Cachorro
É um animal da ordem Carnívora, da família Canidae, seu gênero é Canis e sua espécie é Canis lupus, mas o cão como conhecemos domesticado é da subespécie Canis lupus familiaris.
Origem
Algumas teorias dizem que surgiu a partiu de variações do lobo cinzento, o qual é um dos únicos sobreviventes da era do gelo e que tem suas origens datadas há cerca de 300 mil anos atrás. Esse lobo viveu nas regiões biogeográficas conhecidas como neártico que engloba o norte da América do norte e paleártico, que engloba a Europa, o norte do continente africano, parte do Oriente médio e o norte da Ásia, a partir do Himalaia.
Acredita-se que o primeiro cão teve origem na região onde hoje é a Ásia, sendo um animal menor que o lobo e provavelmente mais amigável, pode ser por este motivo que o homem viu nele uma oportunidade de ter um animal que pudesse atender os seus comandos, é o animal com uma história de domesticação mais antiga do que todos os outros.
Habitat Atual
Os cães domésticos podem viver em qualquer lugar do globo terrestre, pois quando vivem com seres humanos geralmente eles não precisam caçar e não correm grande risco quanto a predadores, assim como teriam como na natureza, desta forma sua expectativa de vida é maior e podem ser adaptados à muitas situações diferentes.
Mesmo com toda sua capacidade de adaptação, em alguns casos nos laboratórios são produzidas características mais ou menos adequadas a determinada região, aliás não só em laboratório, mas algumas vezes acontece a ação da própria seleção natural. Um exemplo são as raças que historicamente vivem em climas muito frios e por isso possuem mais pelo e uma maior capa de gordura, enquanto espécies mais adaptadas às regiões tropicais apresentam características contrárias.
Raças
Existem muitas raças de cães atualmente, isso porque ao longo do tempo o homem passou a interferir no processo de seleção natural, produzindo e alterando espécies de acordo com seus próprios interesses, modificando traços de personalidade, de tamanho, de pelagem, entre outras especificidades.
Deve ser lembrado que também existem os famosos vira latas, este é um termo brasileiro para designar os cães que não possuem raça pura, os também conhecidos como cães sem raça definida. Eles são a mistura de várias raças ou de dois vira-latas e podem ter atributos físicos que remetem à vários tipos de cães. Em Portugal o nome dado aos vira latas é rafeiro, esse nome também pode variar dentro do próprio Brasil e acontece devido às variações linguísticas regionais.
Raças Amigáveis E Brincalhonas
Muitas raças têm características de serem muito brincalhonas e amigáveis, algumas tem inteligência altamente desenvolvida o que as faz entenderem muito bem o que os seres humanos fazem ou o que desejam e eles veem o seu dono como o macho dominante da matilha, seria essa a comparação ideal se fosse fazer um paralelo com seus instintos primitivos.
Muitas desses cães se dão muito bem com crianças que são completamente indefesas, os cães até agem como seus protetores e guardiões, além disso, existe a fama que o cachorro é o melhor amigo do homem e há muitas histórias de amor e lealdade que afirmam essa teoria. Na história não há tantos registros de amizade verdadeira entre duas espécies diferentes como existem todos os dias entre o homem e o cachorro.
Outras Funções
O cão também tem função de protetor do lar e pastor de animais, ovelhas, gados, etc. Ainda podem ser puxadores de cargas, auxiliares de caça, entre outras tantas funções. Os cães têm a capacidade de aprender inúmeras tarefas e inclusive algumas raças já tem em sua genética uma longa história de desempenhar determinada função.
Não se pode esquecer também dos tão importantes cães guia, que são geralmente da raça labrador, eles são essenciais para pessoas com deficiência, principalmente para aqueles que sofrem de cegueira.
Reprodução
A reprodução dos animais domésticos é muito manipulada pelos seres humanos, com poucos casos ocorrendo de maneira natural e sem influência. A maturidade sexual varia de raça para raça, mas o período médio é entre 6 e 12 meses de vida.
Outros intervenientes quanto a reprodução são o tamanho do cão e o local onde vive, ou seja, o meio familiar em que está inserido, pois a confiança do animal interfere em seu tempo de maturidade, portanto em ambientes em que eles sejam bem tratados, sua maturidade acontecerá em menos tempo.
A gestação é de 9 semanas, um pouco mais de 2 meses e podem nascer a partir de 1 filhote até mais de 20, isso depende das condições da mãe, da sua raça e características físicas. A maior ninhada já registrada nos tempos modernos, aconteceu no Reino Unido e uma mãe deu à luz a 24 filhotes. As fêmeas cuidam da sua ninhada até que eles desmamem o que acontece por volta de 2 meses após o nascimento.
Alimentação
Ao contrário do que muitas pessoas pensam os filhotes precisam de mais alimento do que um cão adulto, isso porque está em fase de crescimento e para se desenvolver requer quantidades maiores de nutrientes, além disso o filhote também precisa de muita proteína.
Outro mito quanto à alimentação é de que os cães maiores precisam de mais comida do que os cães menores. Estudos apontam que as raças de maior estatura precisam de 20 calorias para cada quilo do peso de um cão, enquanto espécies de menor estatura precisam de cerca de 40 calorias para cada quilo do seu animalzinho.
Na dieta de um cachorro não pode faltar de maneira alguma a água e ele não pode passar muito tempo sem toma-la, pois se seu corpo perder por volta de 15% de água corporal isso pode ocasionar a sua morte. Dietas com carne geralmente não são indicadas aos cães domésticos porque são pobres dos nutrientes que eles precisam, também não devem consumir produtos dietéticos, nem chocolates, queijos e cebolas.
Audição
A audição de um cachorro é muito desenvolvida e isto faz com que ele consiga distinguir e entender muitos sons, é por isso também que ele sabe reconhecer seu dono e consegue entender determinados comandos. Escutam sons à uma grande distância e conseguem identificar a direção da onde vem.
Olfato
O olfato de um cão é altamente desenvolvido, principalmente quando comparado aos seres humanos, eles têm cerca de 30 pontos olfativos a mais do que o homem, por isso reconhecem cheiro a distância significativas. A alimentação por este motivo é bem mais influenciada pelo cheiro do que pelo sabor.
Indústria Canina
A indústria canina no mundo é enorme e é um mercado muito rico. Há milhares de pet shops espalhados pelo país que vendem os mais diversos itens para cachorro, desde casinhas confortáveis, camas, itens de higiene pessoal, vestuário e muitos brinquedos.
O lado ruim dessa indústria é a comercialização de raças caras, onde a ganância humana muitas vezes deixa de lado o fato de que o cachorro é um ser vivo, que sente frio, sente dor e sente tristeza, é um ser muito inteligente que entende o que está acontecendo com ele.
Enquanto há milhares de cães pelas ruas, abandonados, morrendo de fome e frio, há muitas pessoas pagando valores exorbitantes e ás vezes até pequenas fortunas para ter um cão apenas por sua raça.
O que deve ser lembrado é que por trás dessas lojas chiques e esses cãezinhos produzidos, a reprodução muitas vezes acontece em lugares sujos, fonte de doenças, onde os animais vivem em condições degradantes sem comida ou água suficientes, vivendo apenas na função de reproduzir e gerar mais cães de raças caras.
Há fêmeas que ficam presas apenas esperando engravidar para gerar mais dinheiro para seus criadores. Há diariamente muitas denúncias sobre essa situação e se mesmo assim você optar por comprar, peça para conhecer o local onde os cães nascem e onde vivem para ter certeza que não há relações de crueldade.
Brinquedos para Cachorro
A indústria da fabricação de brinquedos para cachorro é enorme, geralmente são brinquedos em materiais moles, que possam ser mordidos e que ofereceram certa resistência, mas sem machucas os animaizinhos.
Esses animais amam brinquedos, até porque são muito espertos e brincalhões. Uma das brincadeiras mais antigas e também mais comuns de se fazer com os cachorros é o jogo de jogar a bolinha, eles adoram e sempre trazem para que você a jogue novamente. É verdade que no início talvez você tenha que ensinar como funciona e eles não queiram devolver, mas basta um pouco de treino e será a brincadeira perfeita.
Bolas para Cachorro
Há muitas opções de bolas vendidas para os cachorros, no entanto existem materiais que não podem ser usados para esta finalidade, por exemplo os plásticos finos, porque com apenas uma mordida do seu cachorro elas irão rasgar.
As bolinhas podem ter função de entretenimento e também funções terapêuticas, uma vez que brincando seu cachorro vai se exercitar e também permanecer em um estado de humor positivo, além disso diminui os níveis de stress e de ansiedade do cão, melhora os ciclos do sono e estimula o raciocínio logico, desenvolvendo a inteligência e as respostas às situações diversas.
Outras funções positivas das bolas são os benefícios corporais, o que com a prática da atividade física aumenta a musculatura, diminui os níveis de gordura excessiva, melhora o equilíbrio do cão e estimula todo o organismo a funcionar de maneira mais eficiente. Existem também bolinhas inteligentes, que por dentro abaixo de uma camada impermeável possuem bateria e podem interagir com seu cãozinho. Outra variedade são as bolas de pelúcia e as de borracha.
Também tem as bolinhas armazenadores, elas se abrem e dentro delas você pode guardar pequenas porções de ração e petiscos para quando estiver passeando por aí, esse tipo de bola também estimula a brincadeira pois eles sentem o cheiro e isso faz com que queiram sempre participar. As bolinhas com espinhos macios possuem função na higiene bucal dos animais, além de que em filhotes elas acabam massageando a gengiva e aliviando a dor dos animais, quando estes estão na fase de aparecimento de novos dentes.
Cuidados
Cuide bem do seu cachorrinho, pois eles sentem amor e sentem tristeza, eles sabem quando são abandonados, muitas vezes a bagunça que fazem não é por mal, mas sim porque querem atenção e não sabem como pedir ou apenas porque não foram adestrados, portanto ainda não sabem o que é certo ou errado. A agressão física pode deixar marcas psicológicas no seu cão e saiba que eles também sofrem de depressão e podem morrer por isso, pois com o tempo param de comer e beber.
Tenha muita responsabilidade ao adquirir um cachorro, lembre-se que ele se tornará um membro da família como qualquer outro e assim como uma criança precisa de cuidados, ele também precisa. A única coisa que ele espera de você é atenção e amor, mas você pode ter certeza ele tem amor de sobra para retribuir.