Os caranguejos são conhecidos por serem pequenos animais, classificados como crustáceos que andam de lado e que podem ser avistados nas areias da praia, mas há muito mais sobre eles para se conhecer, um exemplo disso é o fato de que eles andam de lado principalmente nos momentos em que eles se sentem ameaçados, porque dessa forma eles conseguem ser mais rápidos, atingindo maiores velocidades de fuga.
Uma outra informação interessante quanto aos caranguejos, é que eles é que eles podem viver tanto dentro do mar, quanto fora dele, dessa forma é possível afirmar que os caranguejos podem ser encontrados em muitos lugares diferentes do planeta, na água ou na terra. Os caranguejos aquáticos comumente são chamados de siris.
Normalmente quando esse animal é avistado nas areias das praias, portanto fora da água, é principalmente porque ele fez uma pequena toca para si por ali, para se proteger ou abrigar por certos períodos. O fato do lugar escolhido por ele ser próximo ao mar, se dá porque o solo ainda é úmido nessas regiões, o por sua vez que facilita ao animal viver por ali. Independente do caranguejo ser aquático ou serem terrestres, todas as espécies, sem exceção tem a obrigatoriedade de ir ao mar no momento de colocar os seus ovos.
Uma outra curiosidade que vale mencionar diz respeito a sua reprodução, é que o caranguejo pode colocar até 2 milhões de pequeninos ovos de uma só vez e ainda por cima, eles são capazes de carregar todos esses ovos consigo, colados em seu corpo. Ainda que não sejam todas as espécies que geram essa enorme quantidade, algumas delas podem sim chegar a esses valores.
Pela enorme quantidade de ovos que um caranguejo carrega, é de se imaginar que o seu filhotinho nasça muito pequeno e de fato o são, quando eles saem dos seus ovos esses animais podem ser quase invisíveis, uma vez que além de ser minúsculo o seu revestimento não tem cor, é transparente. Eles passam por um período consideravelmente longo até adquirir a forma adulta de um caranguejo, a forma que tanto conhecemos, antes disso eles passam por muitas trocas de carcaças.
Nesse meio tempo, o caranguejo carregando os seus ovos deve tomar muito cuidado, pois ele pode ser caçado por muitos predadores, muitos que estão dentro do mar, alguns exemplos que podem ser citados são os polvos, os peixes gato também conhecidos como Arius Felis, os peixes sapos que cientificamente são Opsanus Tau e as miraguaias cujo nome cientifico é Pogonias cromis, esses animais são alguns dos mais conhecidos predadores naturais dos caranguejos.
Em Terra alguns de seus predadores mais terríveis são os guaxinins, que quando estão com fome podem até mesmo esperar ao lado de suas tocas na areia, por longos períodos, até que eles saiam dos seus abrigos.
Quanto aos caranguejos recém nascidos no mar, eles tem outros animais que podem também ser seus predadores, como muitos tipos de peixes e até animais marítimos maiores, isso porque devido ao seu pequeno tamanho, eles não tem muita escapatória de virar presa fácil e acabam sendo comidos antes mesmo de chegar a sua vida adulta, talvez por esse motivo o caranguejo seja capaz de gerar tantos filhotes, como uma garantia de que muitos vão sobreviver.