Caranguejo Grauçá: Características, Nome Científico e Fotos

 Conhecendo o Caranguejo Grauçá

O  Caranguejo Grauçá é uma espécie de animal com nome cientifico Ocypode quadrata, e além do nome mais popular, possui uma série de outras denominações pelos locais em que ele é encontrado. Dentre outros nomes que esse animal adquire estão: papa defunto, maria farinha, caranguejo fantasma, vaza maré, garuça e guriçá. Esse artrópode pertencente ao subfilo dos crustáceos, é encontrado em praias de todo o continente americano (desde a América do Norte em New Jersei, até o sul do Brasil em praias do litoral do nosso país). Uma curiosidade interessante, é que a popularidade deste animal no estado do Pernambuco é tamanha, que existe uma praia por lá que recebe a denominação de Maria Farinha, por conta da presença do animal.

O ambiente preferido desse animal são as tocas, assim como a maioria dos crustáceos de praia presentes no Brasil. Essas tocas são construídas pelos próprios animais, e cada vez mais estão construindo tocas mais distantes da praia. Para se ter ideia, já se tem conhecimento de tocas construídas a mais de 400 metros da praia. Isso pode ser explicado por diversos fatores, como a fuga dos predadores, além do conflito de território com os seres humanos. A profundidade de uma toca de Caranguejo Grauçá, pode chegar a 1 metro e meio de comprimento, e costuma ser fechadas com areia durante períodos de temperatura extrema.

O Caranguejo Grauçá é costumeiramente tido na biologia como um caranguejo semi terrestre, isso se dá ao fato de sempre estar transitando entre meio aquáticos e terrestres. Existem infinitos relatos de avistamento de Caranguejo Grauçá pelas cidades litorâneas, o que afirma esse seu comportamento transitivo. A distribuição desses animais pela faixa das praias e restinga baixa (inclusive das tocas), tem relação com seu tamanho. Isso acaba influenciando sua idade e gênero sexual.

  • A Morfologia do Caranguejo Grauçá

Os caranguejos do gênero Ocypode inclui esses animais detritívoros como o Caranguejo Grauçá (conhecido como maria farinha), e é adepto de praias com marés altas pelo litoral de todo o continente americano. Esse animal tem cor predominantemente amarela (ou cor de areia), e pode ser facilmente identificado pela sua cor além de ser encontrado em praias, e não em manguezais( como os seus primos Uçá, e Siri Azul).

Caranguejo Grauçá

Caranguejo Grauçá

A sua respiração se da por meio das brânquias, o que lhe confere um aspecto de necessidade da água para sobreviver (ou no mínimo um ambiente úmido). Algo muito curioso no Caranguejo Grauçá é a capacidade de reproduzir sons que ele apresenta. Essa habilidade se deve ao som reproduzido pelo estalo das suas garras e da estridulação de suas patas. Existe um outro barulho que é o realizado pelos seus borbulhamentos. O “tic tic tic” é característico, e muitas vezes é o que faz com que os caçadores de caranguejo saibam onde localizar o animal.

O Caranguejo Grauçá apresenta 10 patas, o que lhe confere uma velocidade muito alta quando comparado a outros crustáceos, utilizando na movimentação 8 de suas 10 patas. Os membros não usados para movimento, são as chamadas pinças, que são usadas para se defender e obter comida.

  • O Comportamento do Caranguejo Grauçá

O Caranguejo Grauçá é um animal com hábitos bastante peculiares. De modo geral, podemos caracterizá-lo por um comportamento bastante agressivo e ríspido quando confrontado por outros animais e até mesmo com os seres humanos. A maneira que ele encontra de se proteger de um possível predador ou ataque, é levantando seu corpo e erguendo a garra, numa velocidade não muito rápida, mas que pode ferir a mão do humano que tentar segurá-lo.

O Caranguejo Grauçá é um animal noturno, podendo variar a intensidade de saída das tocas durante o amanhecer (em algumas épocas do ano). O período matutino ou vespertino não está no perfil desses animais. Durante e época de reprodução, esse comportamento se altera ligeiramente.

  • O Impacto Nas Praias Arenos Pelo Mundo e o Caranguejo Grauçá

O turismo tem grandes impactos positivos na economia, porém na mesma intensidade ele pode causar impactos terríveis na preservação ambiental de regiões em todo o mundo. Nesse contexto o Caranguejo Grauçá está sendo utilizado como indicador de degradação ambiental por todo o mundo, em ambiente de praias arenosas. Isso se faz necessário pela total falta de organização ambiental com relação ao turismo litorâneo, onde carros estacionam em praias, e multidões de pessoas se aglomeram num espaço curtíssimo.

Um estudo que vem sendo realizado há bastante tempo por pesquisadores que se importam com a fauna praiana, tem usado os Caranguejo Grauçá como parâmetros de quão danoso é o transito e o alto nível de pedestre nessas regiões. O Caranguejo Grauçá como animal invertebrado (não tem uma estrutura rígida) e por ser o animal que mais aparece nas praias arenosas, acaba sendo a espécie que mais sofre nesse processo de urbanização turística. O resultando comprovou que no inverno o aumento populacional desses animais é notoriamente explosivo( o número de animais é dado pelo numero de tocas, visto que nem sempre é possível localizar o animal, devido a profundidade que ele pode se encontrar). Isso se dá porque no inverno, os turistas diminuem drasticamente sua ida às praias, o que diminui o transito de automóveis e pedestres, e consequentemente o impacto ambiental.

  • Curiosidade Sobre o Caranguejo Grauçá

Além de toda a importância já descrita na biologia que os fazem ser bioindicadores de preservação ambiental por todo o litoral brasileiro e americano, o Caranguejo Grauçá é muito admirada pelo sua beleza, e pelo sabor de sua carne, que é servida em restaurantes praianos (sendo a base da economia de muitas famílias). Esse animais se reproduzem com mais frequência no período compreendido entre a primavera e o inicio do verão, portanto no ultimo quarto do ano.

Esses animais apresentam altíssima sensibilidade ao frio (o que explica o fato de se reproduzirem durante uma parte quente do ano, mesmo habitando territórios extremamente tropicais). Algo que impressiona no Caranguejo Grauçá são os olhos, estuturas pretas e brilhantes, extremamente desenvolvidas que auxiliam no encontro das tocas por eles construídas.

A cor do Caranguejo Grauçá colabora discretamente na fuga dos predadores, uma vez que ele apresenta a capacidade de se camuflar, devido à sua cor se confundir com a areia em muitos casos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *