Por que Nunca Vemos um Filhote de Pombo?

1) Conhecendo Um Pouco Mais Sobre os Pombos

 1.1) Origem e Características

Se existe uma ave que se popularizou nos meios urbanos, a ponto de se tornar parte do contexto natural desses ambientes, essa ave é o pombo. O pombo tem nome cientifico Columba Livia, e pertence a família Columbidae. A primeira vez em que o pombo foi descrito por algum trecho no mundo biológico, aconteceu em 1789, por Johann Gmelin. Conhecido por pombo comum ou pombo da rocha, essa ave se encontra por praças de alimentação, parques urbanos, telhados de fábricas e muito outros ambientes, despertando a simpatia dos velhinhos, que distribuem milho em gesto de amizade com as pequenas aves.

O tamanho médio de uma ave adulta fica em torno de 32 e 37 cm de comprimento, enquanto a sua envergadura pode chegar até a 0,7 metros. A coloração da cabeça, geralmente é cinza azulada, seus olhos compreendem 3 círculos que de fora pra dentro, são respectivamente vermelhos, branco amarelado e preto. Um opérculo se localiza na parte superior do bico do pombo.

1.2) Habitat, Parasitas e Predadores

O habitat inicial dos pombos é dado na Europa, Norte da África e no sul da Ásia. Hoje espalhadas por quase todas as partes do mundo, o pombo tem uma população estimada de 10 milhões de aves por Km². Esse número altíssimo, vem ao encontro de qualquer foto registrada de centros urbanos brasileiros, e que mostram essas aves espalhadas por todos os cantos. Os maiores predadores dos pombos, são aves de rapina como os falcões peregrinos e os gaviões. Se complementam ao grupo de animais que representam risco aos pombos, os gambás, guaxinins, e corujas.

Os pombos são atrativos de parasitas, e até por este motivo, não é nada aconselhável segurar esta ave, ou então tentar consumir sua carne. Os helmintos intestinais estão neste time de parasitas, se convertendo em seres alongados quando estão no sistema digestório do ser humano. Além destes também encontramos alguns ectoparasitas (presentes na parte de fora do corpo) como os piolhos, das sub ordens Ischnocera e Amblycera. A mosca do pombo é um outro tipo de parasita presente na ave, do tipo sugador sanguíneo, que é encontrado em regiões tropicais e sub tropicais.

Por se espalhar desordenadamente, atrapalhando o desenvolvimento de espécie próprias de algumas regiões, o pombo é considerado nocivo, e prejudicial a saúde pública em algumas regiões. Existem algumas doenças que ele pode agir como vetor ao ser humano, como Histoplasmose, salmonella e criptococose. Nos últimos anos, esse excesso de atribuições nocivas ao pombo, tem diminuído. A organização de saúde americana notificou recentemente, que o pombo não transmitiu nenhum doença a seres humanos nos últimos tempos.

2) Por Que Nunca Vemos Filhotes de Pombos?

Provavelmente a maioria das pessoas já se fizeram essa pergunta, afinal : Por que nunca vemos filhotes de pombos? Os pombos estão por todos os lugares, em todos os tipos de tetos, de ambientes urbanos, e as vezes até dentro restaurantes, mas nunca vemos os filhotes dessa espécie. Existem pessoas que acreditam , inclusive, que os pombos na verdade já nascem daquele tamanho.

Filhotes de Pombos

Filhotes de Pombos

A explicação para esse sumiço dos filhotes de dá pelo motivo de que eles permanecem por muito tempo nos ninhos, enquanto são recém nascidos. Isso dá ao seres humanos, a sensação de que os pombos filhotes não existem. Em geral, o período de permanência dos filhotes nos ninhos, sem que eles saiam de la, se dá por 40 dias. Quando chega a hora que os pombos se sentem suficientemente maduros para sair do ninho, eles já estão fisicamente idênticas às aves adultas, e logo dá-se a impressão de que os filhotes não existem.

3) A Inteligência e o Diferencial dos Pombos

Os pombos são aves notoriamente conhecidas como extremamente inteligentes. Uma pesquisa realizada em 2017 por uma renomada Universidade americana, constatou que os pombos são seres dotados de linha de raciocínio completo, com itens anexados como percepção do tempo e espaço. Mas como funcionou esse “teste de QI” realizado entre os pombos?

O estudo realizado pela Universidade de Iowa, funcionou de forma a mostrar para os pombos algumas linhas horizontais. Após isso, os próprios pombos deveriam identificar o seu comprimento,e por quanto tempo ela aparecia. Com isso o estudo conseguiu perceber que os pombos utilizam uma área localizada do cérebro. Além disso, algo foi mais contundente na pesquisa: os pombos são aves que não possuem o lobo parental, a parte do cérebro que recebe a atribuição da capacidade, de ter tais pensamentos em primatas.

4) Curiosidades

Você Sabia Que?

  • Apesar de os pombos serem considerados por muitos como grandes pragas nos centros urbanos, apenas 3 espécies de um total de 300, de fato são pragas urbanas.
  • A vida dos pombos duram em média, 15 anos.
  • Existe uma arte, que determina o cultivo de pombos para transporte. Os chamados “pombos-correios”, muito populares na Idade Média, tem na columbofilia, a arte da criação destes animais.
  • Columbus, significa pombo em Latim.
  • Os pombos chegaram no Brasil no início do século 19, junto com as navegações de portugueses.
  • Algumas faixas de cores que os seres humanos não tem a capacidade de enxergar, os pombos conseguem. Se tratam das faixas ultravioletas e infravermelhos. Portanto, os pombos conseguem enxergar mesmo sem a presença de luz branca, a noite.
  • O comportamento dos pombos, desperta uma suspeita na sociedade acadêmica, que os pombos se orientam pelo campo magnético da Terra.
  • Uma curiosidade meio inusitada, é que os pombos que muitas vezes fazem suas necessidades fisiológicas nas cabeças dos humanos, produzem no final de um ciclo de 365 dias, um montante de 2 quilos e meio de fezes.
  • Já dissertamos um pouco nessa matérias sobre as relações parasitárias que o pombos sofre. Porém, algumas doenças que o pombo pode trazer ao ser humano, por mais que esse número tenha diminuído são: alergias, dermatites, salmoneloses, criptococoses, histoplasmoses, e ornitose.
  • Enquanto existem centenas de espécies em processo de extinção pelo mundo, o pombo se encontra muito longe disso. A ave com maior número absoluto na América do Norte, é o pombo. Uma estimativa parecida com um censo realizada nos Estados Unidos, determinou recentemente, um população em torno dos 5 bilhões de pombos.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *