Qual é o Nome do Peixe Filhote? Onde Eles Vivem?

O nome científico do peixe conhecido popularmente como filhote é Brachyplathystoma filamentosum, outro nome popular pelo qual é conhecido é piraíba. Trata-se de um peixe de água doce encontrado na região amazônica, ele está presente nas bacias do Araguaia e do Amazonas.

Bastante famoso na gastronomia da região norte do Brasil, o filhote, é um peixe surpreendente que apresenta algumas diferenças entre os indivíduos mais jovens da espécie (aqueles que são chamados de filhote) e os mais velhos (conhecidos como piraíba). Continue lendo para saber mais sobre a espécie, seu habitat e as suas condições de vida atualmente, inclusive a discussão a respeito de uma potencial redução de tamanho dos indivíduos dessa espécie nos últimos tempos.

Peixe Filhote: Principais Características

Peixe Filhote

Peixe Filhote

Geralmente são os indivíduos mais jovens da espécie que são chamados de filhote (aqueles que possuem a coloração mais clara e pesam até 60 kg), os mais velhos costumam ser nomeados como piraíba. Essa palavra tem origem na língua tupi significando ‘peixe ruim’ sendo uma junção de pirá (peixe) e aíba (ruim). Pode ser conhecido ainda como piratinga ou piranambu, esses dois termos também tem origem na língua tupi. A primeira palavra significa algo como “peixe branco” e a segunda “peixe-inhambu”.

Essa espécie de peixe atinge até 2,5 metros de comprimento e pode pesar até 300 kg. O filhote é o maior peixe de couro da Bacia Amazônica. Possui corpo roliço, coloração escura, cabeça grande e seus olhos são pequenos situados no topo da cabeça. Nos exemplares mais jovens os barbilhões maxilares tem aspecto roliço e alongado que possui cerca de duas vezes o tamanho do seu corpo. Nos adultos os barbilhões tem o tamanho de 2/3 do corpo.

Nesse peixe o segundo par de barbilhões mentonianos é pequenino chegando somente à base da nadadeira do peitoral. Possui boca subinferior, a dentição superior está um pouco a frente da dentição inferior. Conforme esse peixe vai envelhecendo a sua coloração clara vai se tornando mais escura. Os adultos apresentam coloração cinza-escura com um tom de marrom na parte superior e o ventre claro. A coloração e o peso são usados para determinar como o peixe será chamado popularmente.

Onde Vive o Peixe Filhote?

Trata-se de uma espécie de peixe encontrada em lugares profundos como saídas de corredeiras, remansos, poços e confluência de grandes rios. É bastante encontrado nas bacias do Amazonas e do Araguaia. Esse peixe está bastante concentrado ao longo da costa da Ilha do Marajó.

Base Alimentar do Peixe Filhote

Uma espécie de peixe carnívora que possui tendências piscívoras, o que significa que se alimenta de outros peixes.

Piracema

O filhote realiza a piracema, essa espécie pode migrar até 4 mil quilômetros para encontrar um lugar que seja perfeito para fazer o lançamento dos seus ovos.

Gastronomia

Trata-se de um peixe muito apreciado na gastronomia do norte do país, um dos destaques da feira Ver-o-Peso de Belém do Pará. No entanto, é válido destacar que quanto maior o exemplar desse peixe mais fibrosa é a sua carne. Junto com o pirarucu, tucunaré e tambaqui, o filhote, constitui o grupo de peixes mais nobres da região amazônica.

O quilo desse peixe pode ser comprado por um preço mais em conta em feiras quando comparado com supermercados. O filhote apresenta uma carne versátil do ponto de vista gastronômico podendo ser usado para preparar filés inteiros, na chapa, frito ou cozido. Um dos principais comentários a respeito da carne desse peixe é que lembra carne suína em textura e sabor.

Peixe Filhote Assado

Peixe Filhote Assado

O filhote é usado em diversos pratos típicos de Belém como a caldeirada paraense, assado na brasa com risoto de jambu, servido na crosta de castanha do Pará com amêndoas ou até ao molho de camarão. Quem viaja para Belém não pode deixar de provar essas delícias preparadas com base em peixe filhote.

Valor Comercial

Como já ficou claro acima o filhote é um peixe de grande impacto econômico na região norte do Brasil. Ele é o segundo maior peixe de água doce do Brasil, fica atrás somente do pirarucu, pertence à família dos grandes bagres. Esse é realmente um grande exemplar de peixe brasileiro. Uma piada bastante recorrente no mercado Ver-o-Peso de Belém é: “se esse é o filhote imagine o pai…” devido ao seu tamanho descomunal.

Para capturar esse peixe é necessário um pouco de empenho uma vez que ele habita locais profundos. Os pescadores precisam usar linhas de 80 libras em média e varas de ação rápida. A isca pode ser peixes cortados em pedaços ou inteiros e vivos, para conseguir pescar um peixe do porte do filhote é necessário ter uma isca realmente tentadora.

Redução de Tamanho?

Nos últimos tempos se tornou mais difícil encontrar os grandes exemplares de peixe filhote na feira Ver-o-Peso de Belém. Essa reclamação recorrente por parte dos consumidores vem acompanhada da observação do aumento do preço do quilo. A justificativa dos vendedores é que os exemplares comercializados pelos pescadores diminuíram significativamente de tamanho e se tornaram mais raros.

Os pescadores por sua vez culpam as chuvas pelo sumiço dos peixões, durante o período mais chuvoso do ano pode ser complicado pescar os gigantes do oceano. O aumento do número de pescadores e consumidores desse peixe também contribui para essa sensação de redução de disponibilidade no mercado. O crescimento da procura por esse peixe no Pará criou um desequilíbrio entre oferta e procura. Donos de restaurante têm tido dificuldade de manter a despensa preparada para atender aos pedidos dos clientes.

A situação demonstra que é fundamental a criação de um sistema organizado em que se equilibre a demanda com a disponibilidade desses peixes. É interessante se apoiar em estudos que indiquem o momento de maior incidência desses peixes nos rios durante o ano para evitar que a escassez se torne um problema mais palpável. Os pratos que tem o filhote como base transpassam a questão gastronômica sendo também uma base cultural do estado paraense.

Gostou de saber mais sobre o peixe filhote? Você já provou algum prato com esse peixe como estrela? Curta e compartilhe em suas redes sociais com seus amigos!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *