A natureza que nos cerca está em constante transformação, em grande parte pela ação do ser humano. O homem sobrevive a partir do que a natureza lhe dá, contudo, na ânsia de ter sempre mais acaba acelerando alguns processos ou acabando com outros. Por isso todos os dias espécies animais e vegetais são extintas ou entram na lista de ameaça. A transformação feita pela mão humana é terrível tanto para o meio ambiente como para o próprio homem.
Adaptação
As transformações que o homem realiza na natureza tem forte reflexo na forma como os animais se adaptam ou não ao mundo que os cerca. Muitas espécies entram em extinção devido a essas transformações que tiram as condições básicas de vida. O que muitas vezes o homem não compreende é que o mundo não é somente seu e sim de todas as espécies que aqui habitam.
Mudanças de Cenário
Um dos grandes exemplos de como o homem transforma a natureza é a mudança do cenário que temos em nosso planeta. Nem sempre existiram grandes centros urbanos com ruas asfaltadas ou prédio arranha-céus. Antes a natureza predominava na forma de árvores e vegetação que foi sendo devastada para dar espaço para que o homem pudesse se estabelecer de uma maneira social.
Dentre as consequências que essas mudanças trouxeram estão o aquecimento global bem como a escassez de alguns recursos como a água. O ritmo de transformações que o homem traz para a chamada segunda natureza – aquela criada por suas próprias mãos – é bastante acelerado e poderá causar o fim da possibilidade de vida em nosso planeta. O respeito e o temor do homem em relação a natureza é essencial para a construção de uma vida sustentável em nosso planeta.