Como O Pardal Veio Para O Brasil?

Pardal

O pardal é um pássaro muito comum, ele é uma das aves mais encontradas nos centros urbanos, afinal esse animalzinho se adaptou e se acostumou a conviver com os seres humanos. Esses pássaros são da ordem Passeriformes, da subordem Passeri, da família Passeridae, do gênero Passer e a sua espécie por fim é definida como Passer domesticus.

Inicialmente os pardais eram aves rurais, eles viviam principalmente nas áreas de campos e longe das aglomerações humanas, mas após um período de intensa disseminação pelo mundo, ele se mostrou uma das espécies com maior capacidade de adaptação entre todas que já passaram pelo nosso planeta Terra.

O pardal é um pássaro pequeno, que fica em média com seus 15 centímetros de comprimento e que normalmente possui as penas variando entre os tons amarronzados e os acinzentados. Tradicionalmente o pardal do sexo masculino é um pouco mais escuro e maior do o pardal do sexo feminino.

Há diferentes relatos sobre a origem e desenvolvimento exatos do pardal, não se tem nome de cidades especificas onde ele foi visto pela primeira vez, mas o que se sabe é que os primeiros indivíduos foram citados nos arreadores da Europa e da Ásia, há inclusive existe um consenso maior sobre ele ter surgido na região do atual Oriente Médio e logo em seguida ter se dispersado pelas localidades mais acima no globo terrestre.

Nessa primeira dispersão foi quando o pardal chegou à Ásia e a Europa, local onde também se estabeleceu por muitos anos, inclusive muita gente conhece o pardal como sendo um pássaro europeu. Acredita-se que ele naturalmente buscando novos habitats, mais abundancia de alimento, acabou por se deslocar em direção a Europa, tendo esse processo ocorrido sem a interferência do homem.

Chegando a esses novos continentes, o pardal foi se espalhando pelos mais diversos cantos, desde as localidades consideradas mais tropicais, até mesmo as localidades onde faz um frio mais intenso e invernos rigorosos. Mais ou menos ao mesmo tempo em que ele foi se instalando pela Europa e Ásia, alguns indivíduos chegavam a mais um continente, dessa vez a África. Nessas suas viagens, ele tomou conta de grande parte do que antes era conhecido como velho mundo.

Após as suas expansões territoriais, por um considerável período de tempo o pardal ficou confinado ao Oriente médio, a Europa, a África e algumas regiões da Ásia, até que sua introdução em outros lugares teve início, o que por sua vez aconteceu por volta da época das grandes navegações, mais se intensificou durante a época das colonizações europeias no novo mundo.

Algumas das primeiras colônias a receber os pardais, foram tanto a Austrália, quanto a região onde posteriormente seria a Nova Zelândia. Nessas novas terras os pardais encontraram florestas férteis e uma flora em sua plenitude, o que promoveu a sua grande dispersão por toda aquela região, que nos dias de hoje é conhecida como Oceania.

Pardais no Brasil

Aqui no nosso país o pardal chegou bem depois, provavelmente o Brasil foi um dos últimos países que ele alcançou, porque até mesmo na América do Norte ele já havia sido introduzido anteriormente. O pardal como uma ave conquistadora que é, foi aos poucos tomando o território americano e a partir da região dos Estados Unidos ele chegou até os limites do Caribe, assim como também nos países mais acima da América do Sul, no entanto ele ainda não havia chegado em terras brasileiras.

O pardal não é nativo do Brasil e sua introdução também não aconteceu por causas naturais, o motivo de sua chegada por aqui ter sido acelerada, se deu porque a cidade do Rio de Janeiro vinha sofrendo com muitos casos de doenças transmitidas por insetos, principalmente aquelas transmitidas por mosquitos. Houve um trabalho conjunto dos governantes e funcionários de saúde pública, para resolver esses problemas, inclusive o grande pesquisador Oswaldo Cruz foi nomeado secretário de saúde.

Pardal Voando

Pardal Voando

Dentre outras medidas executadas, houve um planejamento, que na realidade não foi muito bem executado, o qual previa que a chegada desse pássaro diminuiria o número de pessoas acometidas pelas doenças causadas por insetos, como a doença de Chagas. Esse foi um dos motivos pelo qual os pardais foram trazidos para cá, outro motivo foi que o prefeito queria que a capital carioca, que na época também era a capital do Brasil fosse mais parecida com Paris, onde esses pássaros eram vistos aos montes.

Quanto a quem foi verdadeiramente o mandante da compra dos pássaros não se sabe ao certo, mas tudo indica que a ordem tenha vindo do gabinete da prefeitura do Rio de Janeiro. Na época que tudo isso aconteceu o prefeito da cidade era Pereira Passos, todas as versões conhecidas indicam que ele estava plenamente envolvido com a decisão, pois acreditavam que o pardal seria um ótimo agente de controle biológico quantos aos tão citados insetos, que infestavam as cidades.

Uma das versões mais aceitas da história, indica ainda que na realidade eles queriam trazer para o Brasil um outro tipo de pássaro, mas por um erro de comunicação entenderam que era para trazer o pardal e assim ele veio até o Rio de Janeiro, se multiplicou e hoje é encontrado em muitos lugares do Brasil. Em todos os estados, inclusive se discute quais os danos que ele pode ter causado ao mundo animal, por ter tomado conta de áreas que serviam como habitat natural de outras espécies, que por sua vez eram nativas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *