua dominação e vontade? Por que a sociedade os diferencia dos outros animais?

Tanto se fala em salvar as tartarugas, salvar os golfinhos, aqui no Ocidente ficamos horrorizados quando ouvimos que determinada cultura oriental come cachorros, mas porque ficamos tão horrorizados assim quando comemos gado, porcos e frangos? Os gados são animais sagrados para a cultura indiana, eles acreditam que as vacas são verdadeiras divindades, imaginem como eles se sentem também sabendo que os consumimos. A indignação depende do ponto de vista, e o ponto de vista por sua vez depende dos fatores culturais e históricos.

Porcos

Porcos

Atualmente muitas pessoas vem adotando uma dieta vegetariana ou uma dieta vegana que é até mais extrema do que a primeira, em grande parte os motivos dessa mudança são as crueldades da indústria da carne. Talvez muitas pessoas não consigam ainda viver sem carne, isso por causa da sua criação e de anos de fatores que a convenceram que comer carne era o certo, era o mais nutritivo, mas nem sempre é assim, muitas pessoas são perfeitamente saudáveis sem carne.

Se você ainda não consegue cortar completamente as refeições com carne, diminua aos poucos, pelo menos 1 ou mais dias da semana não a consuma, faça outros pratos, coma uma massa, ou qualquer coisa que seja de sua preferência, essa atitude pode parecer pouco, mas se muitas pessoas adotarem esse hábito, o impacto será gigantesco, pense nisso. O seu pouco, somado a muitas outras pessoas pode ser muito.

Não seja uma pessoa que defende um animal e maltrata outro, que luta pela vida de um e é neutra e passiva quanto à vida de outro, um passo de cada vez e assim se anda para frente. Atualmente há muitas opções de documentários em plataformas como a Netflix para se conhecer mais sobre o assunto, vale a pena assistir, ler, conhecer mais e realmente se informar sobre a realidade das coisas.

O equilíbrio é a base de tudo, provavelmente nossas tataravós já diziam isso, não é mesmo? Mas saiba que é a mais pura realidade, tanto o descaso com os animais, os maus tratos ou a indiferença às crueldades sofridas por eles é tão prejudicial quanto à bajulação exagerada. Se você ama os animais e pode gastar muito, além de gastar com seus pets porque não ajudar instituições que cuidam de animais de rua? Porque não ajudar um vira latinha e dar uma vida melhor a ele? Vamos olhar para todos, o amor não deve ser seletivo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *