Os sapos, assim como a salamandra, pertencem a classe doa anfíbios e são os animais vertebrados mais antigos de que se tem noticias sobre a face do planeta Terra. Houve um período chamado de Era do Carvão, em que o sapo fazia parte do grupo dominante, ainda existem algumas das espécies deste período preservadas na região da Indonésia, em algumas de suas ilhas. O sapo se caracteriza por ser um anfíbio muito adaptável as diversas regiões e climas do nosso planeta, sendo que esta espécie somente não sobrevive na Antártida.
No Brasil o habitat de grande diversidade destas espécies é a floresta Amazônica, alias grande parte da vida animal que lá se concentra são anfíbios como o sapo, além de muitas outras espécies de aves como a linda Arara, répteis como o enorme e temido Crocodilo, mamíferos como o Tamanduá, etc. Existem muitas espécies diferentes de sapo, pesquisas revelam aproximadamente cerca de 4000 exemplares nas mais diversas partes do mundo.
A capacidade de adaptação do sapo é tão impressionante quanto a sua dualidade de anfíbio, ou seja, entende-se por anfíbio o animal que tem como característica sobreviver tanto na água como fora dela, e assim ocorre com os sapos que enquanto girinos possuem cauda e vivem na água, quando posteriormente a cauda se perde eles passam a viver também na terra. São chamados de Anuros e desta categoria fazem parte os sapos, as pererecas e as rãs. As fêmeas costumam ser ligeiramente maiores que os machos, cerca de 30 mm de diferença, os sapos quando pegos pelo homem costumam se fingir de mortos, ou seja, ficam totalmente imóveis em atitude de defesa. Seus hábitos de vida são noturnos que é quando saem a caça buscando insetos como Grilo e mosquito para se alimentar, de dia costumam ficar abrigados em suas tocas, normalmente em meio a raízes e pedras ou em buracos na terra.
A poluição do meio ambiente tem causado muitos problemas a sobrevivência destas espécies, pois o sapo é bastante sensível a poluição. Desta forma pode-se perceber parcialmente a qualidade da água de um local observando a existência ou não de sapos. Os sapos costumam causar medo ou nojo nas pessoas especialmente pela sua aparência estranha e pela pele sempre molhada e viscosa. O coaxar dos sapos costuma causar curiosidade nas pessoas e também é usado como forma de prever situações climáticas como chuvas, etc. Aqui no Brasil o sapo conhecido como Cururu recebeu até uma musica infantil, alias, o sapo é personagem constante do universo das crianças, e são vários desenhos, musicas e bichinhos de pelúcia alusivos aos sapos. Muitas brincadeiras também se realizam tendo como inspiração o sapo, especialmente imitar os seus pulos e os sons que eles fazem quando estão parcialmente submersos nas lagoas e banhados.
Se você gostou das informações, confira ainda fotos de sapos, rãs e pererecas, outras engraçadas como do sapo pisca-pisca, do sapo na salada. Do curioso sapo azul e mais dados sobre sapos e a rã touro.
Eu adorei seber que os sapos podem comer gilos e muito legual.
è tem bem adorei o dezenho do sapo cururu.
Eu queria seber se o sapo derme ? Por que minha rima falol Que sapos nao dormem
isso e verdade ?
Bejossssssssssssssss adorei o seite
assinado: Thaynara Pereira Neves
Olá Thaynara,
o sapo dorme sim, dependendo da espécie ele pode dormir ou de noite ou de dia, por que depende muito de seus hábitos de caça.
Obrigado por acessar nosso site e volte sempre.
Até mais.
Oi me chamo Jessica e tenho 10 anos eu adoro os sapos soa tao legais .
Eu sou irma da Thaynara ela e muito coriosa .
Obrigada pela a atemsao
HAAAAAA nao posso esquecar q o sapo q o salamentra e incrivel
Olá Jéssica,
os sapos são realmente muito interessantes. E também é muito bom saber que você e sua irmã são curiosas. É muito bom ser curioso na idade de vocês. Aproveitem esse dom e passem sempre por aqui. Estamos sempre postando matérias muito legais de outros animais.
Agradecemos a preferência.
Até mais.
Pingback: Sapo - Informações Anfíbios | Animais - Bico do Corvo
Adoreei , Noossa é muito bom saber de tudo isso , Fiquei admirada , pq nao sabia q a poluição poderia causar problemas com os anfibios (sapos ) ameii muiitoo
Bjoos Laara :*
sauve os sabos mamiferos do meioanbiende
Esses bichos 😀
São interessantes adoro uma perereca ( um anfibio viu)
Eles são muitos diversificados e comem ate o Aedes :O
Se sapo é bom assim vamo criar em gaiola ( ñ vamos ñ )
porque muitos usam o sapo de ceramica nos jardins ou ate nas varandas de suas casas o porque pode mi esclarecer.
oi
então, vc já ouviu falar que se colocármos um sapo dentro de recipiente qualquer e ir colacando água com a temperatura cada vez maior, ele vai se adptando..até morrer e sem perceber?
é verdade?
bjoos*-*
oi
entao ,vc ja sabe
sim ou nâo en
adorei saber sobre os sapos amei bjssssss