Animais: Cação
Com certeza você já ouviu falar da espécie de peixes cação, quase todo mundo já comeu esse peixe ou pelo menos já viu ele sendo vendido em porções de barzinhos, principalmente de barzinhos e restaurantes próximos a praia. Ele é tão famoso assim, pois fica uma delícia quando bem temperadinho e feito em postas de cação, além disso, ele é um peixe queridinho na alimentação por não ter espinhos e ter um custo bem mais baixo do que alguns outros tipos de peixe.
No entanto, o que você provavelmente não sabia é que o cação é um tipo de tubarão. Cação é um nome dado ao tubarão em algumas regiões e culturas, a carne desse animal se popularizou e agora é conhecida apenas por cação em muitas regiões do país, a grande maioria das pessoas sequer imagina que ele não seja de fato um peixe. Essa confusão acontece também porque os cações são tubarões de estatura pequena, o que faz ele se parecer muito com um peixe. Um exemplo de que cação é tubarão são os dois seguintes tipos, cação martelo e cação anjo, ambos são respectivamente a mesma coisa que as espécies de tubarão martelo e de tubarão anjo.
O cação é classificado como um tipo de peixe elasmobrânquio, que por definição significa que ele tem um sub esqueleto feito do material cartilagem, mas saiba que cação não é o nome de uma espécie, mas seria um tipo de apelido dado a várias espécies de pequenos tubarões. Isso causa uma grande confusão no mercado alimentício brasileiro, porque dá a liberdade de muitos peixeiros venderem como cação a carne que eles bem entenderem, muitas vezes o que é vendido como cação na verdade não é carne de tubarão, mas sim carne de outros peixes de características físicas similares como o bagre, que uma pessoa leiga ou que não entenda da área, não seria capaz de reconhecer os detalhes e diferenças.
Há um outro ponto também, não são regularizadas as espécies de peixes que são de fato vendidas como cação, por serem espécies de tubarões pequenos, portanto, não se tem o menor controle do que estamos comendo quando consumimos esse peixe, sendo assim o seu consumo pode ser perigoso para nós, pois os tubarões são animais que estão nas cadeias mais elevadas da classe alimentar marinha e poder acumular componentes tóxicos, como os metais pesados e se não sabemos sequer a espécie que estamos consumindo, como saber então o que ela pode causar ou não, se ela nos oferece algum risco ou não para a saúde humana, é praticamente impossível saber. Em alguns países os peixes denominados como cação, não podem ser consumidos por crianças ou por mulheres durante o seu período de gestação, exatamente por causa do desconhecimento da sua origem e possíveis problemas que pode vir a causar.
O Brasil é um dos maiores consumidores desse tipo de espécie marinha em todo o mundo, estima-se que anualmente sejam consumidos mais ou menos 22 mil toneladas desse peixe apenas dentro do nosso território e praticamente a mesma quantidade é exportada para outros países, ainda assim a ANVISA ou Agencia nacional de vigilância sanitária não faz qualquer regularização sobre esse tipo de carne, pois eles transferem essa responsabilidade para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que na prática não toma nenhuma medida em relação ao assunto.
O Que É Carne De Cação?
Como definimos anteriormente a carne de cação, portanto, é uma carne de tubarão, uma carne que não é indicada a ser consumida, pois os tubarões têm muitas funções ecológicas, entre elas de acumular compostos altamente tóxicos aos seres humanos, em seus corpos, por isso quando se come esse tipo de carne é possível que esse material tóxico possa para o organismo do ser humano, mas quais seriam as consequências disso? As consequências de o animal que você está consumindo ser uma carne de tubarão contaminado é que esses compostos tóxicos e metais pesados, uma vez dentro do corpo humano geram consequências para o cérebro, causando problemas e doenças.
Há um nível máximo permitido de consumo de certas substancias consideradas tóxicas pelos seres humanos, esse nível máximo é definido em padronizações internacionais de saúde, sendo fruto de muitos estudos, quando se ultrapassa esse valor as sequelas podem ser serias. O ponto é que no Brasil muitas amostras de produtos vendidos como cação, já foram testados com valor acima do máximo permitido de materiais tóxicos como o mercúrio, o que causa muitos danos, principalmente em pessoas gravidas e nas crianças que estão em fase de desenvolvimento.
Normalmente o tipo de tubarão que é mais vendido aqui no Brasil como o famoso cação é o tubarão azul, que quase sempre que é testado apresenta valores de metais tóxicos acima do permitido para ser usado como alimento, em sua composição. Esse cenário pode ser ainda mais agravado se pensarmos que muitas cidades do litoral no Brasil, ainda jogam o seu esgoto no mar, jogam lixo, jogam sujeira, além das situações de desastres ambientais que já aconteceram por aqui, um exemplo, foi o rompimento da barragem da SAMARCO na cidade de Mariana, que fica localizada no estado de Minas Gerais, a alguns anos atrás, todo esse rejeito de mineração, carregado com muito metal tóxico chegou em enorme quantidade ao mar, sendo assim ele entra na cadeia alimentar marítima, sendo que o animal que mais acumula toda essa poluição em seu corpo é o tubarão, incluindo o tal cação.
No ano de 2019 houve também aqui no Brasil o derramamento de petróleo que atingiu de forma terrível o Nordeste brasileiro, levando diversos tipos de materiais tóxicos às águas, materiais esses que ainda que tenham sumido da nossa linha de visão, eles foram de certa forma consumidos pelos animais marinhos ou assimilados em suas estruturas corporais, isso não some de um dia para outro, pelo contrário, vai sendo transferido de um animal ao outro, até chegar ao topo da cadeia de forma muito mais concentrada e o topo da cadeia alimentar do ecossistema marítimo é quem? Justamente, são os tubarões.