Lesmas
Esses animais de corpo mole e úmidos fazem parte de um grupo chamado de gastrópodes, dentro deste grupo eles estão classificados na subordem Stylommatophora. Neste grupo estão os animais que andam sobre o abdômen e que possuem um tipo de respiração cutânea. Eles diferem dos outros antes gastrópodes, principalmente dos caracóis, pela inexistência de proteção dura externa, como a concha.
O corpo das lesmas é mole, composto por um manto, pé (sim, a lesma tem pé) e uma cabeça (ué, mas não era tudo junto?). Além disso, possuem um par de tentáculos que tem a capacidade de se retraírem – são órgãos extremamente sensíveis. As lesmas possuem o corpo totalmente sensível à desidratação e à luz (algumas espécies).
Esses animais são hermafroditas, o que significa que possuem os dois sexos no mesmo corpo. A maturidade sexual pode demorar a chegar – inclusive em algumas espécies ela só chega após três anos de vida.
Estes moluscos são pertencentes à família Veronicellidae e existem cerca de 37 espécies diferentes, que estão espalhadas pelas Américas. Mas ainda há muitas outras espécies ainda não tem quase nenhum estudo, e há pouco conhecimento sobre seus hábitos e características e não estão descritas.
As lesmas são muito mal vistas e indesejadas no convívio com o ser humano. Isso porque ela carrega diversos microrganismos que podem causar doenças em humanos. Mas o que mais causa problema para os humanos é o fato de que a lesma causa grandes prejuízos em plantações, sendo considerada uma praga em muitos casos, pois infesta uma grande variedade de plantas, devorando tanto as raízes quanto a parte aérea, sempre no período da noite. É difícil a observação da presença de lesmas, já que ela se esconde na terra, mas dá pra saber pelos seus rastros de “gosma” que ficam por muito tempo nos chãos e paredes.
Em alguns países da América Central e daqui do Sul, as lesmas são pragas de muita importância agrícola, atacando principalmente o grupo das leguminosas, solanáceas e brássicas, dentre outros grandes vegetais produzidos em larga escala. Os danos provocados na agricultura por esses animais são causados pelos indivíduos jovens e adultos, que se alimentam parcialmente ou integralmente de plântulas, brotos, folhas, talos, causando muitas vezes a morte do vegetal – principalmente quando se alimentam de raízes. Quando os vegetais de locais infestados por lesmas não são mortos ou não possuem grandes danos na folhagem, eles ficam com restos e rastros das fezes e muco das lesmas, o que também é um problema para a comercialização.
As Lesmas Só Saem Da Terra Depois Da Chuva?
Você sempre ouviu a sua avó falar que a lesma sai da terra somente após as chuvas, quando o tempo anda está úmido, certo? Isso ocorre com apenas algumas espécies de lesmas, ok? Esse grupo possui a camada externa de proteção do corpo extremamente sensível à desidratação, por isso eles não sobrevivem de maneira alguma sem umidade. Então esse período em que o tempo está super úmido e sem chuva é a hora perfeita para eles saírem à procura de alimentos fora da terra. Em outros momentos elas ficam inativas debaixo da terra – uma ótima estratégia, você não acha?
Isso explica o fato de que quando as pessoas jogam sal nas lesmas elas morrem logo em seguida. O sal é capaz de absorver toda a umidade do corpo do animal, causando uma desidratação rápida e dolorosa. Isso é um ato totalmente ruim, que causa dor e muito sofrimento ao animal. Quando jogam o sal no corpo da lesma, os seus tecidos e suas células são imediatamente destruídos e consequentemente o animal se desmancha por ressecamento. Triste, né?
Cuidado Com Crianças E Animais De Estimação
Como dito acima, as lesmas carregam diversos microrganismos causadores de doenças. Muitos destes podem causar problemas em cães e gatos, por isso é preciso ter alguns cuidados para evitar a presença deste gastrópode em casa. Nos casos de contato com o seu pet, elas podem transmitir intoxicações alimentares, doenças bacterianas e virais e também alguns vermes que causam problemas intestinais e estomacais.
Portanto, quando se deparar com uma lesma, caracol ou caramujo, no seu quintal ou jardim, mantenha a distância, não toque diretamente, retire com uma luva e coloque-a em algum vegetal fora de sua casa – NÃO MATE.
Com crianças, o cuidado é o mesmo, não se devem manter lesmas em casa se tiver crianças. Mas para evitar de qualquer forma o contato delas com o animal, mantenha as crianças sempre calçadas e oriente para não brincar com as plantas e terra.
Angiostrongilose
A principal doença transmitida pelas lesmas na verdade é uma doença que vem dos ratos. As lesmas fazem o papel de disseminar este microrganismo causador – um vírus. Essa doença é a angiostrongilose. Ela causa problemas físicos ou neurológicos. Os sintomas podem ser dores fortes como dores de apendicite, dores musculares, dores de cabeça e na nuca, etc. Os problemas neurológicos incluem paralisia facial e paralisia em outras partes do corpo. A morte não é comum, porém é imprescindível o tratamento com um médico.
Controle da Praga
A lesma é realmente um animalzinho muito difícil de ser controlado. O controle biológico das lesmas não tem apresentado a eficácia esperada. Isso porque os elevados índices de infestação e a velocidade com que a praga se dispersa não acompanha o controle com outro agente biológico ainda – é necessário mais estudo e mais planejamento neste tipo de controle para atingir o objetivo sem desperdiçar dinheiro e tempo do produtor.
O ideal é impedir que haja a infestação. Ou seja, usar uma ou várias medidas profiláticas. Para isso é recomendado eliminar os entulhos espalhados ou amontoados pela propriedade, pois isso irá reduzir locais de abrigo desses gastrópodes. Além disso, como eles preferem viver em locais úmidos, facilite o arejamento e a incidência de luz nos edifícios e nas lavouras.
Em último caso, poderá ser feito um controle químico de pragas, ou seja, a aplicação de produtos químicos para eliminação das lesmas. Isso é feito com o uso de iscas tóxicas a base de metaldeído, normalmente. É um controle eficiente em áreas relativamente pequenas, porém um pouco caro. Além disso, há agrotóxicos e outros ativos, porém causam problemas para a saúde humana e não são nada eficazes no controle da praga.