Quanto Tempo Leva Para Um Filhote de Pombo Voar?

Devido a sua grande facilidade de reprodução os pombos podem ser vistos em centros urbanos de tamanhos variados, porém, a impressão geral que se tem é de que todas as aves que circulam pelo local são adultas. Então será que as pombas já nascem com o visual adulto e sabendo voar?

A resposta para essa questão é um pouco mais complexa que essa, a seguir vamos explicar como é o processo reprodutivo dessas aves, porque os filhotes permanecem escondidos e claro quanto tempo leva para que as pombas aprendam a voar. Preparado para entrar nesse universo de curiosidades?

Filhotes Escondidos

Filhote de Pombo

Filhote de Pombo

O motivo pelo qual não vemos filhotes de pombas circulando pelos centros urbanos é que essas aves demoram cerca de dois meses para adquirir plumagem semelhante a das adultas e aprender a voar, fatores que tornam as aves independentes dos seus pais. Pombos têm metabolismo bastante rápido de forma que nesses dois primeiros meses conseguem se alimentar proporcionalmente ao seu peso corporal crescendo significativamente.

Os pombos cuidam com grande zelo de seus filhotes alimentando-os no ninho por cerca de dois meses. O objetivo é que as aves se desenvolvam nos dois primeiros meses tornando-se aptas para voar, conseguir seu próprio alimento e adquirir tamanho semelhante à de um adulto para que possam se defender.

Curiosidade: Como Diferenciar Pombas Jovens de Pombas Adultas?

Você talvez já tenha notado que algumas pombas não têm tiras verdes e roxas no seu pescoço. Essas tiras vão surgindo com a passagem do tempo, logo pombas que não as possuem são jovens.

Reprodução das Pombas

Reprodução das Pombas

Reprodução das Pombas

Um dos motivos que fez com que a população de pombas – originárias da Índia, Oriente Médio e Europa – crescesse sem precedentes no Brasil e em outros países para os quais foram levadas foi a sua facilidade reprodutiva. Porém, embora tenha grande facilidade para se reproduzir essa ave é bastante discreta no que diz respeito aos seis filhotes. As ninhadas podem ficar escondidas por até dois meses nos ninhos.

Cada fêmea de pomba pode botar até cinco ovos, quanto mais alimento estiver disponível mais filhotes nascerão. A espécie de pomba que foi ‘importada’ para o Brasil, a Columba livia, tem como hábito construir seus ninhos em estruturas construídas pelo ser humano como obras, galpões, telhados de casas entre outros. A espécie de pomba que surgiu no Brasil prefere os galhos de árvores.

Pombas Sobrevivem a Outras Espécies de Aves?

Pomba Voando

Pomba Voando

As pessoas têm uma falsa impressão de que as pombas são aves que sobrevivem mesmo quando outras aves desaparecem do ambiente urbano das grandes cidades. Na verdade em parte essa percepção não é correta porque as pombas são vistas em aglomerações, uma característica comportamental da espécie, assim elas estão em nosso campo de visão com mais frequência. Outras espécies de aves tem comportamento mais recluso, em especial no contexto urbano, e por isso não as visualizamos com a mesma frequência.

Transmissão de Doenças

Pombas são aves que não tem grande zelo pela sua higiene e por isso são vetores de transmissão de diversas doenças virais, parasitárias e bacterianas. Essa transmissão pode acontecer por contato direto com as aves (ao tocá-las, por exemplo), contato com as suas fezes, pela inalação de um pó originário das penas ou dos dejetos secos do animal ou ainda pelo consumo da sua carne.

Descontrole na Reprodução de Pombas?

Todo mundo já deve ter visto pessoas alimentando pombos numa praça ou pelas calçadas das cidades. Embora para muitos as pombas pareçam inofensivas é relevante destacar que elas transmitem doenças. A recomendação é que se evite fornecer alimento para essas aves e que obstáculos sejam adicionados nas cavidades que poderiam ser usadas como ninhos.

Não há um amplo debate sobre o comprometimento da saúde pública em decorrência ao aumento da população de pombos nas cidades porque em muitos casos é difícil associar a proliferação de doenças as aves. Muitos acreditam que as doenças são decorrentes de outros fatores como a poluição, por exemplo.

Pombos e Humanos

Estima-se que atualmente existam mais de 260 milhões de pombos urbanos, cada pombo vive em média seis anos e ‘produz’ em torno de 60 kg de fezes ao longo da vida. Essa informação pode se tornar ainda mais incômoda quando nos atentamos para a relação estreita criada entre pombos e seres humanos. Quase todo o alimento que essas aves consomem tem origem direta ou indireta do homem.

Dessa forma essas aves foram se habituando a conviver conosco e buscar mecanismos de nos compreender. Por meio do sistema de tentativa e erro essas aves ‘descobrem’ que numa determinada região da cidade tem acesso a mais alimento e que é melhor ficar longe dos seres humanos menores (crianças), pois estes podem se divertir perseguindo-os.

Pombo Correio

Pombo Correio

Pombo Correio

No entanto, o inverso também é verdadeiro, ou seja, o ser humano também aprendeu a utilizar os dons dos pombos. Inicialmente os pombos eram apenas alimento para o homem, no entanto, gregos e egípcios descobriram que essas aves possuem um excelente sentido de orientação e tem sempre o desejo de retornar para o local de origem.

Logo era possível manter a comunicação com pessoas de outras cidades presenteando-as com pombos, bastava soltar as aves quando se desejasse enviar uma mensagem, elas retornavam para seu lar de origem. O sistema de pombo correio foi usado por milênios pelo ser humano, no entanto, foi recente a descoberta de como essas aves se guiam. Os cientistas descobriram que as pombas usam o sol como referência e também o campo magnético da Terra.

No bico e nos ouvidos dos pombos existem partículas ferrimagnéticas que reagem a ação do campo magnético do planeta transformando-as em verdadeiras bússolas biológicas. Além disso, as pombas costumam voar juntas e até trocar dicas em relação às melhores rotas a serem adotadas.

Pombos têm cérebros pequeninos, mas muito bem construídos atribuindo-lhes grande capacidade de raciocínio. Para se ter uma ideia os cientistas descobriram que pombos destituem líderes de bando que se mostram incompetentes para gerenciar o grupo. Ao perceber que o pombo que está liderando comete muitos erros o grupo simplesmente passa a seguir outro líder melhor preparado.

Gostou de saber mais sobre os pombos? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *