Espécies de Aves Ornamentais
-
Conhecendo o Grande Mundo das Aves
As aves são uma classe de seres vivos localizadas no reino Animalia. São endotérmicos vertebrados, possuem penas, bico sem dentes e são ovíparos. Seus ovos são geralmente brancos ou de clores claras. Seu metabolismo é acentuado, e seu coração possui quatro câmaras. Seu esqueleto pneumático é resistente e leve. Não existe uma área do planeta que não possua aves, até no polo sul existem aves, considerando o fato de ser uma localidade extremamente inóspita para o ser humano.
O tamanho dos seres pertencente às classes das aves variam muito. Para se ter uma ideia, o colibri possui 5 cm, e o avestruz possui 2,75 m. Dentro da super classe dos tetrápodes, a classe das aves é que a tem maior número de espécies. Já houve na história espécies que não tinham asas (caso das moas e das aves elefantes), porém são exceções dentro dessa classe. A característica de terem asas, não torna todas as aves, animais voadores. Algumas asas não possuem sustentabilidade aérea, comparado com o peso e com a dinâmica do animal. É o caso do avestruz, pinguim e várias outras espécies.
Algumas aves tem sistemas vitais, adaptados para certas condições geográficas, ou para suas próprias condições físicas. O pinguim e o pato, por exemplo tem habilidade de nadar, e isso se deve ao fato de viverem em ambientes que possuem habitat aquático. Os corvos e papagaios, por exemplo, são tido como um dos animais mais inteligentes do planeta. O papagaio consegue repetir inúmeras palavras que ouve do ser humano, devido a sua capacidade e estrutura lingual, juntamente ao formato de suas cordas vocais.
-
O que são as Aves Ornamentais?
No contexto da classe das aves, podemos conhecer as aves ornamentais. As aves ornamentais, podem ser definidas de forma geral, como aves que não são destinadas para serem abatidas. Podemos encaixar a maioria das espécies, com algumas exceções como patos e galinhas. Por mais que seja convencional em algumas matérias e textos chamar de convencionais, apenas aquelas tidas como muito bonitas ou exóticas, ou as que não são consideradas aves adaptáveis a vida com seres humanos. Lembrando, para iniciar, que cuidar de aves, passar pelo crivo da regulamentação ambiental. Para tal, é necessário ter autorização do IBAMA, para domesticar animais.
-
Exemplos de Algumas Espécies de Aves Ornamentais?
Uma vez que já frisamos que aves ornamentais não são exclusivamente aquelas exóticas, podemos entrar na exemplificação. Os exemplos citados não são as únicas aves, e portanto não podemos restringir as aves citadas como sendo a totalidade das aves ornamentais.
-
Pavão
O pavão se destaca enormemente quando o assunto é beleza e exuberância. Suas penas estendidas em comparação às demais aves. Tem variância de cores, e longitudinalmente se afastam do corpo do pavão. Sua cauda pode chegar a 2,5 metros de comprimento. Sua cor costumeiramente é azul, e suas penas tem estrutura densa de cor parecida com o corpo da ave, com ramificação com tom entre marrom e cinza.
A espécie mais comum é o pavão indiano. Ele é advento da Índia, Malásia e Congo, mas não se exclusivos destes países. Países que tem clima tropical ou equatorial, são habitats para essas belas aves. Uma necessidade evolutiva para essa espécie continuar em certo local, é o fato de que nesse lugar o sol precisa se expor por pelo menos 12 horas, como é o caso do Brasil. Devido a essa exposição, esse animais são cultivados em campos, ou zona rurais para que não haja interferências de estruturas físicas de concreto.
-
Cisne
Os cisnes são aves conhecidas como aquáticas da subfamília Anserinae, que inclui também os gansos. No seu conjunto, formam o gênero Cygnus, que é caracterizado pelo longo pescoço e pelas suas pequenas patas. No hemisfério norte, são encontrados os cisnes que possuem plumagem branca, e no hemisfério sul se localizam aqueles com plumagem um pouco mais colorida. Apesar de viver em bandos, os cisnes cultivam relacionamento monogâmicos, e em cada ninho costuma haver a chocagem de 6 ovos, em média.
Muitas vezes, a nidificação não acontece como deverias, e nesse processo é usual que os cisnes procurem outros parceiros para se relacionarem, fazer companhia um ao outro e procriarem. Uma curiosidade, é que na Inglaterra e demais países do Reino Unido, todos os cisnes de plumagem exclusivamente branca, são tidos como propriedade da Rainha Elizabeth. Cada vez que um cidadão mata ou machuca um desses animais, a Rainha (como pessoa física), promove um processo contra o “infrator”. Algo parecido acontecia nos anos próximos a 1200 DC, onde a coroa requisitava o direito sobre os cisnes com o intuito, de ter uma boa carne para os banquetes da família real.
-
Ganso
Outra ave tida como ornamental, é o ganso. Portador de uma imagem bastante exótica e inconfundível, o ganso tem um pescoço alongado e estreito, acompanhado de um corpo bastante cheio, quando comparado ao seu pescoço. O habitat do ganso não apresenta muitas restrições, necessitando apenas de água limpa e potável para que ele possa se hidratar e nadar, além de um lugar com sombra para que possa repousar e tirar momentos de folga.
Além de exuberância e animação para o local em que ele é cuidado, o ganso fornece alguns benefícios para os cuidadores. Um exemplo é que o ganso auxilia no carpir dos terrenos baldios, ou que apresentem gramíneas. Além de tudo são excelentes “cães de guarda”, fornecendo alarde ao dono do local em caso de invasões ou presenças suspeitas e desconhecidas.
De quebra os gansos se alimentam de animais que são maléficos ao habitat. Animais perigosas, como as cobras, temem aos gansos, e portanto o ganso também apresenta a função de espantador de animais peçonhentos. Por essas questões o ganso se torna um excelente animal, para fazer parte de uma propriedade que tenha as condições necessárias para suprir sua presença.
-
Faisão
Para finalizar a citação de algumas espécies de aves ornamentais vamos falar um pouco sobre o faisão. Essa belíssima ave tem um misto de cores vivas e neutras, contrastando completamente em toda a extensão de sua plumagem. Esse belíssimo animal não precisa de muita estrutura prévia para se estabelecer, sendo encontrado facilmente em chácaras, sítios, ranchos e em quaisquer tipos de fazendas. Em muitos casos, lindos faisões são encontrados até mesmo em quintais de residências urbanas.
Se fosse necessária uma exigência para a criação de faisões, essa seria o alimento e a distancia de barulhos excessivos. Esses animais precisam de calma, uma vez que barulhos, movimentações em excesso podem lhe causar estresse, prejudicando seu desenvolvimento e o deixando doente.
-
Outras Espécies
Existem também outras espécies não citadas aqui, que possuem grande relevância dentro do cenário das aves ornamentais. Alguns exemplos são patos, marrecos, e as galinhas d’angola. A galinha d’angola, por exemplo tem peculiaridades muito interessantes. Ao som de uma caricata onomatopeia conhecida como “tô fraco”, ela é retirada em diversas animações, e também esta presente em sítios, pequenas chácaras e fazendas.
Apesar de não estarem em extinção, as aves ornamentais são animais que merecem ser cuidados e tratados com respeito. Não se pode maltratar esses animais, a bel prazer. Assim como os seres humanos, as aves também são seres vivos, podem criar empatia com os seres humanos, e podem se tornar belíssimos animais de estimação.