O pintassilgo português, ou Pintassilgo Europeu, é uma pequena ave muito conhecida pelas pessoas, por ter um canto inconfundível e também por ser uma ave facilmente indentificável aparentemente. Ela possui uma cabeça branca e preta com o rosto vermelho. Suas asas possuem lindas manchas amareladas, o que faz com que ela seja um pássaro muito lindo e colorido. Mesmo quando o pintassilgo está voando é possível identificá-lo. É fácil encontrar um pintassilgo sobrevoando o alto das árvores, postes e telhados na primavera, próximos ao convívio com humanos. No inverno os pintassilgos se juntam em grandes grupos, podendo ter até mais de centenas de indivíduos juntos.
Taxonomia e Classificação
- Domínio: Eucarya, Unikonta
- Reino: Animalia, Metazoa, Eumetazoa, Bilateria, Deuterostomata, Chordata
- Filo: Craniata
- Subfilo: Vertebrata,
- Superclasse: Gnathostomata
- Classe: Archossauromorpha
- Subclasse: Aves
- Ordem: Passeriformes
- Família: Fringilidae
- Gênero: Carduelis
- Espécie: Carduelis carduelis
Variações de Carduelis carduelis carduelis e onde são encontradas:
- Carduelis carduelis balcanica— encontradas principalmente no sudeste da Europa;
- Carduelis carduelis brevirostris— Podem ser vistas em Crimeia e norte do Cáucaso;
- Carduelis carduelis britannica— Vivem nas Ilhas Britânicas;
- Carduelis carduelis carduelis— Espalhadas pela Europa continental e pela Escandinávia.
- Carduelis carduelis loudoni— Encontrada no sul do Cáucaso e também no Irão;
- Carduelis carduelis major— Vivem no oeste da Sibéria e Urais;
- Carduelis carduelis niediecki— Encontrada no sudoeste da Ásia e no nordeste da África;
- Carduelis carduelis parva— Vivem na Macaronésia (Madeira e Canárias), na Península Ibérica e no noroeste da África;
- Carduelis carduelis tschusii— Vistas em Córsega, na Sardenha e na Sicília;
Distribuição Geográfica Geral Da Espécie
Original de territórios do mediterrâneo, incluindo todo o norte do paleártico ocidental e alguma parte do oriental. Essa espécie foi introduzida na Austrália pelo homem, também na Nova Zelândia, na América e nas Ilhas do Atlântico, incluindo Açores, cabo Verde e Madeira. Hoje a espécie pode ser encontrada em grande parte dos continentes, sendo considerada cosmopolita.
Ela é muito abundante e bem distribuída no território continental todo, porém é mais adaptada a viver no sul. Gosta de diversos ambientes e se adapta muito bem à vida em locais devastados e ocupados por humanos. Prefere viver em parques, jardins, bosques abertos, orlas de praias, estepes, montanhas tropicais, parques urbanos, etc. Não costuma viver em florestas densas e fechadas, prefere lugares abertos e relativamente quentes.
Características do Pintassilgo Português
Este pássaro é relativamente pequeno, possuindo cerca de 12 centímetros de comprimento e chegando a pesar até 20g de massa. Suas cores são chamativas e variadas, como dito acima. Possui asas pretas com uma mancha muito chamativa na cor amarela. Sua cabeça é branca e preta, com a face vermelha chamativa. Não há uma diferença clara entre machos e fêmeas, sendo os dois coloridos e aproximadamente do mesmo tamanho. Porém o bico do macho é um pouco mais comprido que o das fêmeas. O bico é cônico, de coloração marfim, comprido e com uma ponta fina. A cor do ventre é branca e a cauda é bifurcada de cor preta com manchas brancas.
Alimentação do Pintassilgo Português
Sua dieta é composta principalmente de grãos, os adultos. Adora sementes de cardos (o que explica o nome do gênero que abriga as espécies e variações desta ave). Os filhotes são carnívoros e são alimentados pelos pais com insetos e minhocas.
Canto do Pintassilgo Português
O canto desta ave também é uma característica que o distingue e faz com que ele seja de fácil identificação. É um som muito melodioso e suave. Seu canto é o principal motivo de sua captura para a vida em cativeiro, porém é proibida a sua comercialização.
Hábitos e reprodução do Pintassilgo Português
Em épocas de verão e primavera, o pintassilgo costuma viver sozinho ou em pequenos grupos, em busca de alimentação e cuidado com o ninho e com os filhotes. Em outros momentos, como no inverno, é possível encontrar bandos com cerca de 50 a 100 indivíduos, isso acontece normalmente fora da época reprodutiva.
Na época de reprodução, que acontece normalmente entre os meses de março e julho, os pintassilgos foram casais que se separam uns dos outros para reproduzir e cuidar dos ovos. Depois que chegam os filhotes, os casais voltam a se unir para cuidarem juntos dos filhotes e proteger o ninho.
Os pintassilgos costumam fazer o ninho em locais abertos, como bosques abertos ou parques e jardins. São postos de quatro a seis ovos de coloração azulada e preta. Depois de cerca de duas semanas os ovos eclodem e nascem os filhotes. Os pais cuidam do ninho e dos filhotes juntos, com uma rica alimentação composta por pequenos insetos e larvas.
Muito Legal